O comércio eletrônico está crescendo a uma taxa surpreendente. Na verdade, o número de vendas on-line aumentou 16,3% anualmente, relata Jeffrey B. Graves, da empresa americana Inbound Logistics , respondendo por quase metade de US $ 1 trilhão até 2010. Enquanto isso, o número de armazéns ainda não cresceu o suficiente para acomodar o aumento. em atendimento de pedidos e processamento. Como resultado, os expedidores de hoje precisam trabalhar de forma mais eficiente e produtiva para se manterem competitivos e oferecer aos clientes soluções viáveis. Felizmente, transportadores e gerentes de armazéns que seguem essas práticas recomendadas podem melhorar a produção para atender à crescente demanda.
Por que o comércio eletrônico no Brasil está crescendo
O percentual de consumidores virtuais ativos na internet já chegou a 20% da população. Confira alguns motivos pelos quais este mercado está crescendo e qual o papel do Marketing Digital em um ecommerce.
Os números comprovam aquilo que muitas pessoas, inclusive os empreendedores digitais, já sabem: as vendas pela internet crescem a cada ano.Esse crescimento se deve a inúmeros fatores, como o crescimento de brasileiros que possuem acesso à internet – o que se deu, em grande parte, pelo aumento nas vendas de smartphones nos últimos anosIsso significa que as pessoas não só estão se conectando mais como também estão comprando mais – muitas delas pelos seus dispositivos móveis.
Essa nova realidade mostra que os empresários com lojas virtuais mais do que nunca devem se preocupar em investir em um ecommerce responsivo ou mesmo em uma loja mobile. Dados apontam ainda que metade da população já possui acesso à internet e que o número de pessoas com smartphone já ultrapassa os 35% da população. Além disso, o percentual de consumidores virtuais ativos na internet já chegou a 20% da população.
O site Ebit, famoso por ajudar os consumidores a conhecerem a reputação do comércio eletrônico publica, todos os anos, os seus levantamentos sobre o ecommerce do país. Em 2015, ele divulgou que o faturamento do segmento ficou em R$ 41,3 bilhões, o que significou um crescimento de 15,3% em relação ao ano de 2014. Os números de 2016 foram fechados com um crescimento de 8% em relação ao ano anterior, o que representaria um faturamento que chega a R$ 44,6 bilhões.
Essa é também a realidade prevista para os próximos anos, inclusive em termos de faturamento, uma vez que os preços estão aumentando cada vez mais. Mesmo assim o crescimento percentual de consumidores que preferem a internet para realizar as suas compras também é uma constante, inclusive com mais pessoas aderindo à banda larga, o que foi registrado pelo mesmo estudo. Embora a maioria da população ainda prefira comprar em lojas físicas, a questão é que esses números são muito positivos para quem já possui um ecommerce ou pretende abrir o seu próprio negócio pela internet.
Esse crescimento é bastante significativo, ainda mais se for levado em consideração que o hábito de comprar pela internet é relativamente novo ao ser comparado com esse costume em outros países, que realizam compras pela web há muito mais tempo.
O mundo todo vem experimentando uma situação quase sem precedentes, que se estende até o segundo semestre de 2020. Há alguns meses, para ajudar a conter a pandemia da COVID-19, milhões de pessoas têm se mantido dentro de casa, evitando aglomerações e contato físico. Tudo isso causou efeitos profundos na rotina, o que inclui o modo de fazer compras e também aquilo que é comprado. Nesse cenário, o comércio eletrônico, que já mantinha um crescimento expressivo, foi impulsionado ainda mais com milhares de novos consumidores transformando seus hábitos e passando a fazer compras on-line.
As vendas globais no e-commerce no mês de junho de 2020 registraram o maior aumento da história nas análises ano a ano. Nesse período, houve crescimento de 28% em comparação com o mesmo mês em 2019, conforme os dados publicados pela ACI WorldWide. Os números do comércio digital brasileiro são ainda mais surpreendentes, de acordo com o índice MCC-ENET (realizado em uma parceria do Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico com o Movimento Compre & Confie). Comparando junho de 2020 a junho de 2019, houve um aumento de 110,52% nas vendas. O faturamento foi 108,84% maior.
Isso significa que as pessoas estão comprando mais pela internet e a boa notícia é que pretendem manter esse hábito. É o que confirma uma pesquisa apresentada por Fábia Juliasz, head of research da Rede Globo, no Fórum E-commerce Brasil 2020. Os dados levantados pela emissora mostram que 46% dos brasileiros pretendem continuar comprando on-line depois do fim da pandemia.
Integre seu sistema de comércio eletrônico com os requisitos de conformidade.
Os EUA e grande parte do mundo são hipervigilantes após inúmeros ataques terroristas, ataques da polícia e aumento da violência. É lógico que os requisitos de conformidade , como o EDI 856 Advanced Shipping Notice, continuarão a se tornar mais importantes. Por exemplo, as informações necessárias podem ser facilmente expandidas para incluir detalhes que não são obrigatórios a partir de agora. Embora você precise extrair essas informações ao longo do dia, isso deve ser um processo automatizado. Na verdade, esses detalhes devem ser compilados e informados de dentro do seu sistema de gerenciamento de armazém (WMS), o que reduz o tempo necessário para processar milhares, se não dezenas de milhares, de pedidos.
