Postado por
Transporte

Quer saber como funciona o transporte de cargas fracionadas? Confira, neste post, o que é, para quem serve e quais as dicas que você precisa seguir para otimizar as suas entregas.
Como já falado em posts anteriores, o transporte de cargas fracionadas é um modelo de frete que permite agrupar diversos tipos de produtos no mesmo veículo. Isso significa que o transporte das mercadorias acaba sendo uma opção mais econômica para os usuários, uma vez que é organizado em remessas menores para ocupar quase toda a capacidade do caminhão.

Nele, a transportadora fica responsável por coletar uma carga compatível com o carregamento e por fazer a entrega das mercadorias até o consumidor final. Por ser considerado o frete com o melhor custo x benefício, o transporte de cargas fracionadas continua sendo a modalidade mais utilizada.

Quer saber mais sobre carga fracionada e quais são as empresas que podem utilizar esse tipo de transporte? Descubra tudo isso e muito mais lendo esse post!

Transporte de cargas fracionadas

O transporte de cargas fracionadas tem como objetivo otimizar as operações de entrega, reunindo e conduzindo os produtos de diferentes localidades à vários consumidores. Para que isso aconteça de forma eficiente, a transportadora determina o jeito mais prático para realizar a coleta e então seleciona quais as rotas mais seguras para efetuar as entregas com segurança.

É uma excelente alternativa de frete para as empresas que vendem suas mercadorias diretamente ao consumidor, por exemplo. Isso porque sua eficiência ajuda na logística dos pedidos, acelerando a entrega das mercadorias e aumentando o nível de satisfação dos clientes.

Carga Fracionada: como aproveitar essa modalidade?

Para que você consiga tirar o máximo de proveito dessa modalidade, veja alguns passos que irão ajudá-lo a otimizar o transporte dos seus produtos.

1. Separe as cargas pequenas das grandes

O conselho aqui é não misturar os produtos na mesma carga. Isso porque, sejam elas grandes ou pequenas, o período de entrega das mercadorias oscila entre um e outro. Ou seja, isso pode acabar prejudicando no planejamento dos pedidos. Não só isso, a segurança das mercadorias pode ser comprometida já que cargas de maior peso acabam danificando os produtos menores.

2. Selecione as melhores rotas

O planejamento de rotas ajuda otimizando entregas, economizando combustível, evitando a necessidade de manutenção dos veículos e contribuindo para que motoristas consigam descansar. Por isso, antes de fechar qualquer serviço de transporte, tenha os seus produtos classificados por localidade.

Dessa forma você consegue facilitar as entregas além de contribuir para que o cronograma da empresa seja seguido.

Carga Fracionada: o que é e quem pode utilizar?

Dedicar uma boa atenção ao planejamento de rotas pode fazer com que você aproveite ainda melhor os serviços de Carga Fracionada.

3. Tenha um cadastro de clientes

Com um cadastro fica mais fácil manter salvo todas as características de cada cliente. Sejam os que realizam pedidos pequenos ou em maior escala, essas informações contribuem para o planejamento e cálculo dos fretes. Quanto antes você tiver acesso aos dados e histórico de pedidos, por exemplo, mais simples fica planejar e melhorar as entregas futuras.

4. Reúna produtos semelhantes em um mesmo caminhão

Não só programar as rotas, ter cadastrado o histórico dos pedidos e separado as encomendas, outro passo importante é reunir os produtos semelhantes em um mesmo veículo. Eletrodomésticos, vestuários, calçados, alimentos, entre outros, todas essas mercadorias podem passar por um processo que seleciona suas categorias.

Assim fica mais fácil organizar os pedidos, evitando que possíveis danos possam prejudicar a segurança e entrega das mercadorias.

5. Preste atenção ao cumprimento dos prazos

Como o transporte de cargas fracionadas implica um número grande de pedidos, é importante ficar atento quanto aos prazos de entrega. Por isso lembre-se de selecionar uma transportadora de sua confiança. Uma empresa eficiente e com credibilidade no mercado pode ajudar você a evitar atraso nos prazos de entrega, priorizando assim a satisfação dos seus consumidores.

