Por que as sementes viajam pelo mundo

Enquanto os fatores de carga de passageiros das companhias aéreas estão em níveis recordes, a American Airlines (AA) recentemente quebrou um recorde de peso no transporte de uma mercadoria que não é considerada uma carga aérea típica: sementes!

Há demanda mais do que suficiente para transportar sementes de soja para a AA para agendar um Boeing 777-300 para voos de carga de Buenos Aires para seu hub em Miami. O voo recorde da empresa em 16 de abril de 2020 transportou mais de 115.000 libras de sementes paletizadas com destino ao cinturão agrícola dos EUA.

A AA está neste negócio há mais de uma década; mas é apenas uma parte de sua programação de carga recém-expandida de 46 voos por semana dos EUA para a Europa, Ásia e América do Sul. Além das sementes de soja, o transporte de equipamentos essenciais para combater a pandemia de COVID-19 é uma forma de validar a manutenção de aeronaves de passageiros no ar.

Embora a maior parte da economia dos EUA estivesse bloqueada, a temporada de plantio de soja manteve seu cronograma padrão de março a maio. O Coronavirus Food Assistance Program (CFAP) foi anunciado em 17 de abril de 2020 pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).

Dos US$ 19 bilhões dos fundos do programa, US$ 16 bilhões foram destinados para aliviar os agricultores e pecuaristas impactados por perdas devido ao excesso de oferta para o ano de comercialização de 2020.

O USDA também comprará e distribuirá frutas, legumes, laticínios e produtos de carne a uma taxa mensal de US$ 100 milhões por tipo de commodity, a fim de fornecer bancos de alimentos e outras organizações que apóiam os necessitados. Devido à sazonalidade da agricultura, o CFAP foi necessário para evitar o colapso de grande parte da cadeia de suprimentos de alimentos dos EUA no verão.

Como a maioria das cadeias de suprimentos atuais, o processo de produção e distribuição de alimentos abrange muitos quilômetros e muitos países. Quando se trata de comércio internacional de sementes, a carga aérea proporciona velocidade (embora a um preço), enquanto os navios oceânicos oferecem baixo custo (embora à custa de tempo). Sementes de alta qualidade e/ou sensíveis ao tempo para soja, tomate, batata, etc. podem ser enviadas por via aérea.

O ciclo de voo segue o ciclo de cultivo, incluindo a entrega de sementes colhidas de plantas colhidas nos EUA. Afinal, sementes geram plantas que geram ainda mais sementes. As sementes de soja pós-colheita são transportadas de volta para armazenamento em Buenos Aires, onde é verão no hemisfério sul.

A AA afirma que este ciclo de mover sementes para climas favoráveis ​​melhora o rendimento das culturas em até 40%. Certamente, os vendedores de sementes não acrescentariam essa perna extra se não houvesse receitas potenciais para compensar os custos extras de transporte.

A cadeia de fornecimento de sementes oferece outras oportunidades para atividades de agregação de valor. Uma vez colhidas, as sementes básicas podem ser transformadas em híbridos ou plantadas para serem multiplicadas em sementes de estoque. A semente estoque pode ser embalada em quantidades comerciais de semente.

Esses processos podem ocorrer em diferentes países com base na experiência e economias de escala na produção. Desta forma, as sementes viajam pelo mundo. Em outras palavras, as sementes americanas para uso comercial são produzidas contra-sazonalmente. É esta produção de sementes durante todo o ano via reexportação para climas favoráveis ​​que amplia a produtividade da cadeia alimentar.

Como o transporte representa um custo de transação necessário para consumar o comércio entre compradores e vendedores que estão separados por alguma distância, geralmente ocorre que a carga aérea não está associada a mercadorias a granel. No entanto, a exceção ocorre quando tais itens são altamente valiosos e/ou sensíveis ao tempo.

 Em outras palavras, exportações e importações com alta relação valor/peso tendem a se movimentar por carga aérea. Dados do Bureau of Transportation Statistics dos EUA confirmam que a média de embarque de carga aérea está avaliada em mais de US$ 103.000 por tonelada. Para embarques de navios oceânicos, são apenas US$ 792 por tonelada.

O tratamento de sementes para agregação de valor e transporte rápido para instalações de armazenamento adequadas ao clima em todo o mundo mostra o quão complicada é realmente a moderna cadeia de suprimentos de alimentos. É algo que vale a pena ruminar durante o café da manhã.

Fonte: Freightwaves – Darren Prokop

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