Postado por
Armazenagem

A diferença entre armazenagem e estocagem, apesar de não serem idênticos, conceitos como “armazenagem” e “estocagem” são muito confundidos, mesmo por empreendedores mais experientes. Isso não é um equívoco tão grave, já que, realmente, os dois termos parecem apontar para uma coisa só.

Por isso, neste post explicaremos por que os termos armazenagem e estocagem indicam processos diferentes, deixando bem claras as diferenças entre os conceitos, de forma que os gestores possam otimizar os processos logísticos de suas empresas. Confira!

Entendendo o conceito de armazenagem

Armazenagem é um termo que deve ser aplicado para definir, em especial, o armazenamento de produtos prontos. Ela é fundamental nos processos logísticos que envolvem a cadeia de suprimentos. Para realizar a distribuição dos produtos e atender as demandas e as exigências do mercado, é preciso ter muita velocidade e flexibilidade nas operações.

Os fluxos das mercadorias entre diferentes postos durante os processos logísticos exigem que os produtos sejam guardados por certo período. Para isso, então, serve a armazenagem.

A armazenagem de produtos implica na elaboração de inventários e dos custos relacionados, pois certamente uma parte do capital de giro será utilizada para implantar e manter o sistema. Os funcionários envolvidos nesse sistema devem ter conhecimentos sobre movimentação e transporte de mercadorias.

Entendendo o conceito de estocagem

Os especialistas costumam definir estocagem como a guarda de matérias-primas. Contudo, esse conceito não é suficiente para a definição de estoque: a verdade é que podem existir estoques de matérias-primas, produtos semiacabados e produtos acabados.

É nessa grande possibilidade de estoques em uma mesma empresa que está o segredo para diferenciar os dois conceitos.

Comparando armazenagem e estocagem

Como se vê, há uma semelhança muito grande entre os dois conceitos, mas é possível encontrar algumas diferenças. Considere que armazenagem está relacionada à guarda dos muitos estoques de uma empresa. Portanto, para fazer armazenagem é preciso contar com uma estrutura física apropriada: um depósito — armazém — que possua paredes, divisórias, paletes, cobertura, prateleiras, empilhadeiras, carrinhos, computadores, scanners e outros elementos de informática. Veja, agora, a síntese da diferença entre os dois conceitos:

Armazenagem

  • Conceito mais amplo que envolve o de estocagem;
  • Dinamismo (cálculo de custos, movimentação e transporte dos itens, inventários);
  • Guarda temporária dos produtos até sua distribuião;
  • Relação direta com almoxarifados, centros de distribuição, ciclo operacional;
  • Conceito mais objetivo, relacionado principalmente com a estrutura física, ou seja, o armazém.

Estocagem

  • Menor dinamismo;
  • Guarda permanente de matérias-primas e produtos;
  • Relação direta com fluxo de caixa, fornecedores, estratégias de vendas e marketing;
  • Conceito mais subjetivo, relacionado principalmente com os itens que são depositados dentro do armazém.

Sistema de armazenagem: funções e vantagens

O sistema de armazenagem, devido ao seu dinamismo, é importantíssimo para o negócio. Ele é responsável pelo controle de diversos processos:

  • Recebimento, identificação, conferência e separação dos itens, bem como o seu endereçamento para o(s) estoque(s);
  • Estocagem;
  • Retirada dos itens do estoque (para atender pedidos);
  • Acumulação e embalagem dos itens;
  • Expedição dos pedidos;
  • Registro das operações.

Quando bem efetuado, o sistema de armazenagem proporciona muitos benefícios à empresa, como a redução de custos por meio do controle de estoque e a distribuição dos produtos em tempo hábil. A armazenagem permite, entre outras coisas, separar lotes pequenos de lotes maiores, o que pode trazer vantagens para a sua empresa:

  • Utilização do espaço;
  • Uso da mão de obra, dos equipamentos, da energia;
  • Rotatividade do(s) estoque(s);
  • Acesso e proteção dos itens;
  • Controle de perdas;
  • Produtividade;
  • Atendimento e serviços aos consumidores.

 

Vocês já ouviram falar sobre os principais conceitos da logística?

 

Ligue agora mesmo para nossos consultores e peça uma apresentação sem compromisso. +55 41.3069.9800

 

 

A MAXTON Logística agrega o conhecimento de profissionais com mais de 30 anos de experiência no mercado adquiridos em grandes organizações. Com um corpo gerencial e equipe experiente e atuante, a MAXTON Logística pode assegurar o completo domínio sobre todos os pontos da cadeia logística com os aspectos e conceito geral do Supply Chain Managment, garantindo assistência integral a seus clientes.

Hoje a informação deve chegar muito antes que a mercadoria, entendendo este conceito a MAXTON Logística investe fortemente em ferramentas TMS e WMS, possibilitando consultas On-line de embarques e mercadorias armazenadas.

Para quem não pode parar a MAXTON Logística é o sistema de gestão ideal e com diferenciais na “SOLUÇÃO PARA A SUA OPERAÇÃO”, com foco na qualidade, desempenho e otimização dos recursos sempre buscando a eficiência e eficácia.

Tags:
armazenagem, armazenagem em curitiba, armazenagem logistica, armazenagem de cargas, distribuição de cargas, distribuição de produtos, picking, logistica, logistica em curitiba, transporte internacional de cargas, importação de cargas, exportação de cargas, carga internacional, encomenda internacional, frete internacional, porto de santos, porto de itajaí, porto de são francisco, montagem de kits, embalagens especiais, desembaraço de cargas, despachante aduaneiro, maxton , maxton logistica, internet das coisas, porta pallete

#armazenagem #armazenagememcuritiba #armazenagemlogistica #armazenagemdecargas #distribuiçaodecargas #distribuiçaodeprodutos #picking #logistica #logisticaemcuritiba #transporteinternacionaldecargas #importaçaodecargas #exportaçaodecargas #cargainternacional #encomendainternacional #freteinternacional #estufagem29