Postado por
Logística

Se pudesse ser definida em apenas uma de suas características, a logística reversa (que também pode ser conhecida como logística inversa) poderia ser descrita

enquanto uma prática benéfica não somente para a sua rotina empresarial, mas também para o meio ambiente que o circunda. Tecnicamente, no entanto, logística reversa nada mais é do que o setor logístico voltado ao reaproveitamento de materiais anteriormente utilizados em um processo produtivo.No campo prático, as empresas que adotam o sistema de logística reversa em suas rotinas produtivas alcançam o que o segmento empresarial como um todo denomina de sustentabilidade econômica e ambiental. Ao contrário do que muitos empresários imaginam, também é absolutamente possível que os conceitos de lucro e logística reversa caminhem lado a lado. Aliás, pelo contrário, é praticamente impossível dissociar ambas as definições.

Reputação

Conforme afirmado no título deste artigo, logística reversa e reputação corporativa têm uma série de fatores em comum. O primeiro deles aponta que as empresas que adotam esses sistemas em suas rotinas normalmente se apresentam como parceiras do meio ambiente – e não inimigas do ecossistema.

Principalmente em se tratando das fábricas que produzem geladeiras, pilhas, computadores, seringas, agulhas e quaisquer outros produtos de risco, a parceria criada com o meio ambiente é essencial para que a reputação corporativa seja a mais positiva possível em termos de análise de mercado e de posicionamento estratégico.


Os processos que compõem a logística reversa

Descrita em formato de ciclo, a logística reversa consiste em um modelo de atividade composto pelos seguintes pontos:

  • Indústria;
  • Distribuidor;
  • Varejo;
  • Consumidor;
  • Coleta seletiva;

Embora não aparente, todos estes pontos devem estar diretamente interligados para que a percepção de lixo e outros resíduos ao redor de rios e estradas não seja tão frequente.


A diferença entre logística comum e logística reversa

Partindo-se do pressuposto de que logística comum nada mais é do que um conjunto de estratégias e atividades que buscam fabricar – e entregar – serviços e produtos da maneira mais em conta possível às lojas e aos consumidores, o conceito de logística reversa não se baseia nos mesmos pilares.

Aliás, ao contrário, a logística reversa representa um agrupamento de ações que visa recolher os produtos trabalhados pela logística comum para que, consequentemente, eles possam vir a ser utilizados da maneira mais ágil e barata possível. É também sob este cenário que, no dia a dia, a logística reversa precisa receber incentivos em todas as etapas de seu ciclo (dos fabricantes às transportadoras e passando-se, é claro, pelas lojas e pelos consumidores).


Eduque os consumidores (diretos e indiretos) de sua empresa

Quando o assunto trata de logística reversa, é essencial que os empresários tenham a plena convicção de que é necessário educar os consumidores de seus produtos e/ou serviços. Para tal, criatividade, campanhas promocionais e apelos publicitários são mais do que simplesmente bem-vindos.

Para que essa recomendação seja apoiada em cases de sucesso, é primordial que se conheça alguns exemplos de campanhas de logística reversa que já obtiveram – e continuam obtendo – sucesso real. São elas:

  • Reciclagem de pilhas;
  • Reciclagem de aparelhos eletroeletrônicos;
  • Reaproveitamento de garrafas PET.

Fonte: armlogistica.com.br

—————

A MAXTON Logística agrega o conhecimento de profissionais com mais de 30 anos de experiência no mercado adquiridos em grandes organizações. Com um corpo gerencial e equipe experiente e atuante, a MAXTON Logística pode assegurar o completo domínio sobre todos os pontos da cadeia logística com os aspectos e conceito geral do Supply Chain Managment, garantindo assistência integral a seus clientes.

Hoje a informação deve chegar muito antes que a mercadoria, entendendo este conceito a MAXTON Logística investe fortemente em ferramentas TMS e WMS, possibilitando consultas On-line de embarques e mercadorias armazenadas.

Para quem não pode parar a MAXTON Logística é o sistema de gestão ideal e com diferenciais na “SOLUÇÃO PARA A SUA OPERAÇÃO”, com foco na qualidade, desempenho e otimização dos recursos sempre buscando a eficiência e eficácia.

Ligue agora mesmo para nossos consultores e peça uma apresentação sem compromisso. +55 41.3069.9800

Tags:
armazenagem, armazenagem em curitiba, armazenagem logistica, armazenagem de cargas, distribuição de cargas, distribuição de produtos, picking, logistica, logistica em curitiba, transporte internacional de cargas, importação de cargas, exportação de cargas, carga internacional, encomenda internacional, frete internacional, porto de santos, porto de itajaí, porto de são francisco, montagem de kits, embalagens especiais, desembaraço de cargas, despachante aduaneiro, maxton , maxton logistica, internet das coisas, porta pallete

#armazenagem #armazenagememcuritiba #armazenagemlogistica #armazenagemdecargas #distribuiçaodecargas #distribuiçaodeprodutos #picking #logistica #logisticaemcuritiba #transporteinternacionaldecargas #importaçaodecargas #exportaçaodecargas #cargainternacional #encomendainternacional #freteinternacional #estufagem