Saiba as principais tendências para a logística em 2022

Saiba as principais tendências para a logística em 2022

Saiba as principais tendências para a logística em 2022 – Com o processo acelerado de transformação digital pelo qual diversos setores da economia estão passando, a expectativa é que tenhamos transformações significativas nas relações produtivas lideradas pelas empresas. Nesse sentido, temos tendências de logística consolidadas para o ano de 2022 – que impactarão diretamente as operações de milhões de companhias.

Estamos falando da integração de soluções em inteligência artificial, de novas aplicações de cloud computing, de entregas por drones, incorporação de práticas de ESG, entre outras inovações e tendências de logística.

Para entender, na prática, o que nos aguarda no próximo ano em se tratando de processos de logística, acompanhe.

As principais tendências de logística

1. Inteligência Artificial Generativa (IA)
Uma das principais tendências de logística na área de Inteligência Artificial a chegar ao mercado é a chamada IA generativa. Por meio dessa aplicação, é possível criar, via algoritmos, objetos analógicos e digitais de todos os tipos, com uma precisão surpreendente.

Estamos falando de programação de software, do desenvolvimento de conteúdo web, da composição de músicas, manipulação de imagens, produção de vídeos, entre outras possibilidades.

Atualmente, a IA generativa é empregada em uma série de atividades, como criação de código de softwares, desenvolvimento de medicamentos e ações de marketing. No entanto, especialistas alertam para o uso indevido dessa tecnologia, que também pode ser utilizada para arquitetar golpes, para a promoção de desinformação, entre outras possibilidades de fraudes.

2. Data Fabric
Data Fabric pode ser definida como uma arquitetura e um conjunto de serviços de dados capazes de disponibilizar aplicações consistentes em ambientes multi-cloud. Trata-se de uma arquitetura capaz de padronizar as práticas de gerenciamento de dados em nuvem.

Dentre as várias vantagens de investir nessa abordagem, que é uma das principais tendências de logística, podemos citar: mais segurança no armazenamento de dados, visibilidade dinâmica de informações, facilidade para se chegar a insights, acesso facilitado e maior controle sobre dados.

Quanto a isso, não podemos nos esquecer que em um mundo em que os dados são cada vez mais necessários para chegar a decisões assertivas, as empresas precisam compartilhar de uma base comum e confiável de informações. No dia a dia de qualquer negócio, por exemplo, os usuários dependem dos recursos de TI para localizar dados, integrá-los com outras fontes e disponibilizá-los para consumo.

3. Aplicações nativas em nuvem
As aplicações nativas em nuvem, ou cloud native apps, são um conjunto de serviços de pequena dimensão e organizados de forma independente, representando mais uma das tendências de logística. Essas aplicações são projetadas para agregar valor à operação de negócios dos mais diversos segmentos.

Isso é possível a partir da capacidade que esse recurso tem de incorporar feedback de usuários com rapidez, visando a implementação contínua de melhorias. Na prática, o desenvolvimento de aplicações nativas em nuvem é uma maneira eficiente de acelerar o desenvolvimento, a otimização e a integração de processos de trabalho. A intenção é oferecer aplicações personalizadas para os usuários e no ritmo que eles desejam.

Segundo definição de desenvolvedores da Microsoft, empresa referência na criação de aplicações nativas em nuvem, “esse tipo de sistema é projetado para prosperar em um ambiente de nuvem dinâmico e virtualizado, esses sistemas fazem uso extensivo da infraestrutura de computação e dos serviços gerenciados de PaaS (plataforma como serviço). Eles tratam a infraestrutura subjacente como descartável – provisionado em minutos e redimensionado, dimensionado ou destruído sob demanda – via automação.”

4. Entrega por drones
Se há alguns anos a entrega por drones parecia algo distante, em 2022, essa inovação estará mais próxima do que nunca de se tornar realidade.

Essas mini aeronaves, embora possam carregar mercadorias de tamanho diminuto, podem ser altamente estratégicas e acabam por se tornar mais uma das tendências de logística. Isso porque essa tecnologia viabiliza entregas ágeis, demandando apenas o trabalho de um operador que atua de forma remota.

O emprego dos drones no setor de logística é algo que está em consonância não somente com as preferências dos consumidores – que desejam entregas ágeis –, mas também com o novo papel das empresas em meio à crise climática. Afinal, essa tecnologia ajuda a reduzir o volume de emissões e contribui para melhor ocupação das cidades, à medida que temos menos automóveis em circulação.

5. Práticas de ESG
A propósito do que vínhamos falando no tópico anterior, estamos vivenciando um reposicionamento das organizações em termos de responsabilidade social e ambiental. Seja por uma cobrança de investidores ou dos próprios consumidores, os chamados valores ESG (Environmental, Social and Governance, ou Meio ambiente, Sociedade e Governança) passaram a nortear as estratégias de mercado das companhias. Naturalmente, o setor de logística não fica de fora dessas transformações.

O próprio mercado consumidor já busca reconhecer e se relacionar, preferencialmente, com empresas capazes de demonstrar o quão comprometidas estão com as práticas de ESG. Por isso, é indispensável a mais uma das tendências de logística para 2022.

6. Inteligência de decisão (DI)
Inteligência de decisão pode ser resumida como a capacidade de uma empresa de processar grandes quantidades de dados para tomar decisões.

Alguns dos exemplos mais objetivos da aplicação dessa técnica diz respeito aos mecanismos de recomendação, que usam analytics para prever entraves em processos logísticos de elevada complexidade. A partir do uso de ferramentas como essa, os gestores contam com a possibilidade de se antecipar a problemas e planejar ações corretivas. Vale, portanto, ficar atento a essas ferramentas, que são mais uma das tendências de logística.

7. Experiência Total (TX)
TX é uma estratégia de negócios que combina as disciplinas de experiência do cliente (CX), experiência do funcionário (EX), experiência do usuário (UX) e multi-experiência (MX), já sendo considerada uma das principais tendências de logística. O objetivo do TX é aumentar a confiança e satisfação dos clientes e funcionários.

Isso é feito para criar um ambiente de trabalho em que todos os times estejam preparados para entregar interações de qualidade com os clientes da marca. Desse modo, a empresa construirá relacionamentos robustos e marcados pela fidelização de seus consumidores sempre.

Depois de conferir este artigo com as principais tendências de logística, não podemos deixar de chamar a atenção para a necessidade de se investir neste setor. Como vimos, já temos uma infinidade de novas aplicações tecnológicas capazes de revolucionar a forma de fazer negócio das empresas. Quem não está aberto a incorporar essas inovações, certamente, perderá competitividade em relação a seus concorrentes.

Assista ao video abaixo e veja o que podemos aprender com os grandes centros de distribuição

Fonte: https://maximatech.com.br/

 

 

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