Postado por
Logistica 4.0

 

Gostaria de começar este artigo com esta poderosa frase ” Nestes tempos complexos e turbulentos, não sobrevive o mais forte, mas aquele que melhor se adapta .”

Com a frase anterior e muito reveladora, quero fazer meu preâmbulo enfatizando um sistema que é muito pouco conhecido hoje, mas ao mesmo tempo muito poderoso ou de grande relevância no modo como as economias mundiais se movem: “REDES DE VALOR ou CADEIA DE SUPRIMENTO “.

Todos nós temos necessidades: a necessidade de vestir, comer, transportar, comunicar, fisiológicas e etc.. Concluindo, somos seres que precisamos de muitos requisitos para poder sobreviver, conviver ou simplesmente sentir-se realizados.

Essas necessidades, em sua maioria, são cobertas por produtos tangíveis como alimentação, vestuário, moradia ou por serviços intangíveis como Educação, Saúde e Bem-Estar, entre outros.

Mas o que nos permite acessar essas noções básicas para cobrir essas e muitas outras necessidades? E como essas redes de valor devem se adaptar de forma rápida e confiável para atender à grande demanda das necessidades humanas atuais?

Através das cadeias de suprimentos HIPERCONECTADAS.

Esse é o grande desafio que o mundo caótico e convulsionado pela demanda de consumo em que vivemos impõem a esse tipo de sistema que todo dia se reinventa se alimenta ndo principalmente por dados.

Cadeias de Suprimentos Hiperconectadas

Hoje, a grande maioria das pessoas vive em grandes cidades que crescem e ainda têm muitas, muitas necessidades. Vamos imaginar como é complexo entregar uma caixa no apartamento 5B da torre 6A no conjunto C do bairro X. É uma logística totalmente diferente da que estamos acostumados. Através da Logística, ao longo de uma rede de valor, hoje, para muitas empresas é mais fácil saber onde você mora e qual é a maneira mais fácil de chegar até você para oferecer ou suprir o que você precisa.

Os jovens de hoje exigem velocidade, internet, querem tudo eletronicamente visível e de fácil acesso. As pessoas mais velhas, talvez queiram outras coisas, algo mais tradicional, que lhes permita tomar a decisão de compra com muito mais calma e de acordo com as suas necessidades.

Hoje é fácil para as empresas conhecer detalhadamente suas preferências e, com base nisso, gerar a capacidade de oferecer a você um amplo leque de possibilidades totalmente adaptáveis ​​aos seus gostos e cumprindo aspectos hoje muito valorizados pelos clientes, como prazos de entrega (Lead times) e acessibilidade até o ponto que você escolher para receber o bem ou serviço.

Essa incrível adaptação das redes de valor hoje permite dar ao cliente a possibilidade de ser parte ativa na maneira como deseja que seus gostos e preferências sejam atendidos no momento da compra.

O consumismo plenamente consciente é uma realidade. Hoje, as pessoas, antes de comprar um produto, perguntam muito sobre ele. Nas cadeias de suprimentos é chamado de rastreabilidade e permite saber se aquele produto é prejudicial à sua saúde, se possui algum componente proibido, quem o fabrica e como é feito, se animais e até crianças foram usados ​​para trabalhar em sua produção.

Hoje vivemos em sociedades muito mais conscientes de questões delicadas como a exploração infantil, as mudanças climáticas ou o cuidado com recursos não renováveis.

A velocidade da mudança hoje é impressionante, as coisas mudam como nunca antes, o que está na moda hoje ou é a última tendência amanhã é obsoleto e bizarro. Essas mudanças rápidas impõem um grande desafio para as redes de valor e, como dito na frase do início deste artigo, é necessário “Adaptar-se à mudança” na guerra pelos clientes, pois você simplesmente se adapta ou desaparece.

O impressionante avanço tecnológico em muitos aspectos do nosso cotidiano é uma realidade hoje. Que um celular hoje possa te dizer exatamente o que você vai chegar em sua casa em 22 minutos é algo que anos atrás era inimaginável. Tecnologias disruptivas como o BIG DATA que, a través de uma eficiente gestão de grandes quantidades de informação, podem modelar teus padrões de conduta, compras, seus gostos permitindo que as cadeias de abastecimento globais acessem a toda sua informação para oferecer um produto e serviço em particular hoje já é uma realidade.

Falamos sobre informações como: onde você foi comprar, se é solteiro ou casado, quão financeiramente você é e quanto você gasta, o que você gosta e o que você não gosta. As cadeias de suprimentos globais fazem grandes esforços para obter conhecer melhor seus clientes.


O blockchain e de ponta a ponta

Outro tipo de tecnologias disruptivas dentro das redes de suprimentos e logística que hoje é de grande relevância é o blockchain ou cadeia de blocos. Esta tecnologia nada mais é do que uma rede de nós hiperconectados (Blocks) que oferecem a possibilidade de gerenciar fluxos de informação descentralizados, evitando a dependência dessas informações em função de um servidor central vulnerável a ataques e sujeito a congestionamentos em momentos de alto tráfego.

Por meio do blockchain, empresas pioneiras como IBM ou MAERSK desenvolvem soluções para rastrear e acompanhar o movimento em todo o mundo. Grandes varejistas e produtores de alimentos em todo o mundo, como UNILEVER,

A revolução tecnológica em uma indústria 4.0 cresceu exponencialmente e é potencializada com um ponto de virada para novas mudanças na forma de gerenciar os fluxos de informações e materiais. Essa ruptura marcante também se expressa em tecnologias que prometem oferecer avanços espetaculares no curto e médio prazo. A IoT (Internet das Coisas) e a inteligência artificial permitem hiperconectar muitos sistemas, modelar dados e automatizar processos gerando maior valor agregado e melhores tomadas de decisão.

Impressão 3D, Cloud Supply Chain ou cadeia de valor na nuvem, Tower Control Supply Chain (Technology Hub associado à gestão de transportes) são, entre outras tecnologias, sistemas que são e continuarão a marcar a nova forma de gerir redes de Valor e Logística, forneceu ferramentas que facilitam e melhoram as principais atividades logísticas dentro das organizações.

Em suma, hoje vivemos em um mundo VOLÁTIL, INCERTO, COMPLEXO e AMBÍGUO. Ou seja, dentro das redes de valor, não é mais fácil tomar uma decisão porque pode acontecer que, devido à volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade que o mundo do consumo tem hoje, quando você toma, é tarde demais.

Diante do exposto, poderíamos nos fazer a seguinte pergunta:

Até que ponto as redes de valor podem prever e antecipar essas mudanças e como elas podem responder aos seus clientes de forma rápida e eficiente?

Você não tem a resposta e eu não tenho, mas o que deve ficar claro é que as redes de valor ou cadeias de suprimentos globais chegaram a uma conclusão: você não pode ter tudo, tudo, sempre. Portanto, a melhor solução que encontraram é a segmentação. Isso permite que as redes ou redes sejam especialistas no que realmente sabem fazer bem, ou seja, em seu nicho de mercado, onde melhor conhecem seus clientes e onde têm maior visibilidade em toda a sua cadeia.

Toda vez que você precisar comprar algo, lembre-se de que já existe alguém que sabe disso. Já existe alguém que está preparando para você, pois tudo está sendo reinventado. Ontem, o cliente foi informado: “Nós entregamos o produto ou serviço certo no lugar certo na hora certa.” Agora é: “Entregamos qualquer produto a qualquer hora, em qualquer lugar.”

 

Fonte: https://meetlogistics.com
Ingeniero Industrial con estudios de Especialización y Maestría en Logistica y Cadena de Abastecimiento, Amplia Experiencia en temas relacionados S&OP, TPM, LEAN Management, Pull Systems and Supply Chain Management.

 

 

—————

Ligue agora mesmo para nossos consultores e peça uma apresentação sem compromisso. +55 41.3069.9800

 

A MAXTON Logística agrega o conhecimento de profissionais com mais de 30 anos de experiência no mercado adquiridos em grandes organizações. Com um corpo gerencial e equipe experiente e atuante, a MAXTON Logística pode assegurar o completo domínio sobre todos os pontos da cadeia logística com os aspectos e conceito geral do Supply Chain Managment, garantindo assistência integral a seus clientes.

Hoje a informação deve chegar muito antes que a mercadoria, entendendo este conceito a MAXTON Logística investe fortemente em ferramentas TMS e WMS, possibilitando consultas On-line de embarques e mercadorias armazenadas.

Para quem não pode parar a MAXTON Logística é o sistema de gestão ideal e com diferenciais na “SOLUÇÃO PARA A SUA OPERAÇÃO”, com foco na qualidade, desempenho e otimização dos recursos sempre buscando a eficiência e eficácia.

Conheça Nossa Estrutura

Tags:
armazenagem, armazenagem em curitiba, armazenagem logistica, armazenagem de cargas, distribuição de cargas, distribuição de produtos, picking, logistica, logistica em curitiba, transporte internacional de cargas, importação de cargas, exportação de cargas, carga internacional, encomenda internacional, frete internacional, porto de santos, porto de itajaí, porto de são francisco, montagem de kits, embalagens especiais, desembaraço de cargas, despachante aduaneiro, maxton , maxton logistica, internet das coisas, porta pallete

#armazenagem #armazenagememcuritiba #armazenagemlogistica #armazenagemdecargas #distribuiçaodecargas #distribuiçaodeprodutos #picking #logistica #logisticaemcuritiba #transporteinternacionaldecargas #importaçaodecargas #exportaçaodecargas #cargainternacional #encomendainternacional #freteinternacional #estufagem