Conheça as 4 etapas do processo da armazenagem logística

Posted by
Armazenagem

Vamos conhecer hoje as etapas que antecedem o rocesso de armazenagem logística, eles são cruciais para que o propósito final possa ser executada com eficiência.

1 – Processo de Recebimento
No recebimento, são feitas as operações de conferência por quantidade, inspeção e identificação das mercadorias.

  • Conferência por quantidade – Durante a processo de conferência, são coletadas informações detalhadas do produto, como estado do material, lote, validade, fabricação e número de série. Padrões e tecnologias mais recentes já são utilizados para melhorias em eficiência  dos processos da armazenagem.
  •  Inspeção – É a etapa na qual se avalia se os produtos possuem alguma avaria ou não conformidade. Também, pode-se coletar alguma amostra do produto  antes de seguir com o processo de armazenagem.
  •  Identificação das mercadorias – Nessa etapa as mercadorias são identificadas com um código de barras e este será a referência para qualquer movimentação ou contagem dos produtos desde a entrada até a expedição. Esse processo pode ser realizado manualmente, porém, há atualmente  controles de movimentação de mercadorias em armazéns  feitos por softwares com algoritmos inteligentes e com altos níveis de automação com hardwares.

2 – Processo de Armazenagem
Após a mercadoria ser conferida e identificada, inicia-se o processo de alocação nos endereços para armazenagem. Endereço é o local onde uma ou mais mercadorias serão armazenadas, já a alocação, é o processo que busca definir qual o melhor endereço para armazenar as mercadorias considerando a proximidade com o Picking, setorização e demais regras que possam dar produtividade na sua separação. Ao final desse processo a mercadoria  é considerada saldo de estoque. Toda vez que há movimentação de produtos no armazém, é feita a leitura do código de barras com o uso do coletor de dados, que permite controlar e manter o registro e o endereço de redirecionamento.

3- Processo de Separação
O processo de separação  envolve basicamente o planejamento e a execução da separação.  Nessa etapa são  definidas quais mercadorias serão separadas, considerando diversas regras de separação, como FEFO, FIFO, diminuição de número de visitações, shelf life, data crítica, estado da mercadoria, separações específicas, bloqueios de estoque e muito mais. Na separação a mercadoria é levada até uma área de conferência (check out) e depois  para área de expedição.

4 – Processo de Expedição
Esta é a última etapa operacional da armazenagem e responsável por conferir e despachar as mercadorias para a empresa responsável pelo transporte. Quando a empresa que opera a armazenagem não é responsável pelo transporte, a sua responsabilidade sobre a mercadorias encerra-se no momento que a mesma é entregue à transportadora.

Agora, se a empresa que opera a armazenagem também é responsável pela distribuição das mercadorias até o destino, ela planeja, executa e controlar as etapas de transporte.

Gostaria de saber mais informações sobre armazenagem, consulte a Maxton Logística. Temos uma equipe de especialistas pronta para esclarecer as suas dúvidas e conversar sobre as características do seu produto.

Loading…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *