Destacar-se na área de logística é um grande desafio tanto para quem já trabalha no setor quanto para quem pretende iniciar uma nova carreira.
Uma excelente alternativa é começar a desenvolver algumas competências que são essenciais para essa área que oferece diferentes possibilidades de atuação.
Antes, vamos conhecer mais detalhes sobre esse ramo.
A área de logística está mais presente no nosso dia a dia do que a gente imagina.
Pense um pouco na sua rotina. Para ir trabalhar ou estudar, você planeja o horário adequado para sair de casa, certo? E, provavelmente, avalia qual o melhor meio de transporte que o fará chegar mais rápido gastando menos, além de organizar como e onde vai guardar o material que utilizará durante o dia.
Outra situação bastante comum hoje em dia: fazer compras pela internet. Já parou para pensar como um produto de uma empresa que fica a quilômetros de distância chega tão rápido à sua casa?
Essa é a magia do comércio eletrônico: junta a comodidade, a rapidez e o baixo custo para satisfazer ao cliente. Tudo isso só acontece graças ao eficiente trabalho do setor de logística. Viu só?
Toda essa programação, as etapas e os procedimentos são fluxos de logística!
Por dentro da área de logística
A logística, em linhas gerais, é responsável por monitorar todo o fluxo de transporte de produtos e as informações relacionadas (pedidos, quantidade, estoque, etc.), oferecendo as melhores soluções para que a mercadoria chegue ao seu destino com rapidez e o menor custo.
Resumindo: o setor tem que entender quais são as necessidades do cliente e atuar para satisfazê-lo com eficiência, diminuindo possíveis impactos ou prejuízos.
Alguns aspectos administrados pela logística:
- em que momento uma mercadoria deve ser produzida;
- qual embalagem é a mais adequada;
- qual o transporte e quais as formas de armazenamento são mais eficientes;
- quais serão os fornecedores;
- quais tecnologias serão necessárias em cada etapa.
Para ser capaz de gerenciar tudo de uma maneira inteligente, a área de logística precisa conhecer cada etapa do processo de produção e participar de decisões estratégicas da empresa, trabalhando em conjunto com outros setores.
O resultado disso tudo? Serviços eficientes, clientes satisfeitos e negócios competitivos, bem-sucedidos e duradouros.
E se engana quem acha que a logística está presente apenas em grandes empresas e indústrias. Essa organização de processos existe em todos os negócios: desde o controle do estoque de medicamentos em um hospital, até o sistema de entrega de uma pequena pizzaria de bairro.
Apesar de parecer uma área apenas de caráter operacional, a logística hoje tem um papel bem estratégico para o bom funcionamento de qualquer empresa. E essa evolução, claro, exige que os profissionais desenvolvam competências para se dar bem na carreira.
Conheça 5 competências para se destacar na área de logística
Além do conhecimento técnico sobre o setor logístico e os conceitos de outras áreas (como administração e economia), algumas habilidades transformam o profissional em peça-chave em todo o processo.
Veja quais são essas competências:
1 – Pensar na estratégia do negócio
O profissional de logística precisa saber avaliar os pontos positivos e negativos do negócio e conhecer bem seus concorrentes. Só assim será possível fazer uma análise de mercado e prever cenários para evitar decisões equivocadas. Estar sempre muito bem informado é essencial. Objetivo: elaborar estratégias que realmente façam a diferença.
2 – Olhar para toda a empresa, não apenas para um setor
Falando em tomada de decisões, sai na frente quem é capaz de identificar não só os problemas, mas também boas oportunidades. Por isso, é importante ter uma visão geral da empresa, acompanhando tudo o que acontece, já que a rotina de outros departamentos pode interferir diretamente no trabalho do setor de logística.
Com esse olhar ampliado, o profissional consegue criar soluções para melhorar processos e reduzir custos, sem comprometer o cumprimento de metas e prazos.
3 – Desenvolver uma visão global (logística internacional)
Empresas de diferentes ramos se relacionam com organizações estrangeiras – seja para vender, seja para comprar produtos ou matérias-primas.
Para trabalhar de maneira adequada com esses clientes e fornecedores, o profissional de logística precisa ter fluência em um segundo idioma (inglês, no mínimo) e capacidade de se adaptar a diferentes culturas.
Mas atenção! A importância da visão global vai além da comunicação. É preciso entender como funcionam o mercado internacional e os fluxos de importação e exportação.
Com essas informações valiosas, será possível avaliar o impacto das transações nos negócios em relação a custos, riscos, prazos, aspectos legais, etc.
4 – Dinamismo e capacidade de adaptação
Por mais que haja planejamento e organização, a área de logística é muito dinâmica e sujeita a mudanças a todo momento. Por isso, agilidade e disposição para trabalhar sob pressão fazem toda a diferença para quem atua no ramo.
5 – Liderança e boa comunicação
Por intermediar o contato entre todos os envolvidos – setores internos, empresas terceirizadas, fornecedores, clientes –, o profissional de logística precisa ter senso de liderança e se comunicar de forma clara para repassar tarefas, resolver conflitos, promover o bom relacionamento entre os funcionários e estimular o trabalho em equipe.
Como se preparar para trabalhar na área de logística:
Agora que você já conhece algumas competências da área de logística, é importante destacar: o setor absorve profissionais com diferentes formações (administração de empresas, comércio exterior e engenharia de produção, por exemplo).
Mas saiba que há cursos livres, técnicos, tecnológicos e especializações bem mais focados e sob medida para quem quer atuar na área.
O mercado de trabalho é bem amplo. No comércio, na indústria ou na prestação de serviços, é possível atuar em diferentes setores da logística, tais como:
- suprimentos/compras;
- transporte;
- armazenamento;
- gestão de estoque;
- tecnologia da informação;
- seguro de cargas;
- produção;
- comércio exterior;
- recebimento;
- expedição;
- conferência de produtos.
Outras dicas para crescer na carreira
Deu para perceber que a área de logística é bem dinâmica, né?!
O profissional interessado em conquistar novas oportunidades e ir mais longe na carreira pode seguir alguns caminhos:
– investir em uma especialização: pode ser na própria área de logística ou em temas relacionados, como gestão de pessoas, gerenciamento de projetos ou até cursos de liderança;
– aprender outro idioma: saber uma segunda língua – geralmente inglês ou espanhol – é o básico. Para ter um diferencial, invista em um terceiro idioma;
– buscar conhecimentos tecnológicos: logística e tecnologia andam juntas. Acompanhe as tendências de ferramentas e sistemas utilizados na área, como o Excel aplicado à logística;
– pensar em uma logística mais sustentável: o conceito de sustentabilidade também está presente nos processos da área de logística. Cada vez mais, o setor precisa colocar em prática a chamada logística reversa, uma lei que cobra das empresas ações socioambientais. Atualmente, há uma cobrança maior principalmente quanto à responsabilidade da logística sobre o destino dos resíduos sólidos e o reaproveitamento de matérias-primas nos ciclos produtivos.
Fonte:https://www.blogsenacsp.com.br/
Estudo sobre transportes e logística até 2035 estimula investimentos do setor