Postado por
Logística

A recepção de mercadorias é o processo que acontece quando os produtos adquiridos por meio de seus fornecedores chegam até a sua empresa. Esse processo se dá pelas seguintes etapas:

  • agendamento da entrega;
  • identificação da mercadoria;
  • verificação das notas fiscais;
  • inspeção de avarias;
  • separação ou reorganização de mercadorias;
  • sistematização da gestão do estoque.

Pode parecer um processo habitual, porém o recebimento de mercadorias é um procedimento complexo e trabalhoso, o que requer muita atenção do colaborador. Afinal de contas, algumas fraudes e falhas podem impactar as finanças e a produtividade da organização, como divergências entre: a compra e o preço negociado, quantidade, informações constadas em nota, local de entrega, dados cadastrais, entre outras coisas.

Diante desses desafios, este artigo tem como objetivo apresentar 5 dicas para otimizar o processo de recepção de mercadorias nos galpões de armazenamento. Acompanhe a leitura e confira!

Crie procedimentos

Um problema comum identificado em processos de recebimento de mercadorias é a inexistência de um bom planejamento. A ausência de procedimentos definidos que os colaboradores possam executar na chegada de uma mercadoria atrasa a organização e gera custos para a empresa.

Portanto, é preciso criar um método para que haja melhor supervisão do trabalho, a fim de reduzir desvios, erros e uma série de falhas ocasionadas pela conduta inapropriada de um funcionário.

Tenha um agendamento de entrega

Trabalhar com o agendamento de entrega de mercadorias é um meio de otimizar o espaço tanto para o recebimento quanto para a estocagem dos produtos. O proveito da mão de obra contribui, por exemplo, para o planejamento de promoções e vendas.

Capacite sua equipe

Ter funcionários treinados é um dos princípios para maximizar a produtividade desse processo. Um profissional preparado é mais analítico e estratégico diante dos problemas e tem capacidade de exercer suas funções de forma mais precisa e eficaz.

Em razão disso, é relevante capacitar e conscientizar a equipe para realizar a comparação entre o pedido, a nota e a inspeção das condições gerais da carga recebida.

Integre os setores

Para o sucesso de uma empresa, é preciso haver integração entre todos os departamentos. Assim, trabalhando em conjunto e de forma mais harmônica, é mais fácil atingir um resultado eficiente.

Portanto, a logística deve estabelecer comunicação com todos os setores, principalmente com o departamento de transporte, compras e vendas. Uma vez que isso ocorre, o recebimento de mercadorias é mais coerente e rápido, contribuindo para que a organização mantenha seus estoques abastecidos. Isso afeta diretamente a satisfação de seus clientes.

Conte com a ajuda da tecnologia

Muitos pensam que modernizar uma organização é apenas um método de sofisticar seus processos, mas, na verdade, isso está diretamente ligado à simplificação das tarefas operacionais. Dessa forma, a tecnologia pode ser um fator decisivo e um diferencial para alcançar maior produtividade.

Com o emprego de uma tecnologia de ponta, você pode adquirir soluções que viabilizam as atividades de agendamento, gestão de estoque e conferência de nota fiscal, além de reduzir o índice de erros na tributação. Todos esses fatores tornam o recebimento de mercadorias mais ágil.

No entanto, quando uma organização opta por não otimizar o processo de recebimento de mercadorias, ela pode estar provocando prejuízos em seu faturamento e em suas atividades operacionais.

Desse modo, os impactos em produtividade e orçamentos produzem ineficiência da gestão de estoque, gerando um ciclo vicioso. Contudo, o emprego dessas dicas pode tornar a recepção das mercadorias mais dinâmica, eficaz e produtiva.

Fonte: https://www.bloglogistica.com.br/


Transforme sua área de estoque em mais um espaço de vendas. Não ocupe seus funcionários e esforços com recebimento e controle de estoque. Deixe que nós, da Maxton Logística, façamos isso.

Ligue agora mesmo para nossos consultores e peça uma apresentação sem compromisso. +55 41.3069.9800

Tags:
armazenagem, armazenagem em curitiba, armazenagem logistica, armazenagem de cargas, distribuição de cargas, distribuição de produtos, picking, logistica, logistica em curitiba, transporte internacional de cargas, importação de cargas, exportação de cargas, carga internacional, encomenda internacional, frete internacional, porto de santos, porto de itajaí, porto de são francisco, montagem de kits, embalagens especiais, desembaraço de cargas, despachante aduaneiro, maxton , maxton logistica, internet das coisas, porta pallete

#armazenagem #armazenagememcuritiba #armazenagemlogistica #armazenagemdecargas #distribuiçãodecargas #distribuiçãodeprodutos #picking #logistica #logisticaemcuritiba #transporteinternacionaldecargas #importaçãodecargas #exportaçãodecargar #cargainternacional #encomendainternacional #freteinternacional #estufagem