Quais são os 4 tipos de frete internacional?

Posted by
Maxton Logística

Na aquisição de itens e mercadorias, um dos passos mais importantes é a contratação do frete internacional. Esta é uma questão que impacta diretamente no preço pago na operação e principalmente pelo produto. Por isso, para reduzir custos é necessário entender os tipos de modais de transporte para escolher o frete mais adequado.


Veja a seguir os 4 tipos de frete internacional:

Incoterms®
Os Incoterms® termos internacionais do comércio, que são acordados entre importador e exportador para garantir questões relacionadas à entrega, custo e risco no transporte internacional da carga. Neste sentido, para cada tipo de situação há um tipo de Incoterms® específicos para cada grupo sendo eles composto por 11 termos e 4 grupos:
• Grupo E (EXW);
• Grupo F (FCA, FAS e FOB);
• Grupo C (CPT, CIP, CFR e CIF);
• e Grupo D (DAP, DPU e DDP).

Modais

Nos modais também existem os fretes que variam de acordo com o transporte escolhido para o deslocamento. O ferroviário (trens e locomotivas), o rodoviário (caminhões e utilitários), o hidroviário (navios), dutoviário (canos e tubos), além de aeroviário (avião e aeronaves).
Frete multimodal
O frete multimodal tem como base os valores e princípios do modal, uma vez que é a combinação entre duas ou mais modalidades de transporte.

Frete courier

O frete courier utilizado por empresas de grande porte, o frete courier é uma modalidade de entrega expressa, para o transporte de mercadorias com rapidez superior ao serviço de entregas padrão.
Muitas empresas começam a importar produtos, mas não têm o conhecimento sobre como negociar internacionalmente e acabam passando por diversos transtornos como, por exemplo, encomendas barradas na saída do país ou quando chega no Brasil, como também para saída no Brasil.

                                                                  Agora, atenção:
Vale ainda lembrar que as regras também podem mudar de acordo com o tipo de mercado que os produtos estão sendo importados, sazonalidade entre outros fatores (climáticos, guerras e pandemias).

Antes de assinar qualquer contrato, você precisa estudar cuidadosamente quais são as normas que regem a negociação internacional, tanto aqui no Brasil quanto no país de quem está exportando. Análise quais são as leis que te protegem, dessa maneira, é mais fácil se prevenir e evitar prejuízos.

Existem despesas inseridas no momento do pagamento de um frete internacional tanto na condição collect e de um frete prepaid que devem ser consideradas antes de optar apenas pelo frete mais barato.

 

Fonte : cargo news

Loading…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *