O acúmulo de funções e a terceirização de processos logísticos

Postado por
Maxton Logística

Existem algumas vantagens ao terceirizar processos logísticos e é sobre isso que vamos falar nesse texto. Confira abaixo e avalie as opções para a sua empresa!

Aumento da qualidade dos serviços
Terceirizar processos logísticos da sua empresa com uma companhia especializada é a garantia de que o serviço será feito por profissionais que buscam as melhores práticas do setor. Apesar de, durante um período, tentar fazer isso “dentro de casa” possa se mostrar interessante, com o crescimento dos negócios, isso pode se tornar mais caro ou inviável, por exigir dos funcionários conhecimentos que talvez eles não tenham, aumentando custos e insatisfações profissionais.

Escala dos motoristas e operadores de empilhadeiras
O trabalho não consiste, apenas, em falar quais motoristas e operadores devem trabalhar em determinados dias da semana, o que poderia ser feito pelo RH, mas planejar o dia desse motorista e do operador de empilhadeira para que ele faça o trabalho de forma mais eficiente. Ao contratar uma empresa especializada em processos logísticos, que conta com expertise e tecnologia voltadas para o controle de frotas e máquinas, é possível maximizar o trabalho desses funcionários sem sobrecarregá-los.

Transporte de mercadorias
Normalmente em microempresas o próprio dono vende, roteiriza e faz as entregas. Isso funciona em pequena escala e é uma atividade estratégica para a empresa e para a satisfação dos clientes, mas à medida que o negócio se desenvolve terceirizar a função contribui para aumentar a eficiência da tarefa e diminui custos com os transportes.

Processamento de pedidos
Em uma pequena empresa, com baixo fluxo de mercadorias, esse controle pode ser feito por um funcionário sem experiência em processos logísticos, com o uso de planilhas e boa vontade. Ainda assim, entregar esse fluxo para uma empresa especializada pode ser o fator determinante para o sucesso do empreendimento.

Controle de estoque
Entre os geradores de custo dentro de uma empresa, a manutenção do estoque é um dos maiores. Mesmo entre profissionais experientes, a função impõe desafios. Deixar esse controle na mão de um funcionário sem o devido conhecimento pode ser um causador de insatisfação devido às complexidades da função e de prejuízos para a empresa.

Armazenagem
Não se trata, apenas, do depósito onde as mercadorias ficarão, mas de como esse armazenamento é feito. Será que está seguro? Foi armazenado corretamente? Será que seu funcionário, qualquer que seja a função dentro da empresa, está preparado para responder essas questões? Na dúvida, o melhor caminho é deixar esse papel para quem é especializado no assunto.

maxton_logiatica_acumulo de funcao

Aumento da eficiência operacional
Ao terceirizar processos logísticos que não fazem parte do foco de negócios da empresa, é possível dar atenção à atividade-fim e se dedicar a processos para melhoria dessa atividade, seja para aumentar a produtividade, as vendas ou reduzir custos.

Como, agora, o foco da empresa será nas atividades pertinentes ao seu core business, processos que, até então, pareciam confusos poderão ser revistos com mais facilidade. Assim, a divisão do trabalho e a otimização do tempo podem ser mais eficientes e os funcionários podem se dedicar a serviços com maior valor agregado.

Foco nos negócios da empresa
Como falamos, ao terceirizar atividades que não fazem parte do negócio da empresa, a preocupação com serviços secundários não existirá e toda energia e dedicação da empresa e dos funcionários são direcionados para o que importa: a própria empresa.

 

 

Redução de custos
Normalmente, quando falamos em corte de custos, lembramo-nos dos que envolvem maquinário, armazenagem e RH, mas dificilmente o custo com processos trabalhistas. Entre eles o por acúmulo de funções. Por fim, esse é um ponto que também deve ser levado em conta na hora de optar ou não pela terceirização. Avaliar se seu pessoal não está acumulando funções e o que isso poderá gerar no futuro.

Fonte: ARMlOG

#armazenagem , #armazenanamento #maxtonlogistica

Carregando…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *