Postado por
Notícias

Faltavam apenas dois dias para o ano de 2021 acabar quando o último dos 11.465 bezerros vivos de cerca de 250 kg embarcou no navio MV Elevation, de bandeira libanesa, no Porto de Rio Grande para uma viagem marítima com destino ao Egito que deve durar cerca de 23 dias. A operação de transbordo exigiu 38 horas de trabalho ininterrupto, 209 viagens de caminhão e foi a primeira do tipo realizada no porto gaúcho no ano passado, que é o segundo do país que mais faz exportação de gado vivo, atrás do porto de Vila do Conde, do Pará. Três anos antes, o terminal gaúcho fez 27 embarques de animais para a Turquia e países do Oriente Médio.

A ESPERA DO EMBARQUE

Antes do embarque, os animais machos e não-castrados vindos de várias fazendas gaúchas cumpriram quarentena obrigatória no Estabelecimento de Pré-Embarque (EPE) no município de Cristal, que fica a cerca de 150 km do porto. A quarentena de 21 dias exigida pelo Egito (a norma brasileira estabelece um mínimo de 7 dias) foi fiscalizada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Rio Grande do Sul e só começou a contar a partir da chegada do último animal.

O EMBARQUE

Segundo o diretor do Departamento de Controle Regional da Defesa Agropecuária da secretaria, Henrique Bueno, para viabilizar o embarque o trabalho começou 40 dias antes. Foram observados na quarentena os aspectos de bem-estar animal, como se havia água e comida suficientes e locais específicos para os animais ficarem bem acomodados. O embarque nos caminhões também foi acompanhado para evitar superlotação e feridas nos animais.

Ao chegar ao porto, a fiscalização passou para os fiscais federais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que atuam na Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). A médica veterinária Caroline de Medeiros Menezes comandou a equipe de três pessoas do Vigiagro que inspecionou o navio de 187 metros, conferiu a documentação e a sanidade dos animais e acompanhou todo o transbordo. Segundo ela, nenhum animal foi refugado no porto, embora uma carga tenha voltado para a fazenda devido a um acidente com o caminhão de transporte no trajeto.

A VIAGEM

Na viagem, com a presença de um veterinário, os bovinos são cuidados pela tripulação, que os alimenta pelo menos duas vezes por dia e troca as camas. A previsão, diz Carolina, é que todos cheguem ao destino com pelo menos o peso que embarcaram, mas não é incomum ganharem peso. Segundo a veterinária, a mortalidade média não chega a 1% na viagem.

O GRANDE EXPORTADOR

O Brasil é um dos poucos países autorizados a exportar gado vivo. Uma instrução normativa do Mapa de 2018 regula a operação que, além de bovinos, inclui bubalinos, ovinos e caprinos, destinados ao abate ou à reprodução. De 2015 a 2019, o país esteve entre os 10 maiores exportadores de bovinos vivos do mundo, com uma média de 413 mil animais por ano ou mais de 2 milhões de animais no período.

Fonte: Globo Rural

—————

Ligue agora mesmo para nossos consultores e peça uma apresentação sem compromisso. +55 41.3069.9800

A MAXTON Logística agrega o conhecimento de profissionais com mais de 30 anos de experiência no mercado adquiridos em grandes organizações. Com um corpo gerencial e equipe experiente e atuante, a MAXTON Logística pode assegurar o completo domínio sobre todos os pontos da cadeia logística com os aspectos e conceito geral do Supply Chain Managment, garantindo assistência integral a seus clientes.

Hoje a informação deve chegar muito antes que a mercadoria, entendendo este conceito a MAXTON Logística investe fortemente em ferramentas TMS e WMS, possibilitando consultas On-line de embarques e mercadorias armazenadas.

Para quem não pode parar a MAXTON Logística é o sistema de gestão ideal e com diferenciais na “SOLUÇÃO PARA A SUA OPERAÇÃO”, com foco na qualidade, desempenho e otimização dos recursos sempre buscando a eficiência e eficácia.

Conheça Nossa Estrutura

Tags:
armazenagem, armazenagem em curitiba, armazenagem logistica, armazenagem de cargas, distribuição de cargas, distribuição de produtos, picking, logistica, logistica em curitiba, transporte internacional de cargas, importação de cargas, exportação de cargas, carga internacional, encomenda internacional, frete internacional, porto de santos, porto de itajaí, porto de são francisco, montagem de kits, embalagens especiais, desembaraço de cargas, despachante aduaneiro, maxton , maxton logistica, internet das coisas, porta pallete

#armazenagem #armazenagememcuritiba #armazenagemlogistica #armazenagemdecargas #distribuiçaodecargas #distribuiçaodeprodutos #picking #logistica #logisticaemcuritiba #transporteinternacionaldecargas #importaçaodecargas #exportaçaodecargas #cargainternacional #encomendainternacional #freteinternacional #estufagem