O que é armazenagem?

Posted by
Armazenagem

Armazenagem é o ato de armazenar mercadorias que serão vendidas ou distribuídas posteriormente. Embora um pequeno negócio baseado em casa possa ter o armazenamento de produtos em um quarto de hóspedes, porão ou garagem, as grandes empresas normalmente possuem ou alugam espaço em um prédio especificamente projetado para armazenamento.

Armazém vs. Centro de Distribuição
Você pode ouvir “armazém” e “centro de distribuição” usados ​​de forma intercambiável, mas tecnicamente, um armazém fornece nada mais do que armazenamento. Um centro de distribuição, por outro lado, armazena o produto, mas também atende aos pedidos.

Elementos de armazenamento
Além do atendimento de pedidos, os armazéns usam elementos específicos que ajudam os fabricantes, distribuidores e varejistas a monitorar o estoque e armazená-lo com segurança. Uma visão geral dos elementos básicos inclui:

  • Prateleiras e sistemas de rack que oferecem capacidade máxima de armazenamento e fácil acesso ao produto.
  • Um sistema de controle climático para o produto que está sendo armazenado. Isto é particularmente importante para produtos congelados ou que requerem refrigeração, incluindo certos produtos farmacêuticos ou de laboratório, e outros que se degradam se forem expostos a muito calor.
  • Software de controle de inventário que informa ao proprietário do produto – que não é necessariamente o proprietário do prédio – onde todas as unidades individuais estão no sistema todo o tempo.
  • Equipamentos que podem mover produtos do ponto A para o ponto B – empilhadeiras, porta-paletes, caixas que armazenam produtos para pedidos e correias transportadoras, por exemplo.
  • Envio de suprimentos para atendimento de pedidos.
  • Pessoas que carregam produtos em um depósito e outros (“catadores”) que preenchem pedidos em um verdadeiro centro de distribuição, além daqueles que gerenciam a instalação e a operação.
  • Segurança para proteger produtos armazenados.
  • Acesso a transporte econômico para trazer produtos ou retirá-los quando os pedidos são atendidos. Isso geralmente significa fácil acesso a estradas interestaduais, linhas ferroviárias ou aeroportos.

O negócio de armazenagem
A armazenagem e tudo o que a acompanha faz parte de uma indústria sofisticada conhecida como gerenciamento de logística. Logística inclui compras, gerenciamento de estoque e distribuição. Ela se enquadra no âmbito da cadeia de fornecimento, que também inclui desenvolvimento de produtos, marketing, vendas e outras disciplinas relacionadas a produtos.

O que é a logística de armazenagem?
Para definir a logística de armazenagem, devemos primeiro entender o significado da logística em si. Nos termos mais simples possíveis, a logística pode ser definida como o planejamento detalhado, organização, gerenciamento e implementação de operações complexas . Em muitos setores, incluindo armazenagem, a logística também se estende ao fluxo de bens físicos e informações.
A logística de depósito, portanto, abrange todos os fatores complexos e variados – organização, movimentação e gerenciamento – envolvidos no armazenamento. Isso inclui o fluxo do inventário físico, bem como o de mercadorias mais abstratas, incluindo informações e tempo.

A logística de armazenagem também pode se estender a qualquer coisa, desde o controle de pragas do armazém, ao manuseio de mercadorias danificadas, às políticas de segurança, à gestão de recursos humanos e ao retorno dos clientes. Em outras palavras, a logística do depósito envolve todas as políticas, procedimentos e ferramentas organizacionais necessárias para manter as operações do depósito funcionando sem problemas.

Quais os Desafios da Logística de Armazenagem?
Os desafios comuns de logística de armazém giram em torno da organização: em termos simples, como você pode obter controle detalhado sobre algo tão grande quanto um depósito?

Você deve ser capaz de identificar a localização exata de um item específico do inventário, o palete que transportou um item alimentar supostamente expirado ou o caminhão que enviou um item danificado durante o transporte. Esses controles são fundamentais para suavizar as operações e as receitas saudáveis ​​e, no entanto, sem ferramentas especializadas, eles são quase impossíveis de alcançar.

Os desafios do depósito são ainda mais profundos do que essas preocupações imediatas, estendendo-se ao gerenciamento de estoques, gerenciamento da cadeia de suprimentos , controles de custos , recursos humanos , gerenciamento de riscos e segurança , entre outros fatores. Então, como você pode conseguir flexibilidade suficiente para se manter competitivo, enquanto mantém ofertas adequadas para agradar os clientes, enquanto ainda exerce controles suficientes para proteger suas receitas? Estas são as questões que os armazéns enfrentam atualmente.

Como melhorar a logística de armazém
É indiscutível: os gerentes de depósito têm muito pratos para equilibrar. Felizmente, também tem ferramentas incrivelmente úteis e incrivelmente poderosas para ajudá-lo a atender às necessidades de seu depósito, às exigências de seus funcionários e às expectativas de seus clientes.

Sistemas avançados de gerenciamento de armazéns (WMS) oferecem a você uma visão em tempo real do seu depósito e o equipam – e a todos os seus funcionários – com as ferramentas necessárias para gerenciar seu armazém com eficiência, eficiência e lucratividade.

De fato, um WMS não é apenas uma maneira segura de melhorar a logística de armazenamento, mas também é uma necessidade no armazenamento de hoje. Mais do que um sistema de controle de estoque , os sistemas de gerenciamento de armazém assumem o controle de toda a logística do depósito, desde o controle e gerenciamento de estoque até o atendimento do pedido . Atualmente, muitos WMS incorporam ferramentas móveis, para que seus gerentes e funcionários de depósito possam consultar o sistema em trânsito, via smartphone.

O WMS abrangente também combina ferramentas tradicionais de gerenciamento com sistemas de controle de armazém (WCS) para criar uma sinergia de todo o armazém para melhorar sua logística geral, desde o recebimento do estoque até o envio.

Quais os Benefícios da Logística Armazenagem?
O benefício da logística de armazém controlada é simples – aumento de receita .

Pense da seguinte maneira: quando as operações do depósito funcionam sem problemas, o estoque é devidamente contabilizado, o item certo é enviado na hora certa, o estoque é reabastecido quando necessário, ocorrem menos erros de picking e todas as pessoas, processos e sistemas no lugar como deveriam, o seu armazém opera de forma mais eficiente. Há menos erros e menos problemas, e isso significa receita maximizada.

Quando você implementa um WMS sólido para controlar sua logística de armazém, você:

  • Garanta contagens de inventário precisas e em tempo real: saiba quanto estoque você tem e sua localização específica em seu depósito.
  • Diminuir retornos: uma olhada precisa no seu inventário significa enviar o item certo pela primeira vez.
  • Reabastecimento automático de estoque: não espere até que você esteja fora (ou quase fora) de estoque para pedir mais; deixe seu WMS reabastecer automaticamente o estoque quando os níveis de estoque ficarem baixos.
  • Maximize o espaço do warehouse: Alguns WMS automatizam as rotinas do warehouse (ex .: rotação e picking de estoque), o que significa que você precisará de menos espaço para os trabalhadores, o que significa maximizar o espaço do depósito para armazenar mais estoque.
  • Outros benefícios do WMS se estendem ao melhor planejamento de demanda, melhor visibilidade e transparência, rastreabilidade de estoque, menos erros de picking, processos otimizados, alocação eficiente de mão-de-obra e melhor atendimento ao cliente – fatores que se resumem a despesas operacionais reduzidas e mais receita.

Considerações sobre depósitos influenciam a logística do depósito
Sem dúvida, um WMS capaz pode transformar suas operações e otimizar a logística. Mas uma ferramenta de software, por mais poderosa que seja, só pode ir tão longe quanto erro humano. Nas configurações da vida real, as considerações sobre o depósito influenciam muito sua logística.

Seus gerentes de depósito e, até certo ponto, todos os funcionários envolvidos devem ser bem treinados no uso de seu equipamento e WMS. Seu transporte, a 3PL e os contratados e fornecedores relacionados devem coordenar seus esforços de logística. Quaisquer alterações em seu armazenamento – novo racking, organização atualizada, etc. – devem ser contabilizadas no sistema ou problemas serão rapidamente manifestados .

Logística de armazém não é estática . Eles mudam com suas necessidades físicas, seu inventário, seus funcionários e quaisquer outros fatores que eles governam. No final, enquanto você pode implementar ferramentas e procedimentos para ajudar a governar e controlar a logística do armazém, as operações suaves dependem da vigilância , do treinamento adequado e das políticas em evolução .

 

Fonte: https://www.fm2s.com.br

 

CUIDADO PARA NÃO CAIR NAS SEIS ARMADILHAS DOS INVENTÁRIOS

Loading…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *