Postado por
Transporte

Dirigir é o sonho de muitas pessoas, mas são tantas dicas de terceiros e informações que muitas vezes há quem se veja sem saber ao certo qual tipo de carteira

de habilitação deve tirar e quais direitos e deveres terá com ela. Caso haja uma outra necessidade, como mudar de país posteriormente, também é preciso saber mais coisas ainda. Pensando nisso, te contamos nesse post quais são as categorias de CNH e permissões para dirigir que existem, para que não restem dúvidas.Então, se você pretende se tornar motorista, confira cada tópico abaixo antes de procurar uma autoescola.

CATEGORIAS DE CNH:

Cada veículo automotor possui suas características, como tamanho e peso, e isso influencia também nas habilidades que são exigidas do motorista. Por isso existem tipos específicos de carteira, enquadrados em 5 categorias:

  • CATEGORIA A: Deve ser tirada por quem conduzirá veículos de duas ou três rodas, independentemente de ter ou não carro na lateral, como ocorre com algumas motos.
  • CATEGORIA B: Destinada a quem pretende conduzir veículos que não se enquadrem na categoria acima e que tenham capacidade para, no máximo, 9 pessoas, contando o motorista. O peso não deve ultrapassar 3.500kg.
  • CATEGORIA C: Deve ser portada por quem dirige veículos que transportam carga e tenham peso superior a 3.500kg, como caminhões.
  • CATEGORIA D: É obrigatória para quem conduz veículos para transporte de pessoas, com capacidade superior a 9 lugares (contando o motorista). Vans escolares são um exemplo.
  • CATEGORIA E: destinada a motoristas que conduzam duas unidades veiculares, sendo a que unidade conduzida deve se enquadrar nas categorias B, C ou D ou a que está acoplada deve ter pelo menos 6 toneladas. Esta ainda pode ter lotação superior a 9 lugares (contando o motorista).

É possível haver “combinação” de categorias, por isso é comum procurar uma autoescola para tirar dúvidas e ouvir a pergunta “é só de carro ou carro e moto?”. Tirar as duas habilitações ao mesmo tempo pode ser mais vantajoso em termos de dinheiro e também para emergências, ficando o motorista apto a dirigir tanto um veículo quanto o outro.

TIPOS DE PERMISSÃO PARA DIRIGIR

Após estar com sua CNH em mãos é preciso obter licenças específicas para poder dirigir em determinadas situações. É importante deixar claro, porém, que durante um ano após ter passado no exame, o documento que estará em suas mãos é também uma permissão. Fora essa, de praxe, as mais conhecidas são:

  • PERMISSÃO INTERNACIONAL PARA DIRIGIR (PID): possui o mesmo tempo de validade de uma CNH e deve ser solicitada no Detran da localidade onde a carteira de habilitação foi obtida. Motoristas de São Paulo, portanto, devem procurar o Detran SP. Esse documento é obrigatório para quem pretende estar em outro país por mais de 180 dias e precise dirigir, porém nem todos os países o aceitam e, em muitos casos, podem também não aceitar a CNH. O prazo dessa permissão deve ser consultado junto ao consulado de cada país.
  • PERMISSÃO PARA DEFICIENTE AUDITIVO: trata-se de uma CNH comum, porém obtida por quem possui deficiência auditiva, como o nome sugere. Para obtê-la, é preciso que o candidato comprove sua situação e passe por todo processo normalmente. O que muda é que é obrigatória a presença de um intérprete de LIBRAS para acompanhamento e, na hora de renovar sua habilitação, será preciso fazer a solicitação do acompanhante novamente. Por fim, o Detran disponibiliza um adesivo que deve ser colado ao carro, informando que há um condutor especial no volante.

Então, se você está pensando em tirar sua habilitação, atente-se à sua real necessidade para saber qual categoria deve escolher e se será preciso algum outro tipo de permissão além da básica, representada pela CNH.

Fonte: http://www.personaldespachante.com.br

A MAXTON Logística agrega o conhecimento de profissionais com mais de 30 anos de experiência no mercado adquiridos em grandes organizações. Com um corpo gerencial e equipe experiente e atuante, a MAXTON Logística pode assegurar o completo domínio sobre todos os pontos da cadeia logística com os aspectos e conceito geral do Supply Chain Managment, garantindo assistência integral a seus clientes.

Hoje a informação deve chegar muito antes que a mercadoria, entendendo este conceito a MAXTON Logística investe fortemente em ferramentas TMS e WMS, possibilitando consultas On-line de embarques e mercadorias armazenadas.

Para quem não pode parar a MAXTON Logística é o sistema de gestão ideal e com diferenciais na “SOLUÇÃO PARA A SUA OPERAÇÃO”, com foco na qualidade, desempenho e otimização dos recursos sempre buscando a eficiência e eficácia.

 

Ligue agora mesmo para nossos consultores e peça uma apresentação sem compromisso. +55 41.3069.9800

 

Tags:
armazenagem, armazenagem em curitiba, armazenagem logistica, armazenagem de cargas, distribuição de cargas, distribuição de produtos, picking, logistica, logistica em curitiba, transporte internacional de cargas, importação de cargas, exportação de cargas, carga internacional, encomenda internacional, frete internacional, porto de santos, porto de itajaí, porto de são francisco, montagem de kits, embalagens especiais, desembaraço de cargas, despachante aduaneiro, maxton , maxton logistica, internet das coisas, porta pallete

#armazenagem #armazenagememcuritiba #armazenagemlogistica #armazenagemdecargas #distribuiçãodecargas #distribuiçãodeprodutos #picking #logistica #logisticaemcuritiba #transporteinternacionaldecargas #importaçãodecargas #exportaçãodecargar #cargainternacional #encomendainternacional #freteinternacional #estufagem

 

Quais as diferenças entre Multimodal e Intermodal ?

O impacto do corona virus na logística.