A relação entre armazenagem e logística deve ser bem equilibrada para que a empresa consiga ter o máximo aproveitamento.
Isso pode ser feito por meio de técnicas específicas, que potencializam o uso do espaço e asseguram mais rapidez no transporte dos itens. A ideia é usar diferentes procedimentos dentro e fora dos armazéns para obter mais rapidez, usabilidade, mobilidade e praticidade.
Desse modo, é possível reduzir desperdícios de espaço e tempo, o que implica aumento do lucro. No entanto, como saber qual técnica de armazenagem é mais adequada? O primeiro passo é conhecer os diferentes tipos existentes. É o que vamos mostrar neste post. Assim, você poderá escolher o modelo ideal para os seus produtos.
Então, que tal conhecer as técnicas?
Esses métodos são procedimentos que devem ser adotados em armazéns e centros de distribuição a fim de maximizar o uso do espaço e agilizar o processo de transporte de materiais. A finalidade é ter mais rapidez, usabilidade, mobilidade e praticidade, porque essas características ajudam a eliminar desperdícios de espaço e tempo. Como consequência, o lucro aumenta e há a redução de custos com o transporte.
Além disso, o armazenamento correto evita a manutenção do capital imobilizado por mais tempo que o necessário, o que reduz a possibilidade de perda de validade de mercadorias e produtos. As técnicas de armazenagem variam conforme o segmento de atuação da empresa.
Por exemplo: se as atividades envolvem produtos químicos, é necessário adotar alguns procedimentos exclusivos, que cumpram as regras de regulamentação para transporte e armazenagem. Para ser mais eficiente, a empresa também deve implantar sistemas para o endereçamento de estoque e implantação de códigos de barras, que facilitam o encaminhamento, localização e uso dos itens armazenados.
A definição de um método de controle de estoque (FIFO e LIFO, por exemplo) é outro item necessário. A opção deve ser feita a partir do vencimento da validade do item armazenado.
Veja a seguir algumas técnicas de armazenagem que podem auxiliar o seu negócio:
1. Armazenamento de produtos químicos
A logística e o transporte desse tipo de produto é mais complexa e, por isso, há várias regras que precisam ser seguidas.
Algumas diretrizes são:
- NBR 7502, que determina como deve ser feito o transporte de cargas perigosas;
- Código Marítimo Internacional de Mercadorias Perigosas;
- Decreto 2.657, que aborda o uso de produtos químicos no trabalho.
- O ideal é que você analise o tipo de produto químico que utiliza e verifique as normas impostas pela legislação.
2. Uso de planos metálicos
As opções nesse caso são bastante variadas. Estantes porta-paletes é uma delas, já que exclui a necessidade de paletização. Além disso, o equipamento é transformado em uma gôndola rapidamente, o que traz mais flexibilidade para o transporte e o armazenamento.
3. Sistemas de gestão de estoque
O uso de suporte tecnológico é uma necessidade, especialmente se o estoque da sua empresa for grande. Você pode usar um software ERP, que reúne várias informações em um só local e garante a atualização dos dados automática.
4. Endereçamento de estoque
Essa técnica facilita muito na hora de encontrar algum item estocado. O objetivo é denominar as áreas e alocar os materiais conforme os critérios estabelecidos. Duas opções são:
RPA: rua, posição e altura;
ARMNV: área, rua, módulo, nível e vão.
Em ambos os casos são utilizados apenas números, que facilitam a nomeação dos elementos.
5. Paletização
Esse sistema de unitização abrange uma quantidade de produtos grande em apenas um palete. Depois disso, os itens podem ser colocados em porta-paletes, como já indicado, ou agrupados por meio de pirâmides ou torres. Nesse último caso, geralmente se utiliza os mesmos produtos com as mesmas datas, o que simplifica a movimentação e o controle.
6. FEFO, ou PVPS
Esse método de controle de estoque indica que o primeiro produto que vence é o primeiro que sai. É uma técnica bastante indicada para bens perecíveis, que possuem prazos de vencimento curto ou médio, como é o caso dos iogurtes, leites, carnes não congeladas, entre outros alimentos. Outra indicação é quando você recebe o mesmo produto a partir de fábricas distintas ou quando negocia com os fornecedores para ter acesso a itens com prazos menores de venda.
7. FIFO, ou PEPS
A ideia, aqui, é que o primeiro que entra é o primeiro que sai. Esse sistema de armazenamento não considera a data de vencimento, mas sim a de entrada. Por isso, é indicada para produtos que não têm prazo de validade ou ele é muito longo, como é o caso dos eletrônicos. Agora que você viu todas essas 7 técnicas, saiba que não há um método mais adequado. O mais importante é analisar as particularidades e ajustar os métodos de armazenagem de acordo com o que é necessário.
E você, já sabe qual é a melhor técnica de armazenagem e logística para seu negócio?
—————
Ligue agora mesmo para nossos consultores e peça uma apresentação sem compromisso. +55 41.3069.9800
A MAXTON Logística agrega o conhecimento de profissionais com mais de 30 anos de experiência no mercado adquiridos em grandes organizações. Com um corpo gerencial e equipe experiente e atuante, a MAXTON Logística pode assegurar o completo domínio sobre todos os pontos da cadeia logística com os aspectos e conceito geral do Supply Chain Managment, garantindo assistência integral a seus clientes.
Hoje a informação deve chegar muito antes que a mercadoria, entendendo este conceito a MAXTON Logística investe fortemente em ferramentas TMS e WMS, possibilitando consultas On-line de embarques e mercadorias armazenadas.
Para quem não pode parar a MAXTON Logística é o sistema de gestão ideal e com diferenciais na “SOLUÇÃO PARA A SUA OPERAÇÃO”, com foco na qualidade, desempenho e otimização dos recursos sempre buscando a eficiência e eficácia.
Conheça Nossa Estrutura
Tags:
armazenagem, armazenagem em curitiba, armazenagem logistica, armazenagem de cargas, distribuição de cargas, distribuição de produtos, picking, logistica, logistica em curitiba, transporte internacional de cargas, importação de cargas, exportação de cargas, carga internacional, encomenda internacional, frete internacional, porto de santos, porto de itajaí, porto de são francisco, montagem de kits, embalagens especiais, desembaraço de cargas, despachante aduaneiro, maxton , maxton logistica, internet das coisas, porta pallete
#armazenagem #armazenagememcuritiba #armazenagemlogistica #armazenagemdecargas #distribuiçaodecargas #distribuiçaodeprodutos #picking #logistica #logisticaemcuritiba #transporteinternacionaldecargas #importaçaodecargas #exportaçaodecargas #cargainternacional #encomendainternacional #freteinternacional #estufagem
—————————-