QUAIS SÃO AS CATEGORIAS DE CNH E PERMISSÕES PARA DIRIGIR

Posted by
Transporte
Dirigir é o sonho de muitas pessoas, mas são tantas dicas de terceiros e informações que muitas vezes há quem se veja sem saber ao certo qual tipo de carteira de habilitação deve tirar e quais direitos e deveres terá com ela. Caso haja uma outra necessidade, como mudar de país posteriormente, também é preciso saber mais coisas ainda. Pensando nisso, te contamos nesse post quais são as categorias de CNH e permissões para dirigir que existem, para que não restem dúvidas.

Então, se você pretende se tornar motorista, confira cada tópico abaixo antes de procurar uma autoescola.

CATEGORIAS DE CNH:

Cada veículo automotor possui suas características, como tamanho e peso, e isso influencia também nas habilidades que são exigidas do motorista. Por isso existem tipos específicos de carteira, enquadrados em 5 categorias:

– CATEGORIA A: deve ser tirada por quem conduzirá veículos de duas ou três rodas, independentemente de ter ou não carro na lateral, como ocorre com algumas motos.

– CATEGORIA B: destinada a quem pretende conduzir veículos que não se enquadrem na categoria acima e que tenham capacidade para, no máximo, 9 pessoas, contando o motorista. O peso não deve ultrapassar 3.500kg.

– CATEGORIA C: deve ser portada por quem dirige veículos que transportam carga e tenham peso superior a 3.500kg, como caminhões.

– CATEGORIA D: é obrigatória para quem conduz veículos para transporte de pessoas, com capacidade superior a 9 lugares (contando o motorista). Vans escolares são um exemplo.

– CATEGORIA E: destinada a motoristas que conduzam duas unidades veiculares, sendo a que unidade conduzida deve se enquadrar nas categorias B, C ou D ou a que está acoplada deve ter pelo menos 6 toneladas. Esta ainda pode ter lotação superior a 9 lugares (contando o motorista).

É possível haver “combinação” de categorias, por isso é comum procurar uma autoescola para tirar dúvidas e ouvir a pergunta “é só de carro ou carro e moto?”. Tirar as duas habilitações ao mesmo tempo pode ser mais vantajoso em termos de dinheiro e também para emergências, ficando o motorista apto a dirigir tanto um veículo quanto o outro.

TIPOS DE PERMISSÃO PARA DIRIGIR:

Após estar com sua CNH em mãos é preciso obter licenças específicas para poder dirigir em determinadas situações. É importante deixar claro, porém, que durante um ano após ter passado no exame, o documento que estará em suas mãos é também uma permissão. Fora essa, de praxe, as mais conhecidas são:

– PERMISSÃO INTERNACIONAL PARA DIRIGIR (PID): possui o mesmo tempo de validade de uma CNH e deve ser solicitada no Detran da localidade onde a carteira de habilitação foi obtida. Motoristas de São Paulo, portanto, devem procurar o Detran SP. Esse documento é obrigatório para quem pretende estar em outro país por mais de 180 dias e precise dirigir, porém nem todos os países o aceitam e, em muitos casos, podem também não aceitar a CNH. O prazo dessa permissão deve ser consultado junto ao consulado de cada país.

– PERMISSÃO PARA DEFICIENTE AUDITIVO: trata-se de uma CNH comum, porém obtida por quem possui deficiência auditiva, como o nome sugere. Para obtê-la, é preciso que o candidato comprove sua situação e passe por todo processo normalmente. O que muda é que é obrigatória a presença de um intérprete de LIBRAS para acompanhamento e, na hora de renovar sua habilitação, será preciso fazer a solicitação do acompanhante novamente. Por fim, o Detran disponibiliza um adesivo que deve ser colado ao carro, informando que há um condutor especial no volante.

Então, se você está pensando em tirar sua habilitação, atente-se à sua real necessidade para saber qual categoria deve escolher e se será preciso algum outro tipo de permissão além da básica, representada pela CNH.

Fonte: http://www.personaldespachante.com.br

Loading…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *