A SMM deste ano marca um marco importante, tornando-se o primeiro grande evento marítimo a apresentar um navio equipado com um avançado Sistema de Propulsão Auxiliado por Vento (WAPS).
O navio de carga geral Eems Traveller, com bandeira holandesa e 2.850 dwt, de propriedade da Amasus, atracou no Überseebrücke, em Hamburgo, nos dias 3 e 4 de setembro.
A embarcação exibe suas duas velas eSAILs® de 17 metros de altura, fornecidas pela bound4blue, demonstrando como o uso do vento pode ajudar a indústria marítima a reduzir custos, emissões e cumprir as regulamentações ambientais cada vez mais rigorosas.
A solução turnkey eSAIL® foi instalada em duas fases: primeiro, as fundações das velas foram montadas durante uma parada programada nos Países Baixos para a renovação de classe do navio; depois, as velas foram instaladas em apenas quatro horas no Porto de Bilbao, na Espanha.
Essa tecnologia autônoma funciona puxando o ar sobre uma superfície aerodinâmica, gerando eficiência propulsiva significativa, sem necessidade de intervenção da tripulação, o que reduz o consumo de combustível, as despesas operacionais e as emissões.
Durante a SMM, os participantes poderão testemunhar a eficácia dessa tecnologia de perto, enquanto a bound4blue apresenta os dados operacionais testados a bordo do Eems Traveller.
Além disso, os visitantes terão a oportunidade de ver a tecnologia de perto e entender seu funcionamento. O navio servirá como plataforma para conferências de imprensa, visitas e engajamento com armadores, sociedades classificadoras e outros tomadores de decisão durante os dois dias de estadia. Representantes da bound4blue e a tripulação do navio estarão disponíveis para responder perguntas e discutir o potencial do uso da energia eólica.
David Ferrer, cofundador e CTO da bound4blue, comentou: “As velas gêmeas instaladas em julho de 2023 foram, na época, as maiores velas de sucção já vistas no setor marítimo. As operações até agora forneceram uma riqueza de dados detalhados que demonstram seu impacto ambiental tangível. Estamos ansiosos para compartilhar nossos resultados na SMM. Além de nossos próprios testes e validações, a Lloyd’s Register foi encarregada de realizar uma avaliação independente para verificar o desempenho e as economias alcançadas.”