Postado por
Armazenagem, Maxton Logística, Tecnologia

A revolução digital, que estamos presenciando, tem possibilitado mudanças significativas nos modelos de negócios e, com isto, muitas mudanças nas cadeias de suprimentos se fazem necessárias. Entender como a  inteligência artificial (IA) e machine learning, estão sendo usadas, é essencial para o profissional de logística. Precisaremos pensar em uma  “logística smart”.

Outro ponto de atenção neste sentido é quando ao uso da Internet das Coisas (IoT – Internet of Things). Com ela já é possível conectar objetos tornando-os inteligentes. Supercomputadores e realidade aumentada já são itens cada vez mais comuns no  mundo dos negócios. As transações em dispositivos móveis crescem a cada instante e, com a chegada do 5G, esta tendências será ainda mais relevante no mundo dos negócios. Por isso, minha dica é de que os profissionais estejam atentos a estes e outros avanços tecnológicos que estejam disponíveis

No contexto empresarial, as soluções inovadoras de tecnologia logística cumprem um papel importantíssimo ao trazer eficiência e qualidade aos processos. Em negócios que lidam com etapas como armazenagem, gerenciamento de estoque e entrega, observamos o desenvolvimento de ferramentas cada vez mais sofisticadas.

Quer saber que ferramentas são essas? Neste artigo, separamos 5 exemplos de novas tecnologias na logística para você ficar a par daquilo que já está modificando o mercado e também do que tem potencial para impactar o futuro. Acompanhe.

1. RFID

A identificação por radiofrequência — ou, em inglês, Radio-Frequency Identification (RFID) —, já é uma realidade na área logística há algum tempo, mas foi há poucos anos que seu custo começou a ficar mais atrativo.

Com a implantação das etiquetas, sensores e um sistema apropriado, a empresa ganha um alto grau de automação. Isso afeta a agilidade da operação principalmente no que diz respeito ao controle de estoque e ao processo de expedição de pedidos.


2. Lockers

Uma alternativa para reduzir os custos logísticos, beneficiando tanto os consumidores quanto as empresas, são os lockers — estabelecimentos destinados a guardar os pedidos dos clientes para que eles venham recolhê-los. O serviço pode funcionar em regime de 24 horas por dia, 7 dias por semana, e contar com armários automatizados, desbloqueados pelo próprio cliente por meio de um aplicativo ou SMS.

3. Integração de e-commerce e transportadoras

Em um mundo marcado pelas transformações digitais, é de se esperar que as transportadoras aprimorem seus softwares e forneçam todo o tipo de dados referente a processo de entrega para as empresas parceiras. Dessa maneira, os e-commerces que contratarem o serviço poderão integrar os sistemas e oferecer aos clientes informações mais precisas sobre as etapas do pedido.


4. Cockpit logístico

Consiste em uma interface para Smartphone ou tablet, com o objetivo de auxiliar o motorista durante as entregas. Nesse sistema, ele tem acesso a funcionalidades como:

  • acompanhamento das entregas realizadas e pendentes;
  • visualização da melhor rota;
  • comprovante de entrega digital, em que o destinatário assina no próprio dispositivo para confirmar o recebimento;
  • possibilidade de reportar ocorrências com o veículo ou no ambiente que prejudiquem o andamento das entregas;
  • envio de informações para a atualização do ERP da empresa.

5. Caminhões inteligentes

Os caminhões inteligentes são consequência do uso crescente da internet das coisas (IoT), em que sensores,  dispositivos e objetos estarão constantemente enviando e recebendo dados pela rede e entre si. A tendência é que os veículos permaneçam conectados com outros da frota e com o sistema de gestão de transporte.

Diferentemente do cockpit logístico, aqui, o motorista não participa ativamente do fluxo de informações.
Assim, além de ter um acompanhamento em tempo real da localização e do status das entregas, a empresa consegue tomar decisões melhores em caso de acidentes e outros imprevistos.

Notamos, portanto, que as novas tecnologias na logística têm, sim, um poder transformador. Veremos seus benefícios moldarem o mercado nos próximos anos, então não deixe de se manter atualizado e garantir que a sua empresa participe dessa evolução.

Somos maior empresa de tecnologia em geolocalização da América Latina, com 20 anos de experiência na área, fornecemos o apoio para otimizar as operações de sua empresa, garantindo informações estratégicas e a redução de custos operacionais.

Em parceria com sua equipe de TI, integramos soluções que permitem utilizar a inteligência da geolocalização para melhorar a comunicação entres os canais online e offline, por meio da integração do seu sistema com a API do Google Maps.

Mas quais são os benefícios disso na prática?

  • Aumento da eficiência nos atendimentos, reduzindo o tempo de resposta e facilitando o acesso ao histórico de cada cliente;
  • Maior agilidade e melhora na comunicação entre cliente e empresa, garantindo uma experiência de compra muito mais positiva para o consumidor;
  • Maior agilidade no fluxo de trabalho, uma vez que o sistema passa a ser alimentado automaticamente e em tempo real;
  • Redução de custos por meio da automatização de atividades, eliminação do uso de papel e otimização dos deslocamentos ao agrupar trabalhos geograficamente próximos;
  • Acesso a dados atualizados, que facilitam o acompanhamento de métricas e indicadores que garantem a satisfação dos clientes;
  • Melhora na rentabilidade, devido ao aumento da produtividade da equipe.

O impacto das tecnologias inteligentes na indústria logística

 


Transforme sua área de estoque em mais um espaço de vendas. Não ocupe seus funcionários e esforços com recebimento e controle de estoque. Deixe que nós, da Maxton Logística, façamos isso.

Ligue agora mesmo para nossos consultores e peça uma apresentação sem compromisso. +55 41.3069.9800

Tags:
armazenagem, armazenagem em curitiba, armazenagem logística, armazenagem de cargas, distribuição de cargas, distribuição de produtos, picking, logistica, logistica em curitiba, transporte internacional de cargas, importação de cargas, exportação de cargas, carga internacional, encomenda internacional, frete internacional, porto de santos, porto de itajaí, porto de são francisco, montagem de kits, embalagens especiais, desembaraço de cargas, despachante aduaneiro, maxton , maxton logistica, internet das coisas, porta pallete

#armazenagem #armazenagememcuritiba #armazenagemlogistica #armazenagemdecargas #distribuiçãodecargas #distribuiçãodeprodutos #picking #logistica #logisticaemcuritiba #transporteinternacionaldecargas #importaçãodecargas #exportaçãodecargar #cargainternacional #encomendainternacional #freteinternacional #estufagem

fonte:https://maplink.global/blog/
https://www.hrmlogistica.com.br/

Os desafios e soluções para a distribuição de cargas urbanas