A importância dos canhotos na logística

A importância dos canhotos na logística

A comprovação do recebimento de produtos é essencial para manter a qualidade e segurança do serviço. Mas você sabia que a gestão de canhotos é um recurso que garante isso para as transportadoras? Saiba como a tecnologia pode ajudar!

A pandemia do coronavírus acelerou o crescimento do mercado de logística no Brasil. Com menor circulação de pessoas pelas lojas físicas e aumento das vendas online, o e-commerce registrou uma alta substancial na demanda de entregas.

Já nos primeiros meses de 2021, o segmento de logística e transportes registrou crescimento relevante. Um informe do Radar do Transporte mostra que o volume de serviços do setor em fevereiro de 2021 foi 8,7% maior na comparação com dezembro de 2020. Trata-se do maior crescimento entre as atividades contabilizadas na área.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as atividades relacionadas ao transporte, como o armazenamento, também se sobressaíram. É o caso das empresas de logística, com a entrega de produtos comprados pela internet.

Com tamanho volume de serviço, a comprovação de recebimento torna-se fundamental para manter a segurança do processo de última milha. Por isso, cada vez mais as operações logísticas necessitam de uma gestão de canhotos eficiente.

A gestão de canhotos na era digital

O comprovante, seja ele físico ou eletrônico, possui finalidade comercial e serve para a confirmação de recebimento da mercadoria, se tornando essencial para garantir a segurança e a transparência do negócio.

O ideal é guardá-lo, para a eventualidade de o fisco solicitar a comprovação da entrega ou recebimento da mercadoria descrita na nota fiscal. No entanto, muitas companhias ainda encontram dificuldades em ter uma boa gestão de canhotos. A digitalização de documentos e processos é uma forte tendência no ramo de transportes e logística. Com isso, fica muito mais fácil realizar a gestão de canhotos e ter controle sobre os fluxos.

O comprovante de entrega eletrônico, também conhecido como canhoto digital, é destinado à emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e) e ao Conhecimento de Transporte eletrônico (CT-e). Ele foi criado para resolver os problemas encontrados com os tradicionais canhotos físicos, como perda e extravio, que culminam em penalidades para as empresas.

Prejuízos pela falta de uma gestão de canhotos eficiente

No entanto, muitas empresas e transportadoras ainda utilizam o tradicional Canhoto da Nota Fiscal para comprovação da entrega da mercadoria ao destinatário. Isso pode implicar uma série de problemas logísticos, como a necessidade de armazenar inúmeros documentos e a perda de produtividade ocasionada pelo trabalho manual de arquivamento e conferência.

Além disso, corre-se o risco de o papel se perder ou ser alterado, resultando em erros de coleta e entregas e no pagamento de multas previstas em contrato. O processo manual de gestão de canhotos, portanto, vai na direção contrária ao mundo da logística cada vez mais organizada, automatizada e eficiente.

Com a prova de entrega padronizada e digital, os problemas mais comuns relativos ao uso de comprovantes físicos deixam de ser uma preocupação para a sua equipe, que fica livre para focar no que realmente importa: a sua estratégia de negócios.

Benefícios da digitalização de canhotos

Um canhoto digital, devidamente preenchido e com imagem da entrega realizada, representa a prova de que o processo foi executado da maneira adequada.

Esse é o documento que contém a declaração expressa de que o consumidor recebeu as mercadorias constantes daquela nota fiscal, fato comprovado pela sua assinatura e pela prova visual da entrega, em forma de fotografia.

Entre alguns dos benefícios trazidos pela modernização da gestão de canhotos, podemos destacar:

1) Mais segurança dos dados da operação
Com o arquivamento digital das informações é possível deixar de lado o espaço na sua empresa que você estava reservando somente para o armazenamento destes documentos.

Muito além da economia de espaço, essa mudança gera uma redução substancial no risco de perder os canhotos por acidentes, incêndios, roubos ou qualquer outro tipo de problema passível de acontecer a documentos físicos. Com os comprovantes armazenados em segurança digitalmente, a perda ou extravio deixa de ser uma preocupação.

2) Agilidade no acesso aos dados
A maior produtividade não vem como benefício somente para motoristas e entregadores, mas também para os próprios gestores logísticos. Ao deixar de lado o processo demorado de separar e analisar os documentos impressos e optar pela gestão de canhotos de maneira digital, o gestor consegue acessar cada informação com velocidade e facilidade.

Do celular, na palma da mão, é possível determinar se as entregas foram realizadas e ter a comprovação em questão de minutos, além de monitorar a frota em tempo real, tornando toda a equipe produtiva de forma estratégica.

3) Garantia que o cliente recebeu o pedido no prazo
Poucas tecnologias estão fazendo tanto sucesso no mundo interconectado quanto a assinatura eletrônica. Cada vez menos dependentes de papel, os processos de logística de forma geral e de entrega, especificamente, já estão se modernizando.

