Fidelizar o consumidor 4.0 com omnichannel é essencial para o sucesso do negócio

Fidelizar o consumidor 4.0 com omnichannel é essencial para o sucesso do negócio

Estamos falando de um cliente amplamente conectado, informado e que busca por produtos e empresas que dialoguem com seus valores individuais. E para suprir essa gama de exigências, o mercado precisou evoluir.

Na era do consumidor 4.0, ou as empresas incorporam um modelo unificado para concretizarem negócios ou ficarão definitivamente com as “sobras” daquelas que investiram esforços para derrubar as barreiras entre os universos físico e virtual (desktop e mobile). O conceito omnichannel é justamente esse: a convergência de informações, processos e experiências em multicanais, por onde o consumidor pode concretizar a compra, seja em loja física, e-commerce, aplicativo ou redes sociais.

Hoje, ⅔ dos consumidores no mundo já compram utilizando diferentes canais e gastam um ticket médio 3,5 vezes maior em comparação à experiência em uma única plataforma. Os dados são da National Retail Federation (NRF), considerado o maior evento do varejo mundial.

Para o sucesso de uma operação sob essa régua, o primeiro ponto é se colocar no lugar desse consumidor 4.0. Estamos falando de um cliente amplamente conectado, informado e que busca por produtos e empresas que dialoguem com seus valores individuais. E para suprir essa gama de exigências, o mercado precisou evoluir.

Em uma experiência apenas multicanal, a comunicação entre canais não era requisito básico. Corria-se o risco de um meio não ter acesso às informações do outro e vice e versa. Na prática, se alguém adquirisse um produto no e-commerce e fosse trocar na loja física, encontraria, provavelmente, barreiras de verificação, de cadastro ou, ainda pior, de competição entre os canais.

Com o omnichannel, as bases de dados são integradas e os benefícios repercutem em outras pontas do negócio, como organização e planejamento de estoque. Você atinge o princípio da “prateleira infinita”, em que os pontos de operação físicos também podem acessar o estoque do ambiente online. Ou seja, se o consumidor quer um produto que não tem na loja, o vendedor pode efetuar a compra pelo e-commerce e dar como escolha a retirada na própria unidade ou a entrega na casa dele.

O mindset do vendedor também muda ao ter em mãos tecnologia para novas oportunidades de venda e de aumento de ticket médio, tudo isso, a partir da oferta de diferentes opções de compra e retirada do produto. Sem contar os novos modelos de comissionamento e práticas fiscais que possibilitam um ganho operacional em agilidade e no custo com logística.

A partir da estratégia de omnichannel, a jornada de compra torna-se mais dinâmica, ágil e completa e as chances de abandono do carrinho diminuem consideravelmente. Ao adotá-la, o percentual de desistência da compra, um dos principais gargalos do varejo eletrônico, cai em média 82%, de acordo com o estudo E-commerce Radar 2018, realizado pela consultoria Neoatlas.

Durante a Omnichannel Training Session I, da VTEX DAY, as principais experiências de Omnichannel no Brasil foram o destaque. Oderi Leite, diretor Digital do Grupo Cobasi, empresa focada em produtos para pets, Ricardo Carvalho, Head de E-commerce da Polishop, empresa de varejo conhecida por seus produtos inovadores e diferentes e Matheus Sepulveda, diretor Digital da Novo Mundo, rede de eletrodomésticos de Goiânia, apresentam os recursos implantados para transformar a experiência de compra do consumidor dentro das lojas físicas e promover a integração de canais.

A sessão será conduzida por Fabrizio Cascianelli, diretor de Vendas Corporativas VTEX, e Ilan Szuster, Sales Omnichannel Manager TVEX. Os executivos também apontam possíveis caminhos para as companhias que desejam implementar um novo produto ou serviço em operações Omnichannel e ainda  indicam quais erros evitar ao longo desse processo.

A Omnichannel Training Session, por sua vez, fomentou um debate mais amplo entre diretores e gerentes de varejo atuantes no segmento da moda que possuem lojas físicas e querem criar uma operação omnichannel eficiente e estruturada para fortalecer a equipe de vendas e o poder de compra do consumidor. Alisson Calgaroto, head de projetos Estratégicos do Grupo Soma e  Ricardo Azevedo, advogado da COTS, escritório jurídico que apoiou o projeto da Arezzo revelam os desafios no controle e engajamento das lojas e os obstáculos para transformar digitalmente as franquias. A sessão terá a moderação de Raíssa Rotolo, Omnichannel Sales Director VTEX, e de Thomas Low-Beer, Projects VTEX.

Fonte: Painel Logístico / Por Ilan Szuster, Sales Omnichannel Manager VTEX


No fim, a experiência do cliente é o que importa

 

 

—————

Ligue agora mesmo para nossos consultores e peça uma apresentação sem compromisso. +55 41.3069.9800

 

There is nothing to show here!
Slider with alias apn-1 not found.

 

A MAXTON Logística agrega o conhecimento de profissionais com mais de 30 anos de experiência no mercado adquiridos em grandes organizações. Com um corpo gerencial e equipe experiente e atuante, a MAXTON Logística pode assegurar o completo domínio sobre todos os pontos da cadeia logística com os aspectos e conceito geral do Supply Chain Managment, garantindo assistência integral a seus clientes.

Hoje a informação deve chegar muito antes que a mercadoria, entendendo este conceito a MAXTON Logística investe fortemente em ferramentas TMS e WMS, possibilitando consultas On-line de embarques e mercadorias armazenadas.

Para quem não pode parar a MAXTON Logística é o sistema de gestão ideal e com diferenciais na “SOLUÇÃO PARA A SUA OPERAÇÃO”, com foco na qualidade, desempenho e otimização dos recursos sempre buscando a eficiência e eficácia.

Conheça Nossa Estrutura

Tags:
armazenagem, armazenagem em curitiba, armazenagem logistica, armazenagem de cargas, distribuição de cargas, distribuição de produtos, picking, logistica, logistica em curitiba, transporte internacional de cargas, importação de cargas, exportação de cargas, carga internacional, encomenda internacional, frete internacional, porto de santos, porto de itajaí, porto de são francisco, montagem de kits, embalagens especiais, desembaraço de cargas, despachante aduaneiro, maxton , maxton logistica, internet das coisas, porta pallete

#armazenagem #armazenagememcuritiba #armazenagemlogistica #armazenagemdecargas #distribuiçaodecargas #distribuiçaodeprodutos #picking #logistica #logisticaemcuritiba #transporteinternacionaldecargas #importaçaodecargas #exportaçaodecargas #cargainternacional #encomendainternacional #freteinternacional #estufagem