Uma dúvida bastante comum de quem já atua (ou quer atuar) com transporte de carga fracionada, e quer oferecer serviços de armazenagem, é saber quanto custa montar a estrutura física. Se você pensar friamente, um armazém é bem simples, com um barracão de pé direito alto, e estruturas onde os pallets poderão ser armazenados. Dependendo do tipo de operação, até é possível armazenar mercadorias sem racks, mas a maioria dos armazéns que conheço são uma grande caixa, com racks dentro, distribuídos de forma inteligente. É importante também, dentro de um armazém que vai atuar como ponto estratégico para distribuição fracionada, que haja um espaço para o cross docking. Então vamos pegar como exemplo um barracão de 300 m², que é um espaço pequeno, mas oportuno caso você seja um empresário que está começando.
Dos 300 m², vamos considerar a metade para armazenagem, os outros 150 m² ficarão para cross docking, expedição, etc.
Neste espaço de 150 m² é possível colocar, por exemplo, 150 posições:
5 pares de vigas (andares)
2 pallets por andar
2,30 metros cada posição
Segundo a empresa Fabrimetal, cada posição custa em média R$ 200 (referência nov/17), totalizando nas 150 posições R$ 30 mil. Este valor pode variar muito, pois cada operação tem suas peculiaridades. Além disso, é fundamental uma empilhadeira pelo menos, que nova sai no mínimo uns R$ 42 mil (Empilhadeira Elétrica Tracionária Pt 1654 Paletrans) É claro que existem outros investimentos menores, e por isso eu diria que um total de R$ 100 mil (sem capital de giro) por 150 posições é uma boa referência.
RAMOS DE FRACIONADO COM ARMAZENAGEM
Veja agora alguns ramos da indústria e comércio, que utilizam o transporte de carga fracionada, e podem precisar da armazenagem no parceiro logístico. Mas antes de falar dos ramos especificamente, eu quero te dar uma noção dos motivos pelos quais estes ramos armazenam suas mercadorias.
Demandas específicas do mercado Diversos ramos da indústria e comércio precisam condicionar suas vendas à uma época do ano, ou por um momento oportuno na economia. Temos, por exemplo, a situação agora do conversor digital nos televisores antigos, isto porque quem tiver um aparelho antigo não conseguirá mais assistir aos canais de TV aberta.
Agora, imagine que para resolver esta situação (e acredite, são milhões de pessoas) indústrias criaram um estoque gigante deste aparelinho, e preciso armazená-lo temporariamente em algum lugar. Talvez você, como pequeno empresário, não possa aproveitar esta chance, mas saiba que alguém aproveitou. Da mesma forma que o exemplo citado acima, sempre existiram e sempre existirão oportunidades que podem se encaixar no seu caso.
Produtos sazonais Veja por exemplo o ramo de confecções. A moda dita a regra e, no mundo inteiro, saem 4 estações por ano, assim como é a primavera, verão, outono e inverno. Agora, imagine que as empresas de confecção, precisam estar sempre preparadas para sair de uma estação e ir para outra.
A armazenagem neste ramo pode ser crucial para algumas empresas, e no caso das pequenas confecções os seus serviços podem encaixar perfeitamente. Outro ramo que depende da sazonalidade é o de material escolar, que tem seu auge no início do ano, mas depende de estrutura para produzir durante o ano. Indústrias de chocolate, se tiverem armazenagem própria, podem ter quase 100% de ociosidade após a Páscoa e, por isso, podem precisar de armazenagem temporária.
Vantagens fiscais
Imagine que uma empresa importadora tem sede em São Paulo, mas descobriu que se pudesse entrar com seus produtos por Santa Catarina pagaria menos imposto. Esse valor total de imposto economizado daria até para abrir uma filial em Santa Catarina, mas a empresa tem medo da legislação fiscal mudar e ela perder o investimento. É aí que pode entrar os serviços de armazenagem e distribuição da sua empresa. Porém, você precisa ter os olhos abertos à estas oportunidades, garimpar situações como essa e oferecer seus serviços.
Garantia de entregas urgentes
Dependendo do cliente embarcador, ele pode entender que é vantajoso ter armazenagem na sua cidade, pelo fato de que você entregará de forma muito rápida o produto ao cliente dele. Veja, não estamos falando aqui de entregas expressas, em que o serviço é esporádico e por isso mais caro. Estou falando de regularidade de entregas em alguns clientes, mas que precisam acontecer muito rápido e com custo baixo.
Problemas de alfândega
É muito comum conversar com importadores, que acabam perdendo meses com a mercadoria parada na alfândega brasileira.Essa instabilidade mata qualquer planejamento, e o empresário não sabe quando terá a sua mercadoria para revenda.
Agora, imagine este empresário com um armazém parado, ocioso, sem saber quando irá ocupá-lo. Em casos assim, é mais prático terceirizar a armazenagem, e isso pode ser uma grande oportunidade para você prospectar no mercado.
COMO E QUANDO COBRAR PELA ARMAZENAGEM
Você possui clientes, e como serviço você transporta cargas fracionadas deste cliente. Aí vem a pergunta: Será que eu devo cobrar pela armazenagem deste cliente?
A resposta é: depende!
Para que seja considerada armazenagem de fato, a mercadoria terá que ocupar posições de porta-pallet no seu barracão, por pelo menos um período mínimo de tempo. Se a mercadoria veio por transferência para o seu armazém, mas praticamente ficou o tempo de se fazer o cross docking para outros carros, então não há o que cobrar pelo espaço físico. Agora, se você está guardando a mercadoria ao cliente por dias a fio, então é justo que você faça seus cálculos para faturar ao cliente por este serviço.
Quando cobrar pela armazenagem
Chegamos no final, no ponto em que você já tem a estrutura pronta e também o possível cliente. Chegou a hora de passar uma proposta comercial, e você precisará saber quanto cobrar deste cliente pelos serviços de armazenagem. A tarifa pelo serviço de armazenagem é calculada com base em duas variáveis: Espaço físico e Tempo
De acordo com o número de posições que o cliente precisa, e também o tempo em que a mercadoria ficará armazenada, é possível determinar quanto você irá cobrar. Vale lembrar que normalmente estabelece-se um tempo mínimo de dias na cobrança pela armazenagem, ou seja, se foi combinado o tempo de mínimo de 15 dias, e o cliente usou apenas 5 dias, ainda assim ele pagará pelos 15 combinados.
Sim Ed, já sei como é cobrado, mas como calculo meu lucro?
Armazenagem é uma atividade que, diferente do transporte de cargas, não tem custo variável. Ou seja, com você sabendo todos os seus custos fixos mensais, basta que você divida este valor total pelo número de posições. Isso te dará o custo por posição, e aí fica fácil colocar a margem em cima e passar ao cliente.
Cuidado com a ociosidade
Estava muito fácil, não é? Da forma como eu coloquei logo acima não tem segredo nenhum calcular os seus custos e rentabilidade. Porém, tem um problema aí, a taxa de ocupação do seu armazém. Se você não cuidar com isso, mesmo que coloque uma margem de lucro em cima dos seus custos por posição, no final do mês você ficará no prejuízo. Você precisa entender que, para que haja lucro, você precisa manter uma taxa média de ocupação mensal, que você mesmo vai definir, de forma estratégica.
Vamos supor que seja de 60%. Desta forma, você precisa entender que não ganhará nada em cima dos outros 40%, e por isso precisa jogar este custo no valor final.
CONCLUSÃO
Ufa, chegamos ao final do artigo, e se você chegou até aqui é porque o tema armazenagem te interessa bastante. Se este é realmente o seu caso, eu te peço para não parar neste artigo, continue pesquisando sobre o tema, estude o máximo que você puder. Armazenagem é estratégia, não se esqueça disso! E como tal, você precisa estar sempre de olho no mercado, nas oportunidades que poderão surgir de melhorar a operação do seu cliente. Se você sempre olhar para o seu cliente com o intuito de reduzir os custos dele, as chances são de que você irá encontrar o seu espaço, e lucrar com tudo isso.
Muito obrigado pelo seu tempo até aqui.
Grande abraço.
Fonte: frete com lucro
Muito bom o artigo isto me ajudara bastante em meu novo negocio, teria outras digas estou em faze de implementação do meu espaço.
Olá Edson, obrigado pelo comentário. No link abaixo você encontrará matérias sobre o assunto em questão. Qualquer dúvida entre em contato com a gente. De qual estado e cidade você é?
Sucesso em seu novo emrpreendimento.
https://maxtonlogistica.com.br/?s=armazenagem
Almejo muito criar minha empresa de logística, pois trabalho na área como assistente de logística, além de cursar processos gerenciais, e vejo na prática que existe muita coisa pra melhorar, como por exemplo valorizar o empregado e investir em marketing
Olá Euclésio, obrigado por seu comentário. Desejamos que seu sonho se realize e que sua empresa tenha sucesso.
Ola boa tarde MAXTON ,
Poderia entrar em contato comigo, por gentileza 41996343928
Olá, você pode ligar para 41 3069-9800 – Atendiomento a clientes – Adri. Obrigado