Porém, algumas pessoas ainda têm dúvidas quanto à diferença entre assinatura digital e eletrônica. Veja alguns exemplos de assinatura eletrônica:

  • Senhas de números, como as utilizadas em bancos;
  • Padrão de bloqueio de tela de celular;
  • Uso de impressão digital;
  • Login e senha, como os utilizado em e-commerces e acessos a sites variados na internet;
  • Assinatura a próprio punho feita diretamente em equipamento eletrônico.
  • Ficou mais fácil de entender, né?

Uma das formas que vêm se tornando mais comuns em serviços de entrega modernizados é a assinatura a próprio punho diretamente em um equipamento eletrônico, como um tablet ou celular, por exemplo. Essa modalidade e todas as outras mencionadas permitem que o entregador tenha maior segurança quanto à comprovação de seu trabalho e da entrega das mercadorias.

Afinal, como mencionado no item anterior, o papel sempre corre o risco de se extraviar de uma forma ou outra. Porém, com a assinatura digital, assim que o consumidor assina o comprovante, ele já fica armazenado online, sem perda de informações.

Além disso, o processo digital e automatizado é mais simples e mais rápido do que o procedimento manual, deixando o entregador livre para realizar mais entregas, sem se preocupar com os processos onerosos de comprovação. Dessa forma, a assinatura eletrônica torna-se um recurso relevante para uma gestão de canhotos eficiente.

Gestão de canhotos com o aplicativos tecnológicos

Há aplicativos que validam coletas e entregas realizadas por meio de geolocalização, hora e data do motorista no cliente, tornando a gestão de canhotos uma tarefa muito mais fácil.

Com aplicativos de logística é possível comprovar digitalmente coletas e entregas com recursos como:

  • Registros em áudio de todos os serviços em campo;
  • Captura de fotos e vídeos;
  • Leitura de todos os tipos de códigos de barras;
  • Digitalização de documentos;
  • Assinatura eletrônica, na tela do celular.
  • Assim, a gestão de canhotos ocorre de forma muito mais organizada e segura para todos os atores envolvidos: gestores, entregadores e clientes.

Considerações sobre a gestão de canhotos

O crescimento no volume de entregas em todo o Brasil também exige uma comprovação eficiente para manter a qualidade do serviço. Isso significa que a gestão de canhotos é cada vez mais estratégica para os as empresas de logística.

Comprovantes de recebimento em papel podem trazer prejuízos e riscos à operação logística. Em contrapartida, uma gestão de canhotos realizada com base na tecnologia se mostra mais eficiente e segura.

É aí que entra um aplicativo de logística chamado uMov.me que possui todas as funcionalidades acima. E o melhor: com a possibilidade de customização, e sua empresa pode ter um aplicativo inspirado no seu negócio, vale a pena conferir.

Fonte: https://www.umov.me/

 

Transporte de cargas e as novas regras do MDF-E 3.00

Ligue agora mesmo para nossos consultores e peça uma apresentação sem compromisso. +55 41.3069.9800

There is nothing to show here!
Slider with alias apn-1 not found.

A MAXTON Logística agrega o conhecimento de profissionais com mais de 30 anos de experiência no mercado adquiridos em grandes organizações. Com um corpo gerencial e equipe experiente e atuante, a MAXTON Logística pode assegurar o completo domínio sobre todos os pontos da cadeia logística com os aspectos e conceito geral do Supply Chain Managment, garantindo assistência integral a seus clientes.

Hoje a informação deve chegar muito antes que a mercadoria, entendendo este conceito a MAXTON Logística investe fortemente em ferramentas TMS e WMS, possibilitando consultas On-line de embarques e mercadorias armazenadas.

Para quem não pode parar a MAXTON Logística é o sistema de gestão ideal e com diferenciais na “SOLUÇÃO PARA A SUA OPERAÇÃO”, com foco na qualidade, desempenho e otimização dos recursos sempre buscando a eficiência e eficácia.

Conheça Nossa Estrutura

Tags:
armazenagem, armazenagem em curitiba, armazenagem logistica, armazenagem de cargas, distribuição de cargas, distribuição de produtos, picking, logistica, logistica em curitiba, transporte internacional de cargas, importação de cargas, exportação de cargas, carga internacional, encomenda internacional, frete internacional, porto de santos, porto de itajaí, porto de são francisco, montagem de kits, embalagens especiais, desembaraço de cargas, despachante aduaneiro, maxton , maxton logistica, internet das coisas, porta pallete

#armazenagem #armazenagememcuritiba #armazenagemlogistica #armazenagemdecargas #distribuiçaodecargas #distribuiçaodeprodutos #picking #logistica #logisticaemcuritiba #transporteinternacionaldecargas #importaçaodecargas #exportaçaodecargas #cargainternacional #encomendainternacional #freteinternacional #estufagem