Postado por
Maxton Logística

Na aquisição de itens e mercadorias, um dos passos mais importantes é a contratação do frete internacional.

O que é frete internacional?

Trata-se de um conjunto de regras e padrões internacionais que explicita as responsabilidades do comprador e do vendedor no processo de exportação e importação, como quem é responsável pelo frete, quem deve arcar com o seguro, entre outros fatores.

Esta é uma questão que impacta diretamente no preço pago na operação e principalmente pelo produto. Por isso, para reduzir custos é necessário entender os tipos de modais de transporte para escolher o frete mais adequado.

Veja a seguir os 4 tipos de frete internacional:

Incoterms®

Os Incoterms® termos internacionais do comércio, que são acordados entre importador e exportador para garantir questões relacionadas à entrega, custo e risco no transporte internacional da carga. Neste sentido, para cada tipo de situação há um tipo de Incoterms® específicos para cada grupo sendo eles composto por 11 termos e 4 grupos:

• Grupo E (EXW);
• Grupo F (FCA, FAS e FOB);
• Grupo C (CPT, CIP, CFR e CIF);
• Grupo D (DAP, DPU e DDP).

Modais

Nos modais também existem os fretes que variam de acordo com o transporte escolhido para o deslocamento. O ferroviário (trens e locomotivas), o rodoviário (caminhões e utilitários), o hidroviário (navios), dutoviário (canos e tubos), além de aeroviário (avião e aeronaves).

Frete multimodal

O frete multimodal tem como base os valores e princípios do modal, uma vez que é a combinação entre duas ou mais modalidades de transporte.

Frete courier

O frete courier utilizado por empresas de grande porte, o frete courier é uma modalidade de entrega expressa, para o transporte de mercadorias com rapidez superior ao serviço de entregas padrão.

Muitas empresas começam a importar produtos, mas não têm o conhecimento sobre como negociar internacionalmente e acabam passando por diversos transtornos como, por exemplo, encomendas barradas na saída do país ou quando chega no Brasil, como também para saída no Brasil.

Agora, atenção: Vale ainda lembrar que as regras também podem mudar de acordo com o tipo de mercado que os produtos estão sendo importados, sazonalidade entre outros fatores (climáticos, guerras e pandemias).

Antes de assinar qualquer contrato, você precisa estudar cuidadosamente quais são as normas que regem a negociação internacional, tanto aqui no Brasil quanto no país de quem está exportando. Análise quais são as leis que te protegem, dessa maneira, é mais fácil se prevenir e evitar prejuízos.

Existem despesas inseridas no momento do pagamento de um frete internacional tanto na condição collect e de um frete prepaid que devem ser consideradas antes de optar apenas pelo frete mais barato.

Fonte : cargo news

O que é frete internacional?


Transforme sua área de estoque em mais um espaço de vendas. Não ocupe seus funcionários e esforços com recebimento e controle de estoque. Deixe que nós, da Maxton Logística, façamos isso.

Ligue agora mesmo para nossos consultores e peça uma apresentação sem compromisso. +55 41.3069.9800

Tags:
armazenagem, armazenagem em curitiba, armazenagem logistica, armazenagem de cargas, distribuição de cargas, distribuição de produtos, picking, logistica, logistica em curitiba, transporte internacional de cargas, importação de cargas, exportação de cargas, carga internacional, encomenda internacional, frete internacional, porto de santos, porto de itajaí, porto de são francisco, montagem de kits, embalagens especiais, desembaraço de cargas, despachante aduaneiro, maxton , maxton logistica, internet das coisas, porta pallete

#armazenagem #armazenagememcuritiba #armazenagemlogistica #armazenagemdecargas #distribuiçãodecargas #distribuiçãodeprodutos #picking #logistica #logisticaemcuritiba #transporteinternacionaldecargas #importaçãodecargas #exportaçãodecargar #cargainternacional #encomendainternacional #freteinternacional #estufagem