1. Gerenciar retornos de forma rápida e eficaz.
Retorna não simplesmente uma nuance para os remetentes; eles são essenciais para proporcionar tranquilidade aos consumidores durante as compras on-line. Conforme explicado por Carl Marin da Advantage Business Mediavarejistas on-line em grande escala, incluindo Amazon e Wal-Mart, estão atendendo consumidores com opções de retorno inigualáveis, tornando os possíveis retornos mais fáceis e virtualmente gratuitos para os consumidores. Infelizmente, os consumidores têm muito menos probabilidade de concluir uma compra on-line se as políticas de devolução não existirem ou forem muito caras, e muitos consumidores simplesmente deixarão de comprar seus produtos se puderem ser obtidos com uma garantia de devolução de outra solução de comércio eletrônico. Em outras palavras, os remetentes precisam estar preparados para assumir os custos de devolução gratuita, assistência na impressão de etiquetas de envio e processamento de devoluções à medida que entram.
2. Proactive Pull Orders como eles entram.
Os armazéns de comércio eletrônico estão processando mais pedidos do que nunca. Como resultado, um único armazém de eCommerce pode ser responsável pelo processamento de mantimentos, frutas e vegetais frescos, suprimentos de beleza, vestuário e praticamente qualquer outro tipo de produto. Os transportadores precisam puxar os pedidos de forma proativa à medida que entram, mas a chave para tornar esse sucesso de prática é priorizar a coleta de pedidos para atender às demandas dos consumidores.
3. Gerenciar todos os tipos de pedidos sob um só teto.
Historicamente, os canais de pedidos foram divididos entre diferentes centros de distribuição. Pedidos para espaços de varejo vieram de um centro. Enquanto isso, pedidos processados on-line foram deixados exclusivamente em outro centro. No entanto, a separação foi ainda mais aparente, já que os pequenos remetentes de pacotes operavam quase que independentemente dos remetentes em grande escala, usando menos de caminhão-frete (LTL) e carga de caminhão (FT). No entanto, o impulso inflexível em direção a produtos mais baratos, baixos custos de envio e entrega mais rápida está tornando mais difícil para os expedidores operarem independentemente uns dos outros.
Neste espaço, o papel de usar um sistema de gerenciamento de transporte dedicado (TMS), que inclui um WMS, tornou-se vital para o sucesso. Um TMS combina as vantagens de trabalhar de forma independente com os benefícios de trabalhar em conjunto e os expedidores podem combinar ordens de diferentes canais e modos diferentes em um ambiente, reduzindo atrasos e custos desnecessários ao longo do caminho, informa Roberto Michel, da Logistics Management .
4. Use Métricas para Rastrear Processos de Progresso e Cumprimento de Pedidos.
O fluxo interminável de pedidos recebidos via eCommerce na verdade reflete uma parte da cadeia de fornecimento multicanal . Em outras palavras, um pedido de eCommerce pode ser um pedido final de um varejista quando um cliente fez um pedido no armazenamento físico. Em última análise, o papel do comércio eletrônico se estende para além das necessidades de transporte e pedidos puramente de comércio eletrônico. No entanto, os expedidores devem usar métricas para rastrear a porcentagem de pedidos atendidos dentro dos requisitos de tempo, o número de pedidos enviados dentro de um determinado período de tempo, a precisão nos pedidos colhidos, embalados e enviados e a produtividade do trabalho. Cada uma dessas métricas se relaciona diretamente com as promessas do consumidor, como a remessa gratuita de dois dias.
5. Use incentivos.
Ter métricas para acompanhar o progresso e a produtividade é apenas metade da batalha. Seus funcionários precisam ter um motivo para trabalhar de forma mais eficiente do que o medo de não serem empregados. Além disso, ameaçar o emprego e a segurança financeira de sua equipe só produzirá hostilidade. Em vez disso, você deve implementar um programa baseado em incentivos para incentivar todos os funcionários a trabalhar juntos e aumentar o progresso e a produtividade. Isso aumenta a colaboração, que também pode ser aproveitada para aumentar a colaboração entre outras partes da cadeia de suprimentos.
Por exemplo, os membros da equipe que têm as pontuações de erro mais baixas para um mês de pedidos de comércio eletrônico podem receber ordens adicionais de TDF. Como resultado, seus funcionários estarão mais dispostos a fazer alterações para acessar opções de envio mais baratas, mais rápidas e mais eficientes, como a terceirização da auditoria de pequenos pacotes para um provedor de logística terceirizado.
6. Otimizar os requisitos de transporte durante o picking.
Além dos custos de mão-de-obra para que os membros da equipe escolham os produtos fisicamente, o custo de transportar uma remessa para o cliente representa um dos maiores custos da cadeia de suprimentos. Enquanto muitas encomendas pequenas podem entrar, o armazém deve trabalhar de forma proativa para reduzir os custos de transporte, escolhendo e embalando produtos para o transporte intermodal , afirma Art Eldred e Tony Hollis da Supply Chain 24/7 . Como resultado, os transportadores podem reduzir os tempos de trânsito e os custos de combustível, o que promove uma entrega mais rápida no prazo.
O comércio eletrônico não mostra sinais de desaceleração, e aqueles que se recusarem a aprimorar os processos de armazenamento e envio perderão suas vantagens competitivas e falharão. No entanto, o futuro do comércio eletrônico está cheio de oportunidades. Se os transportadores e armazéns puderem aproveitar o poder da demanda insuperável para melhorar os processos durante o atendimento e o envio dos pedidos, eles podem se tornar os aproveitadores da indústria de amanhã.
Transforme sua área de estoque em mais um espaço de vendas. Não ocupe seus funcionários e esforços com recebimento e controle de estoque. Deixe que nós, da Maxton Logística, façamos isso.
Ligue agora mesmo para nossos consultores e peça uma apresentação sem compromisso. +55 41.3069.9800