Postado por
Dicas, Transporte

Na logística, a máxima que “tempo é dinheiro” é mais verdadeira do que nunca. E o sistema de planejamento de rotas possui uma função essencial. Por meio dele, o calendário de transporte é otimizado, permitindo a redução de gastos em combustíveis, menor emissão de carbono e melhor no atendimento ao consumidor.É preciso estar atento a alguns detalhes para escolher um sistema de planejamento ideal para a atividade de cada empresa. William Salter, CEO da Paragon Software System, listou 10 dicas das capacidades essenciais que um do sistema de planejamento de rotas deve oferecer. Confira!

1 – Agendamento e encaminhamento de rotas diárias

Se a quantidade de pedidos varia diariamente ou semanalmente, é importante escolher um sistema que calcule automaticamente rotas eficientes e agendamento de múltiplas paradas diariamente. Isso reduz rodagem geral, custos de frota e esforços em planejamento diário.

2 – Otimização de rotas e agendamentos fixos

Para a gestão de operações com datas e quantidades regulares, escolha um sistema que calcule rotas otimizadas. Ele deve considerar a janela de entrega a clientes, capacidades dos veículos, horas dirigidas e outras restrições de transporte.

3 – Otimização contínua de entregas

Nas operações de uma empresa, é natural que novas encomendas sejam adicionadas na rotina. O sistema deve ser capaz de otimizar continuamente os agendamentos, maximizando a eficiência ao analisar área de entrega, recursos disponíveis e entregas confirmadas.

4 – Suporte aos clientes

Suporte aos clientes de alto nível é chave para o sucesso de todo projeto de planejamento de rotas. Um consultor de suporte responsável em garantir a implementação do sistema, com rápida entrega de benefícios, é de suma importância na otimização do projeto. Serviços de ajuda via chat online pode garantir auxílio ao cliente em horários não comerciais.

5 – Rastreio de veículos em tempo real

O rastreio dos veículos permite gestores em detectarem problemas em tempos e distâncias de rotas para que possam ser imediatamente analisados. A comparação entre as rotas planejadas e as rotas reais garante o controle do processo. Se algum imprevisto ocorrer, os clientes podem ser avisados imediatamente.

6 – Considerar cenários imprevistos

Usando dados de históricos, a transportadora pode se preparar para possíveis imprevistos. Nesse caso, o sistema poderá atentar a empresa para mudança de porte de veículos, horas de mudanças de motoristas e localizações alternativas de entrega para redes de distribuição.

7 – Planejamento em vários períodos

O planejamento em vários períodos otimiza a definição dos melhores padrões de entrega para cada cliente, garantindo que entregas ao mesmo cliente sejam distribuídas pelo planejamento em harmonia com entregas próximas, balanceando o volume total de trabalho no período. Definindo perfis de entrega dessa forma garante a empresa a atender às necessidades do cliente ao mesmo tempo que minimiza-se os custos.

8 – Planos de desenvolvimento do software

Planos de desenvolvimento de software para o futuro são importantes. Um fornecedor de qualidade deve evoluir seu produto regularmente, aproveitando-se de novas tecnologias e criando soluções que atendam às necessidades dos operadores de transporte.

9 – Combinação de agendamento central

A combinação do agendamento de toda a movimentação da frota dá aos planejadores de transporte a possiblidade de realizar uma estratégia de atuação nacional ou regional. A movimentação de veículos dentro dos depósitos, coletas de fornecedores e a eliminação de embalagens podem ser incorporadas ao planejamento para reduzir custos e aumentar a eficiência.

10 – Utilização de dados de relatório

Relatórios de indicadores chave de desempenho (ou KPI) e de inteligência de negócio (BI) permite empresas a detectar tendências operacionais, prever implicações de custos e identificar possíveis medidas preventivas.

Fonte:https://www.bloglogistica.com.br/


Transforme sua área de estoque em mais um espaço de vendas. Não ocupe seus funcionários e esforços com recebimento e controle de estoque. Deixe que nós, da Maxton Logística, façamos isso.

Ligue agora mesmo para nossos consultores e peça uma apresentação sem compromisso. +55 41.3069.9800

Tags:
armazenagem, armazenagem em curitiba, armazenagem logistica, armazenagem de cargas, distribuição de cargas, distribuição de produtos, picking, logistica, logistica em curitiba, transporte internacional de cargas, importação de cargas, exportação de cargas, carga internacional, encomenda internacional, frete internacional, porto de santos, porto de itajaí, porto de são francisco, montagem de kits, embalagens especiais, desembaraço de cargas, despachante aduaneiro, maxton , maxton logistica, internet das coisas, porta pallete

#armazenagem #armazenagememcuritiba #armazenagemlogistica #armazenagemdecargas #distribuiçãodecargas #distribuiçãodeprodutos #picking #logistica #logisticaemcuritiba #transporteinternacionaldecargas #importaçãodecargas #exportaçãodecargar #cargainternacional #encomendainternacional #freteinternacional #estufagem

As cinco funções do estoque