10 respostas para e-commerce superar a interrupção da cadeia de suprimentos

10 respostas para e-commerce superar a interrupção da cadeia de suprimentos

Nos últimos anos, a resiliência de sua cadeia de suprimentos de comércio eletrônico teria sido testada como nunca antes. O maior desafio provavelmente veio da pandemia de Covid-19, que sinalizou longos períodos de bloqueio e interrupção em todo o mundo.

Em meio a tudo isso, um navio porta-contêineres, o Ever Given, bloqueou o Canal de Suez por seis dias, paralisando a movimentação de US$ 400 milhões em mercadorias por hora.

A guerra Rússia-Ucrânia em curso está tendo um impacto devastador na vida das pessoas na região. O conflito também teve um impacto global, causando estragos no transporte de matérias-primas essenciais, como petróleo.

A seguir, respondemos algumas perguntas frequentes para empresas de e-commerce do atual cenário nacional e mundial:

1) Nosso negócio de e-commerce vem passando por enormes problemas na cadeia de suprimentos. Somos só nós?

Definitivamente não. Sua lucratividade pode ter sido afetada por esses problemas, mas pelo menos podemos garantir que você não está sozinho. De acordo com o Institute of Supply Management (ISM), cerca de 75% das empresas pesquisadas relataram interrupções na cadeia de suprimentos, 80% esperavam algum tipo de interrupção no futuro próximo, enquanto 62% relataram atrasos no recebimento de mercadorias.

2) Não lidamos diretamente com empresas na Rússia ou na Ucrânia, mas nossa cadeia de suprimentos ainda parece ter sido atingida pela crise. Por quê?

Hoje em dia, com a economia global, tudo está conectado. De acordo com a Dun & Bradstreet, existem menos de 15.000 fornecedores de Nível 1 na Rússia. Mas risque abaixo da superfície e você descobrirá que existem 7,6 milhões de relacionamentos com fornecedores de Nível 2 com entidades russas globalmente. Cada problema tem um efeito indireto e pode ser por isso que você está enfrentando problemas, mesmo que sua cadeia de suprimentos não cruze a área.

3) Quando o Canal de Suez foi bloqueado e nossa mercadoria atrasou, nossa reputação foi prejudicada. O que poderíamos ter feito para evitar isso?

Cada modo de transporte de carga tem seus prós e contras, mas quando se trata de velocidade e resposta a situações de emergência, como o bloqueio do Canal de Suez, o frete aéreo deixa os outros para trás. Você pode ler a história completa de como o ar veio em socorro de uma empresa global de vestuário que enfrentava problemas operacionais, como entrega de documentação e liberação de conhecimentos de embarque A mudança para o ar no último minuto salvou o dia, bem como a reputação da marca de moda.

4) As vendas do e-commerce cresceram 50% durante a pandemia. Como podemos parar os problemas da cadeia de suprimentos que dificultam esse crescimento?

O aumento das vendas no e-commerce é resultado da mudança de hábitos dos consumidores. Mesmo que as atuais interrupções na cadeia de suprimentos continuem e novas surjam, a direção das viagens para o comércio eletrônico continuará sendo ascendente e descendente. O que você precisa focar é construir resiliência em sua cadeia de suprimentos para que você possa lidar com o próximo grande evento inesperado. Isso significa ter uma variedade maior de meios de transporte à sua disposição, para que você não dependa muito de um único.

5) Nosso negócio de e-commerce é principalmente sazonal. Como podemos lidar com as demandas extras colocadas em nossa cadeia de suprimentos durante a alta temporada sem incorrer em custos desnecessários em horários mais tranquilos?

Essa pergunta toca em um ponto muito importante. A resiliência da cadeia de suprimentos não é apenas uma questão de acelerar as coisas ou aumentar os volumes quando você está ocupado. É também sobre ser capaz de desacelerar as coisas quando o calor está desligado. A resposta a este desafio de dois gumes está na construção da flexibilidade. Com a maior variedade de opções de transporte, juntamente com armazenamento flexível, capacidades de contêineres e maior visibilidade em toda a cadeia de suprimentos de ponta a ponta, tanto o aumento quanto a queda na oferta e na demanda podem ser atendidos com mais facilidade.

6) Como podemos tornar nossa cadeia de suprimentos mais resiliente após os futuros eventos totalmente imprevisíveis?

Se você tivesse uma melhor visibilidade de sua cadeia de suprimentos, seria capaz de reagir mais rapidamente a problemas inesperados e tomar medidas para superá-los enquanto ainda há tempo. As soluções de tecnologia podem ajudá-lo a rastrear suas mercadorias no nível do solo, da fábrica ao navio e armazém, até o consumidor final. Quando você tem esse tipo de visibilidade, pode sentir o primeiro sinal de problema e, esperançosamente, reagir antes que seja tarde demais.

7) O frete aéreo pode ajudar a resolver os problemas da cadeia de suprimentos que enfrentamos nos últimos anos? 

Sim, usar o ar é comparativamente caro em comparação com outras formas de transporte, mas pode economizar dinheiro para sua empresa quando usado corretamente. Na maioria dos casos, a logística aérea fornece outra corda ao seu arco em vez de uma solução independente. Ter uma variedade de modos de transporte à sua disposição oferece flexibilidade e isso ajuda a criar resiliência em sua cadeia de suprimentos. Uma abordagem integrada à logística dá à sua empresa a capacidade de migrar para soluções alternativas, como frete aéreo, diante de restrições de capacidade e congestionamento no transporte marítimo.

8) Com um número cada vez maior de eventos climáticos extremos esperados nos próximos anos, como podemos impedir que eles afetem a confiabilidade da nossa cadeia de suprimentos?

A escala deste problema é enorme. Apenas um único desastre relacionado ao clima nos EUA provavelmente levará a perdas líquidas de negócios de cerca de US$ 1 bilhão. Existe uma necessidade prática de ter acesso às informações mais precisas possíveis, que a Maersk pode fornecer graças aos nossos serviços integrados, ativos próprios e conjunto de ferramentas avançadas.

Isso precisa ser combinado com a capacidade de responder com modos alternativos de transporte no último minuto, se necessário. Além da flexibilidade, a redução do número de parceiros, pontos de contato e transferências na cadeia de suprimentos também ajuda a reduzir a complexidade e o risco, dois grandes fatores que contribuem para a confiabilidade. Assim, como acontece com todas as ameaças à sua cadeia de suprimentos, você precisa estar preparado o quanto antes e ter agilidade para acelerar, desacelerar ou alterar seus planos de cadeia de suprimentos rapidamente.

9) Qual é o melhor caminho a seguir para o gerenciamento bem-sucedido das cadeias de suprimentos?

À medida que a China começa a se abrir novamente após novos esforços de mitigação do Covid-19, a demanda global está aumentando. O frete aéreo está melhor posicionado para evitar congestionamentos do que o frete marítimo, e é por isso que a Maersk prevê que terá um papel muito maior a desempenhar no transporte. É uma solução rápida e eficaz para situações de emergência e onde a movimentação de cargas bloqueadas é um imperativo comercial. E também é uma ótima opção para mercadorias onde a rapidez e a disponibilidade são fundamentais para atender às expectativas do cliente.

10) Parece que tivemos um evento de cisne negro atrás do outro recentemente. Qual será o próximo?

Não há como dizer, mas parece sensato supor que haverá muito mais interrupções inesperadas em sua cadeia de suprimentos nos próximos anos. Adote essa visão e você pode começar a construir a resiliência necessária para suavizar os solavancos na estrada.

Resumindo:  a flexibilidade é a chave para desenvolver uma cadeia de suprimentos resiliente para o seu negócio avançar!

Fonte: Maersk