Sua empresa pode se beneficiar dos Regimes Aduaneiros Especiais. Confira!

Posted by
comércio exterior, Logística, Transporte

A carga tributária no comércio exterior é um grande obstáculo para empresas que desejam importar ou exportar no Brasil, porque  muitas vezes inviabiliza projetos ainda na fase de planejamento de negócio. Com o objetivo de  fomentar as atividades no setor e favorecer a economia, foram criados diversos Regimes Aduaneiros Especiais que permitem a suspensão ou isenção parcial ou total  de tributos. Se a sua operação  possui as características que a torna elegível ao RA, então é hora de  conhecer melhor o assunto para saber  como usufruir destes benefícios para expandir seus negócios  além fronteira!

Regimes Aduaneiros Especiais

  • Admissão Temporária: o empreendedor deve comprovar que precisa do produto importado apenas por um período previamente determinado mas se comprometer a reexportá-lo dentro do prazo estipulado.
  • Depósito Afiançado (DAF): para importação de peças para comercialização para fins de  manutenção de aeronaves.
  • Depósito Alfandegado Certificado (DAC): para mercadorias de exportação que já foram comercializadas possam permanecer em áreas alfandegadas sem que haja cobrança tributária e fiscal.
  • Depósito Especial (DE): permite a estocagem de peças de reposição ou manutenção para veículos.
  • Drawback: para insumos estrangeiros para fabricação de produtos destinados  à exportação.
  • Entreposto Aduaneiro: para uma lista específica mercadorias de exportação e importação mantidas em recinto alfandegado.
  • Exportação temporária: para produtos nacionalizados ou nacionais que serão exportados temporariamente.
  • Loja Franca: para os chamados “Freeshops” de aeroportos e portos alfandegados.
  • Despacho Aduaneiro Expresso: também chamado de Linha Azul, estabelece medidas que simplificam a operação de importação, exportação e trânsito aduaneiro.
  • Declaração de Trânsito Aduaneiro: para o deslocamento de mercadorias de um recinto alfandegado a outro.

Caso queira receber informação adicional sobre os tipos de Regimes Especiais Aduaneiros para a importação e exportação, deixe o seu comentário abaixo e entre em contato com a Maxton Logística!

Somos especialistas em serviços de comércio exterior, operação logística, armazenagem e distribuição e podemos auxiliar a sua empresas em todas as etapas da sua cadeia de suprimentos.

Fonte: receita-economia.gov.br/regimes-aduaneiros-especiais

 

 

 

 

 

 

 

 

Loading…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *