Postado por
Logística

A transformação digital vem passando por um acelerado processo, onde vários setores da economia se incluem e existe uma expectativa de que essa transformação seja cada vez mais significativa, principalmente em 2022.

As tendências na logística para 2022 prometem trazer muitas inovações para o mercado. As grandes marcas atuam com processos logísticos e vêm elevando padrões já a algum tempo. Por causa desse grande volume do mercado, selecionamos 5 das principais tendências que prometem marcar o ano de 2022.

É hora de ficar por dentro das novidades do setor! Importância de acompanhar as tendências na logística. Mesmo que a velocidade das mudanças no mercado sejam devagar, estar atento às tendências da logística, contribui para o amadurecimento das operações ao longo do ano, tornando cada etapa do processo logístico mais direcionado para as necessidades dos seus stakeholders.

Em tempos atuais, as tendências estão relacionadas com tecnologia, sustentabilidade, marketing e experiência do cliente. De forma simples, trata-se de um conjunto de técnicas e conhecimentos destinados a aumentar o fluxo de abastecimento de insumos, movimentações de mercadorias e a estocagem.

Principais desafios da logística

Cada empresa precisa encarar os desafios específicos relacionados ao tipo de produto com que trabalha, sem esquecer das demandas dos clientes. Alguns percalços da logística são comuns para a maioria das empresas. Dentre eles estão:

  • Falta de profissionais;
  • Concentração no modal rodoviário;
  • Frete defasado;
  • Ausência da segurança durante o transporte de cargas;
  • Terceirização dos serviços logísticos.
  • Pode-se apresentar  problemas na hora de contratar um serviço de logística.

Entre eles, se destaca a falha de comunicação, o não controle de avarias e a realização de um transporte por vias não seguras.

Principais alternativas para o mercado de logística

A logística é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa. Principalmente no e-commerce. E nesse caso, a melhor alternativa para entregar os produtos da sua loja deixa muita gente sem saber o que fazer. Uma outra alternativa vem sendo os Correios, a empresa mais popular em todo o Brasil, e possui reconhecimento e satisfação por parte dos empresários e consumidores. Em todo caso, as empresas já perceberam a importância de apostar em variados fornecedores. Seja para baratear as negociações ou evitar imprevistos que venham a paralisar o transporte.

Quais as projeções para 2022 na logística

A perspectiva é que o setor de logística passa a ter uma maior automatização dos processos e agilidade na entrega. É indicado a realização de um curso de informática básica, por mais que pareça não ser um estudo avançado, se torna fundamental para qualquer setor.  O objetivo é capacitar pessoas que querem se atualizar ou estão em busca de novos desafios para assim obter maior aprendizado.

Para acompanhar esse setor, devem surgir novas oportunidades de emprego em 2022, dando destaque para o digital.  A demanda por especialistas seguirá em alta, por ser uma tendência que não voltará mais atrás.

5 tendências na logística para 2022

Os clientes estão cada vez mais exigentes e em busca de maior qualidade nos serviços, o conhecimento sobre as projeções no setor logístico é uma forma de se destacar. Veja a seguir 5 dessas tendências esperadas em 2022, faça uma análise sobre os conceitos mais indicados para o seu negócio.

#1 Blockchain

É um modelo tecnológico com diversas possibilidades de aplicação.  Surgiu como uma ferramenta direcionada às criptomoedas, onde o software consiste em um banco de dados para registrar informações que não podem sofrer nenhum tipo de alteração. Atualmente há diversas aplicações do blockchain e cada vez mais vem sendo adotadas pelas empresas.

#2 Entregas por drone

O drone é um veículo aéreo não tripulado, com um controle feito de forma remota. Entregas realizadas por esse meio, chegam para reduzir prazos e custos com transportes. Empresas já estão em fases de testes.

#3 Uso de inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) vem crescendo mais a cada ano. Em 2022 a expectativa é que ela esteja ainda mais presente e à frente das avançadas tecnologias. Que contam com investimentos em várias áreas, como a robótica, automação e desenvolvimento de softwares.

#4 Logística compartilhada

A ideia é fazer com que as empresas com os mesmos interesse se unam e criem mecanismos para facilitar o compartilhamento de serviços. Como espaços em armazém e veículos de transporte. No Brasil a prática não é muito comum, mas, algumas instituições estão utilizando o envio de brindes para aumentar a possibilidade de crescimento presente nessa tendência.

#5 Monitoramento em tempo real

É esperado uma maior facilidade no gerenciamento, com o auxílio de novos softwares. GPS em caminhões e aplicativos em celulares são exemplos do monitoramento em tempo real. A participação do cliente nesse monitoramento é algo natural, permitindo acompanhar o status real da sua entrega.

Antes de investir em logística, saiba que tudo só dará certo com um bom planejamento, se necessário contrate pessoas especializadas.  De nada vai adiantar sair mudando os processos sem ao menos avaliar os possíveis impactos que podem ser causados.

Fonte: https://www.painellogistico.com.br/

—————

Ligue agora mesmo para nossos consultores e peça uma apresentação sem compromisso. +55 41.3069.9800

A MAXTON Logística agrega o conhecimento de profissionais com mais de 30 anos de experiência no mercado adquiridos em grandes organizações. Com um corpo gerencial e equipe experiente e atuante, a MAXTON Logística pode assegurar o completo domínio sobre todos os pontos da cadeia logística com os aspectos e conceito geral do Supply Chain Managment, garantindo assistência integral a seus clientes.

Hoje a informação deve chegar muito antes que a mercadoria, entendendo este conceito a MAXTON Logística investe fortemente em ferramentas TMS e WMS, possibilitando consultas On-line de embarques e mercadorias armazenadas.

Para quem não pode parar a MAXTON Logística é o sistema de gestão ideal e com diferenciais na “SOLUÇÃO PARA A SUA OPERAÇÃO”, com foco na qualidade, desempenho e otimização dos recursos sempre buscando a eficiência e eficácia.

Conheça Nossa Estrutura

Tags:
armazenagem, armazenagem em curitiba, armazenagem logistica, armazenagem de cargas, distribuição de cargas, distribuição de produtos, picking, logistica, logistica em curitiba, transporte internacional de cargas, importação de cargas, exportação de cargas, carga internacional, encomenda internacional, frete internacional, porto de santos, porto de itajaí, porto de são francisco, montagem de kits, embalagens especiais, desembaraço de cargas, despachante aduaneiro, maxton , maxton logistica, internet das coisas, porta pallete

#armazenagem #armazenagememcuritiba #armazenagemlogistica #armazenagemdecargas #distribuiçaodecargas #distribuiçaodeprodutos #picking #logistica #logisticaemcuritiba #transporteinternacionaldecargas #importaçaodecargas #exportaçaodecargas #cargainternacional #encomendainternacional #freteinternacional #estufagem