6. Calcule e tenha salvo todos os custos

Realize, com antecedência, o cálculo do seu frete e todos os custo da rota. Dentro disso some também a remuneração do motorista, as despesas com pedágio, combustível e desgastes do caminhão. O ideal aqui é que todos os valores sejam salvos e classificados em uma planilha.

Analisando esses dados mensalmente você consegue ver se está ou não tendo retorno com os serviços de transporte.

Não sabe como está a qualidade das suas entregas? Veja aqui como melhorar a experiência de seus clientes ao enviar mercadorias.

Quem pode usar o transporte de fracionados?

O transporte de fracionados é uma modalidade que qualquer empresa pode utilizar. Seja trabalhando com volume reduzido de produtos ou até as mais grandes. A diferença entre uma e outra é que em cargas menores a coleta vai ser realizada em veículos pequenos.

Nesse caso os produtos vão estar reunidos em um único espaço e, quando já alocados dentro do mesmo veículo, serão organizadas por roteiros e encaminhadas até o destinatário. Já no transporte de cargas maiores, os lotes das mercadorias vão estar separadas e ser transportadas por um veículo diferente.

Transportadoras e o transporte de fracionados

Embora esse sistema de frete pareça algo simples, ele implica mais do que só a coleta e o envio dos pedidos. Por conta disso as transportadoras estão buscando constante evolução para aprimorar suas atividades. Um desses investimentos envolve o rastreamento das mercadorias, por exemplo.

Não só isso, as transportadoras realmente preocupadas também se mantêm focadas em ter uma boa gestão de riscos planejando, organizando e controlando os recursos de materiais — a fim de minimizar os custos para o seu contratante. Há também a preocupação em garantir o seguro para todas as cargas embarcadas e o monitoramento do frete por meio de aplicativos, o que tem facilitado para que os clientes acompanhem os pedidos até o destinatário.

Também estão otimizando as entregas por planejamento de rotas e com a implantação de sistemas automatizados classificadores que realizam a separação de produtos por destino. Além disso, muitas passaram a investir na qualificação e preparação de seus colaboradores, permitindo aos seus clientes que fiquem mais tranquilos na hora de despachar suas encomendas.

 

Inteligência artificial integrando cada vez mais empresas de logística aos clientes?

 

A MAXTON Logística agrega o conhecimento de profissionais com mais de 30 anos de experiência no mercado adquiridos em grandes organizações. Com um corpo gerencial e equipe experiente e atuante, a MAXTON Logística pode assegurar o completo domínio sobre todos os pontos da cadeia logística com os aspectos e conceito geral do Supply Chain Managment, garantindo assistência integral a seus clientes.

Hoje a informação deve chegar muito antes que a mercadoria, entendendo este conceito a MAXTON Logística investe fortemente em ferramentas TMS e WMS, possibilitando consultas On-line de embarques e mercadorias armazenadas.

Para quem não pode parar a MAXTON Logística é o sistema de gestão ideal e com diferenciais na “SOLUÇÃO PARA A SUA OPERAÇÃO”, com foco na qualidade, desempenho e otimização dos recursos sempre buscando a eficiência e eficácia.

 

Ligue agora mesmo para nossos consultores e peça uma apresentação sem compromisso. +55 41.3069.9800

 

Tags:
armazenagem, armazenagem em curitiba, armazenagem logistica, armazenagem de cargas, distribuição de cargas, distribuição de produtos, picking, logistica, logistica em curitiba, transporte internacional de cargas, importação de cargas, exportação de cargas, carga internacional, encomenda internacional, frete internacional, porto de santos, porto de itajaí, porto de são francisco, montagem de kits, embalagens especiais, desembaraço de cargas, despachante aduaneiro, maxton , maxton logistica, internet das coisas, porta pallete

#armazenagem #armazenagememcuritiba #armazenagemlogistica #armazenagemdecargas #distribuiçaodecargas #distribuiçaodeprodutos #picking #logistica #logisticaemcuritiba #transporteinternacionaldecargas #importaçaodecargas #exportaçaodecargas #cargainternacional #encomendainternacional #freteinternacional #estufagem