A distribuição urbana de bens ou a última milha, que abrange o trecho entre o último local de armazenamento de um produto e o ponto de entrega ao consumidor, é um conceito cada vez mais relevante em um mundo onde as compras feitas pela internet eles só crescem. Embora seja geralmente uma jornada curta dentro de um processo mais longo e complexo, ela é muitas vezes cercada por dificuldades. Este artigo de Pank Bedaux, diretor da Miebach Consulting na Espanha, analisa quais são essas dificuldades e quais soluções estão sendo implementadas e serão implementadas nos próximos anos.
Antes de iniciar a análise da situação que nos ocupa é necessário destacar o crescimento do comércio eletrônico em nosso país nos últimos anos. De acordo com a Comissão Nacional de Mercados e Concorrência, em 2016, na Espanha, as compras de produtos e serviços através da Internet atingiram um volume de negócios de 24.185 milhões de euros, mais 20,8% do que no ano anterior. No segundo trimestre de 2017, o aumento ano-a-ano foi de 23,4%, atingindo € 7.338,1 milhões.
De acordo com o estudo de eCommerce de 2016 preparado pela Elogia e o IAB Espanha. Em nosso país, mais de 70% dos usuários on-line dos quase 16 milhões que estão na Espanha compram com uma frequência média de 2,4 vezes por mês, com um ticket médio de 75 euros. Estes dados revelam a grande evolução que tem sido a implementação do comércio eletrônico em Espanha, tendo em conta que em 2013 esta proporção era de apenas 44% dos utilizadores da Internet (pouco mais de 11 milhões de pessoas) e que a despesa média mensal em 2015 Foi 5 vezes menor do que em 2016.
Esses números são relevantes, mas são apenas o começo do que está por vir. De acordo com o European Ecommerce Report 2017 publicado pela Ecommerce Foundation , no ano de 2016 o e-commerce na Europa faturou 531 bilhões de euros, superando as previsões e apresentando um aumento de 15% em relação ao ano anterior. Na Espanha, espera-se que o e-commerce continue crescendo, pois ainda tem uma participação de mercado menor do que a de outros países europeus:
Top 15% das vendas de comércio eletrônico em relação ao PIB. 2016
Pode-se supor que a Espanha chegará a países como a Dinamarca ou a Finlândia, o que significa que as compras feitas pela internet dobrariam em nosso país, desde a transição para o comércio eletrônico por profissionais e não apenas nível pessoal / particular. Um exemplo: neste momento, um pintor compra toda a tinta que precisa para um trabalho antes de iniciá-lo, recolhendo-o em uma loja ou armazém. No futuro, o pintor poderia ter um aplicativo em seu celular que permite a ele, com um único clique, pedir uma garrafa de tinta pouco antes do final do que ele está usando e sabendo que ele chegará em questão de horas. . Este exemplo pode ter um impacto muito grande no setor de materiais de construção e pode ser extrapolado para muitos outros setores (hotéis, peças sobressalentes, etc.).
No outro lado, note que a compra de hábitos e perfil do comprador também estão mudando: é cada vez mais exigente e querem cada vez mais para esperar menos tempo desde a compra de um produto até chegar em casa, mas também tem Menos tempo para recebê-lo. Cada vez que vai menos às lojas físicas e tende a satisfazer mais as suas necessidades através da internet, o catálogo de produtos disponíveis on-line é cada vez mais extenso (se já não abrange tudo). Por sua vez, tende a comprar menos coisas e com mais frequência.
Estas tendências não são temporárias, mas continuarão claramente a crescer nos próximos anos, gerando, entre outras coisas, um aumento drástico na distribuição de bens urbanos. Portanto, é essencial que as empresas trabalhem no redesenho de suas redes de distribuição, se quiserem permanecer competitivas, manter o nível de serviço e, não menos importante, minimizar seu impacto no meio ambiente.
Principais tendências das entregas da última milha
A distribuição urbana está mudando nos seguintes aspectos:
- Aumento do número de compras / entregas, a grande maioria nas áreas urbanas (com as restrições e dificuldades que isso implica em termos de horários, tráfego, poluição).
- Diminuição do volume / tamanho dos itens entregues, o que reduz a eficiência do serviço de distribuição e o torna mais caro, além de ter um impacto negativo no meio ambiente.
- Reduzindo os prazos de entrega: a entrega no mesmo dia da compra é cada vez mais exigida pelo consumidor, forçando as empresas a serem ágeis e rápidas.
- Particularmente na Espanha: muitas entregas fracassadas (o consumidor não está em casa), o que duplica a atividade de distribuição.
Quais soluções estão sendo implementadas para combater essas situações?
- Uso de big data e novas tecnologias para poder desenvolver modelos preditivos de distribuição e aumentar a confiabilidade das entregas (armazenar dados sobre os hábitos dos consumidores e levá-los em conta para futuras entregas). Esse conhecimento sobre o consumidor permite que você ofereça janelas de tempo mais precisas, melhore a produtividade e informe sobre o tempo esperado de entrega e também garanta a possibilidade de reservar vagas de estacionamento em locais com restrições de tempo, por exemplo.
- Pontos de retirada, caixas de cidade, veículos com chave inteligente, casas com chave inteligente …: soluções são procuradas para fazer a entrega mesmo que ninguém esteja em casa. Existem várias empresas (Correos, DHL, etc.) que estão promovendo a instalação de armários em escritórios e espaços públicos e edifícios. Mais avançadas são as iniciativas que deixam a mercadoria no carro ou na casa do cliente, acessando esses espaços através de uma chave inteligente.
- Redesenho das redes de distribuição : para os armazéns urbanos. Há uma tendência de procurar por pequenas instalações de armazenamento localizadas no meio da cidade, já que esta é a única maneira de atingir os clientes nos prazos exigidos. Em alguns países como o Japão, isso está tomando forma em plantas de pequenas dimensões com crescimento vertical, enquanto na Espanha há uma tendência de usar andares e porões mais baixos. Os armazéns urbanos são reservados para os estoques de produtos com maior faturamento ou funcionam como plataformas de cross-docking. Nas grandes cidades, já está investindo em prédios antigos para convertê-los em instalações de logística.
- Adaptação de frotas de veículos para soluções menos poluentes e mais respeitadoras do meio ambiente . Alguns exemplos são: bicicletas, motocicletas, triciclos, segway para cargas ou carros elétricos. Quando falamos de soluções mais sustentáveis, não nos referimos apenas à emissão de gases, mas também ao impacto dos veículos em termos de ruído e espaço. As cidades estão evoluindo para poder oferecer mais bem-estar aos seus habitantes e o espaço dos veículos compete com os espaços verdes. Com o uso de veículos menores e mais silenciosos, menos poluição é contaminada e espaço e tranquilidade são ganhos.
- Consolidação de entregas com plataformas do tipo Amazon . A Amazon não apenas vende seus produtos, mas também atua como operador logístico para outras empresas. O volume de negócios permite consolidar as entregas e, assim, ser mais eficiente. Existem também iniciativas promovidas pela administração para consolidar as entregas nos centros de consolidação de mercadorias. A ideia é que vários operadores logísticos deixem suas embalagens em um armazém urbano para que uma empresa de entrega possa consolidá-las e entregá-las usando meios de transporte mais sustentáveis do que o caminhão ou van clássico. No final, o objetivo é ser eficiente no número de entregas, o elo mais caro e contaminante da cadeia logística.
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