O setor de transporte marítimo está em constante evolução, com a adoção da digitalização em várias práticas, trazendo benefícios de tempo, custo e produtividade para empresas que fazem negócios além-fronteiras. No entanto, até 2021, uma área envolvida no comércio internacional manteve-se fiel às suas tradições: o conhecimento de embarque (” bill of lading” – BL).
Inventado já no século 13, o conhecimento de embarque é um dos documentos cruciais para facilitar o comércio transfronteiriço. Funciona como comprovante de recebimento da carga, contrato de transporte entre transportador e exportador e documento legal de titularidade do titular original. E embora sua função no papel continue atendendo a milhões de transações em todo o mundo, sentimos que é hora de abraçar a era digital.
O Conhecimento de Embarque eletrônico (eBL) da TradeLens executa todas as funções do BL original dentro das estruturas legais e regulatórias, mas com acesso, transferências e entregas sendo todas realizadas digitalmente – da mesma forma que você faria ao transferir dinheiro para a conta bancária de outra pessoa.
Então, a revolução sem papel está aqui; mas como exatamente isso funciona e quais são os benefícios para os clientes nos negócios diários?
Como funciona
PROBLEMA: Tudo começa com as transportadoras emitindo um eBL para um remetente como um documento estruturado. A emissão é registrada e um ‘hash’ do documento é salvo no TradeLens Blockchain.
TRANSFERÊNCIA: Agora, o remetente pode visualizar o eBL emitido na plataforma TradeLens e, quando estiver pronto, transferi-lo de forma instantânea e segura para qualquer contraparte embarcada com o clique de um botão.
SURRENDER: Quando a remessa do contêiner estiver pronta para ser recebida, o destinatário pode clicar em “Surrender” e o eBL retorna à transportadora para liberação da carga.
Sem papel e sem dor?
Ficar sem papel pode parecer uma premissa incrivelmente simples quando você a analisa, mas já faz muito tempo para os clientes que procuram aliviar os pontos problemáticos que acompanham o conhecimento de embarque tradicional.
Com o papel fora da equação, elimina-se a necessidade de as empresas retirarem e enviarem posteriormente documentos físicos de e para as empresas envolvidas na transação – e com isso, os riscos e custos associados.
Se algo acontecer com os documentos em trânsito, sejam eles perdidos ou destruídos, as consequências financeiras podem ser significativas. Sem falar no atrito potencial causado entre comprador e vendedor.
O que vem a seguir para o eBL?
Seguindo um esquema piloto de enorme sucesso, as transações eBL agora estão ocorrendo oficialmente na Europa, com a lista de países e territórios de aceitação crescendo e os benefícios para os clientes se tornando mais aparentes.
A missão do TradeLens é que o impulso continue e, finalmente, conecte o ecossistema em todos os aspectos. Isso significa reunir todas as partes da cadeia de suprimentos (expedidores, transitários, operadores intermodais, portos e terminais, transportadoras marítimas, autoridades alfandegárias/governamentais e muito mais) em uma plataforma baseada em blockchain para compartilhar informações verdadeiras e acionáveis em tempo real.
Um ambiente de comércio sem papel a longo prazo verá a produtividade, a eficiência de custos e a segurança aumentarem drasticamente para as empresas, enquanto transações mais tranquilas para cargas entrando e saindo dos portos podem ser fundamentais para reduzir o congestionamento na cadeia de suprimentos global.
Adicione isso aos benefícios de sustentabilidade que vêm com a minimização do uso de papel e do trânsito de correio, e nossos apelos para abraçar a era digital se tornam ainda mais altos.
Fonte: maersk
Ligue agora mesmo para nossos consultores e peça uma apresentação sem compromisso. +55 41.3069.9800
A MAXTON Logística agrega o conhecimento de profissionais com mais de 30 anos de experiência no mercado adquiridos em grandes organizações. Com um corpo gerencial e equipe experiente e atuante, a MAXTON Logística pode assegurar o completo domínio sobre todos os pontos da cadeia logística com os aspectos e conceito geral do Supply Chain Managment, garantindo assistência integral a seus clientes.
Hoje a informação deve chegar muito antes que a mercadoria, entendendo este conceito a MAXTON Logística investe fortemente em ferramentas TMS e WMS, possibilitando consultas On-line de embarques e mercadorias armazenadas.
Para quem não pode parar a MAXTON Logística é o sistema de gestão ideal e com diferenciais na “SOLUÇÃO PARA A SUA OPERAÇÃO”, com foco na qualidade, desempenho e otimização dos recursos sempre buscando a eficiência e eficácia.
Conheça Nossa Estrutura
Tags:
armazenagem, armazenagem em curitiba, armazenagem logistica, armazenagem de cargas, distribuição de cargas, distribuição de produtos, picking, logistica, logistica em curitiba, transporte internacional de cargas, importação de cargas, exportação de cargas, carga internacional, encomenda internacional, frete internacional, porto de santos, porto de itajaí, porto de são francisco, montagem de kits, embalagens especiais, desembaraço de cargas, despachante aduaneiro, maxton , maxton logistica, internet das coisas, porta pallete
#armazenagem #armazenagememcuritiba #armazenagemlogistica #armazenagemdecargas #distribuiçaodecargas #distribuiçaodeprodutos #picking #logistica #logisticaemcuritiba #transporteinternacionaldecargas #importaçaodecargas #exportaçaodecargas #cargainternacional #encomendainternacional #freteinternacional #estufagem
Parabéns pelo texto e pela iniciativa.