Qual a importância das embalagens na logística?

Posted by
Armazenagem, Dicas, Embalagens

O investimento em embalagem na logística tem como principal objetivo garantir a integridade física dos produtos, de forma que eles cheguem até os clientes em perfeito estado. Em apenas uma operação, vários tipos, formatos e tamanhos podem ser utilizados, de acordo com a necessidade. Saiba mais sobre a importância que ela tem para as operações.

Importância da embalagem na vida de um produto
Apesar da proteção dos produtos ser a função principal de uma embalagem, ela também exerce outros papéis, como:

  • acomodar os produtos adequadamente;
  • fornecer informações a respeito dos itens;
  • gerar apelo para o consumidor

Tipos de embalagem na logística
Primárias
Trata-se das embalagens que têm contato direto com o item e o protege diretamente. É o caso do plástico que envolve
um shampoo.

Secundárias
Elas armazenam embalagens primárias e pode, ou não, ser utilizada para realizar o transporte. É o caso da caixa de papelão que envolve uma cartela de remédios.

Terciárias
Agrupam embalagens secundárias e já têm o papel de acondicionar os produtos para o transporte. Uma caixa grande contendo um lote com várias caixas de sachês de chá é um exemplo.

Quaternárias
Acondicionam um grande número de unidades e facilitam bastante a movimentação e o transporte. O palete é uma excelente opção.

Quinto Nível
Geralmente são voltadas para o transporte em longas distâncias, como é o caso de contêineres utilizados em remessas internacionais.

Materiais de embalagem mais utilizados na logística e suas indicações
Papelão
É muito utilizado para transportar cargas secas e que não requerem condições especiais (como controle de temperatura).

Isopor
Esse tipo de embalagem é utilizada principalmente para o transporte de eletrodomésticos, eletrônicos e alimentos e outros
produtos refrigerados.

Plástico
Entre as principais aplicações, estão: embalar itens que não são viáveis de se colocar em caixas (como para-choques de carros) e unitizar cargas pequenas, como é o caso de um saco de balas.

Madeira
O transporte de produtos de hortifruti é um bom exemplo, assim como cargas que devem ser utilizadas, mas não podem ser abertas, como no palete.

Ligas metálicas
Latas de aço e ligas de alumínio são exemplos desse tipo de embalagem, que pode ser utilizada para transportar ferramentas, peças de metal, entre outros.

Importância da embalagem na logística
No armazenamento
As embalagens ajudam no estoque e movimentação dos produtos no armazém, protegendo-os de avarias que podem ocorrer internamente. É importante observar a capacidade e a possibilidade de empilhamento.

Na movimentação e manuseio
Embalagens precisam ser resistentes e oferecer fácil manuseio para otimizar a movimentação nas várias etapas do
processo logístico.

No transporte
No transporte, a embalagem deve ser pensada de forma a aproveitar o espaço dentro do veículo da melhor forma, além de proteger os produtos durante o percurso.

Cuidados na escolha da embalagem
Adequação ao produto
Devem ser pensadas de forma a aproveitar o espaço, ao mesmo tempo em que são fortes para proteger os produtos. Isso quer dizer que elas não podem ser nem justas demais (correndo o risco de rasgar) e nem largas demais (deixando o item solto e sujeito
a avarias).

Impacto ambiental
A sustentabilidade é uma prática cada vez mais cobrada. O ideal é apostar em materiais recicláveis, retornáveis ou reaproveitáveis.

Custos de embalagem
É preciso equilibrar a qualidade da embalagem com um custo satisfatório — visando não tornar a operação demasiadamente cara —, ao mesmo tempo em que se combina a resistência com o peso, que não pode ser alto, já que isso afeta o preço do frete.

Certificação
Avaliar se a embalagem tem certificação do Inmetro é indispensável. Por meio dela, tem-se a garantia de que a embalagem é capaz de proteger as mercadorias de possíveis danos.

Relação entre embalagem, logística reversa e sustentabilidade
A logística reversa e a sustentabilidade são dois conceitos bastante ligados. O fluxo inverso de produtos e embalagens ajuda a evitar o descarte excessivo e inadequado dos materiais no meio ambiente e viabiliza a utilização de embalagens recicláveis e retornáveis.

Um bom exemplo de como isso pode ser feito, aliado à solidariedade, é esta campanha da Básico para a arrecadação de roupas para doação.

A embalagem como diferencial logístico
expectativas do cliente, oferecendo um algQuando há investimento em embalagens inovadoras e diferenciadas, aumentam-se as chances de ir além das o a mais — prática chamada de overdelivering. Um bom exemplo disso são algumas empresas do ramo de cosméticos que utilizam embalagens de vidro e outros materiais que podem ser reutilizados como uma caneca, por exemplo, depois que o produto acabar.

A escolha da embalagem na logística deve ser bem pensada, e também equilibrar vários fatores para garantir um bom custo-benefício para a operação. Com o investimento adequado, é possível demonstrar cuidado com os produtos e, ao mesmo tempo, conquistar a satisfação dos clientes.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o em suas redes sociais para que outras pessoas saibam a importância da embalagem na logística!

 

fonte:https://www.intelipost.com.br/

Decreto regulamenta logística reversa de eletroeletrônicos no Brasil

 

Loading…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *