A Lean Supply Chain é um sistema de parceiros interconectados e interdependentes que operam em uníssono para atingir os objetivos da cadeia de suprimentos . Deve haver métricas envolvidas para monitorar esses objetivos para garantir o sucesso em toda a cadeia de suprimentos.
Essas métricas devem ser revisadas com freqüência para garantir o sucesso da cadeia de suprimentos. Esses objetivos são realizados da seguinte forma:
1. Elimine todos os resíduos na cadeia de suprimentos de modo que apenas o valor permaneça .
Criar um bom fluxo de produtos a jusante em uma cadeia de suprimentos exige que todos os departamentos e funções da organização trabalhem em colaboração. Na cadeia de suprimentos, os sete resíduos traduzem para:
Complexidade do sistema – etapas adicionais, desnecessárias, e processos confusos.
Tempo de execução – tempos de espera excessivos.
Transporte – movimento desnecessário do produto.
Espaços que ocupam espaço para inventário desnecessário.
Inventário inativo bruto, trabalho em processo ou produtos acabados.
Atividade humana-atividade que não agrega valor.
Embalagem – recipientes que transportam ar ou permitem danos.
Energia – (Às vezes chamado de oitavo desperdício): elimine o desperdício de energia na cadeia de suprimentos: minimize eletricidade, gás, utilitários, etc.
2. Considere avanços na tecnologia para melhorar a cadeia de suprimentos:
Gerenciamento de força de trabalho em toda a cadeia de suprimentos, atendimento de canal Omni , RFID , sistemas de gerenciamento de cadeia de suprimentos (SCM) , Electronic Data Interface (EDI), Trading Partners Interface (TPI-Retail Value Chain Federation), Customer Order Management, Customer Relationship Management (CRM ) / Cloud Solutions, Sistemas de Gestão de Jardins do Transporte (YMS) para gerenciar e rastrear o frete no pátio da 3PL fora das portas do armazém, GPS para rastreamento de frete e qualquer outra tecnologia que racionalize a cadeia de suprimentos e melhore a comunicação e o valor para o cliente.
3. Faça o uso do cliente visível para todos os membros da cadeia de suprimentos:
O fluxo na cadeia de abastecimento começa com o uso do cliente. A visibilidade do uso do cliente para todos os parceiros da cadeia de suprimentos é crítica. Isso define o ritmo da cadeia de suprimentos.
4. Reduza o tempo de execução:
Reduzir a logística de entrada e saída nos aproxima da demanda do cliente, o que resulta em menor dependência da previsão, flexibilidade aumentada e menor desperdício de “superprodução”. Quando você cria seu Plano de vendas, inventário, operações e produção (SIOP) mensalmente, ou com mais freqüência, convide seus principais fornecedores e clientes para a reunião SIOP. Trabalhe em colaboração para reduzir os prazos de entrega e fazer um brainstorm sobre como você pode criar uma cadeia de suprimentos que traz valor além das expectativas dos seus clientes .
5. Crie um nível de fluxo / carga de nível:
O nivelamento do fluxo de material e informação resulta em uma cadeia de suprimentos com muito menos desperdício em todos os pontos críticos do sistema.
6. Use pull systems:
Os sistemas Kanban Pull reduzem a complexidade desperdiçadora no planejamento e na superprodução que podem ocorrer com programas de software baseados em computador, como o Enterprise Resource Planning (ERP), que cria um sistema Push com excesso de inventário de desperdício para o armazém. Os sistemas PULL permitem o controle visual do fluxo de material na cadeia de suprimentos. Você também pode usar os sistemas Ship-to-Use (STU). A garantia de qualidade é fornecida aos seus fornecedores, os qualifica para seus sistemas de qualidade e permite que eles entreguem para um ponto de uso no chão de produção para evitar sentar-se em um armazém como um inventário inútil.
7. Aumentar a velocidade, a taxa de transferência e reduzir a variação:
Cumprir a demanda do cliente através da entrega de embarques menores, mais freqüentemente aumenta a velocidade e o débito para seus clientes … Isso, por sua vez, ajuda a reduzir os estoques e os prazos de entrega e permite que você ajude mais facilmente a entrega para atender ao consumo real de necessidades do cliente.
8. Colabore e use a disciplina do processo:
Quando todos os membros da cadeia de suprimentos podem ver se eles estão operando em conjunto com o consumo de necessidades do cliente, eles podem colaborar mais facilmente para identificar problemas, determinar causas raiz e desenvolver soluções adequadas para resolver problemas de causa raiz. O Mapeamento de fluxo de valor do Lean (VSM) ajuda a quebrar processos e oferece a capacidade de reconstruir seu processo de forma mais eficaz. Utilize o DMAIC do Six Sigma : Defina, mede, analise, melhore e controle para resolver quaisquer problemas ou obstáculos. O PDCA de Lean também pode ser usado: planejar, fazer, verificar e atuar. Todos e todos os membros da cadeia de suprimentos devem usar essas ferramentas para resolver problemas e reduzir custos para aumentar o valor para o cliente.
9. Concentre-se no custo total de realização:
Faça decisões que atendam às expectativas dos clientes com o custo total mais baixo possível, não importa onde elas ocorram ao longo da cadeia de suprimentos. Isso significa eliminar decisões que beneficiam apenas uma parte do fluxo à custa dos outros. Isso pode ser alcançado quando todos os parceiros da cadeia de suprimentos compartilham benefícios operacionais e financeiros quando os resíduos são eliminados.
Lean Supply Chain Implementation Results
Os clientes podem obter os benefícios de:
Aumento da taxa de preenchimento do cliente e da satisfação do cliente.
Visibilidade da cadeia de suprimentos e maior medição de desempenho.
Gerenciamento de riscos.
Velocidade do inventário e redução de estoque.
Uso do centro de distribuição de 5S, Kaizen / Continuous Improvement e Lean Six Sigma e redução de custo de transporte: exemplo: use o seu Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS) do parceiro de provedor de terceiros (3PL ) para otimizar seu frete para que você adicione valor e reduza custos usando as vias e rotas mais eficazes.
Aumento do desempenho do fornecedor: redução dos prazos e criação de redução de custos, pois seus fornecedores são especialistas em seus respectivos campos. Os seus fornecedores implementam uma conferência ocasional do dia do fornecedor para buscar redução de custos através da análise de valor.
Redução do “custo total” de toda a cadeia de suprimentos.
O novo papel do 3PL
O novo papel do 3PL não será apenas o transporte e o depósito, mas servirá como um parceiro confiável na
jornada lean , implementando lean em sua operação (5S, Continuous Improvement, Pull Systems e Lean Six Sigma) identificando problemas, implementando soluções, e agregando valor em cadeias de suprimentos globais e complexas. O relacionamento com o 3PL precisa passar de transacional para um de parceria e compromisso de longo prazo.
A criação de um Acordo de Nível de Serviço (SLA) com Indicadores Chave de Desempenho (KPIs) ajuda a criar valor tanto para o 3PL quanto para o remetente / cliente.
Crie um Quarterly Business Review (QBR) em conjunto com seu parceiro 3PL para gerenciar o Transporte. Negocie a sobretaxa de combustível (FSC) e otimize seu frete através do seu sistema TMS.
Use o compartilhamento de ganhos com o seu 3PL para ganhar em todos os ganhos e economias de custos.
Assista as contas de frete que você recebe. Às vezes, 8-10% das contas de frete que você recebe estão incorretas. Volte para sua cotação de frete e assegure-se de que suas faturas sejam as mesmas que as citadas. Assista às classificações de frete. É fácil usar uma classificação de frete incorreta, o que leva a maiores preços de frete.
O uso de um provedor de serviços 3PL reduz os custos em média:Os custos de logística são reduzidos em 9%.
Os ativos logísticos são reduzidos em 15%.
O comprimento do ciclo da ordem é reduzido de 7,1 dias para 3,9 dias.
Precisão da encomenda de 61% a 66%; O estoque é reduzido em 5%; Taxa de preenchimento de pedidos de 60% a 66%
(Capgemini Consulting: 2015 3PL Study)
(*) No entanto, a redução de custos depende da sua relação com o seu 3PL. Colabore juntos. Chuva de ideias. Crie uma equipe multifuncional shipper-3PL para resolver problemas de causa raiz e gerar economia de custos em conjunto. Pounding on the table pedindo mais redução de custos não é bom. Relações adversas não funcionam. Seja colaborativo e trabalhe com o seu 3pl no espírito de cooperação e confiança.
E quanto a um 4PL?
O 4PL oferece a capacidade de fornecer uma solução de manta da Cadeia de suprimentos , de ponta a ponta, do fornecedor à operação de fabricação, à distribuição e ao cliente final . O 4PL gerencia a avaliação dofornecedor, através do ciclo da cadeia de suprimento logístico, até a conclusão do gerenciamento da fatura, ao mesmo tempo em que oferece visibilidade e medição completas do desempenho (métricas) em cada estágio da cadeia de suprimentos …
A maioria das 3PLs está focada no elemento logístico único, transporte ou armazenagem. O 4PL é capaz de fornecer valor agregado a partir dos estágios de planejamento, cobrindo produção e planejamento de inventário que todos ocorrem antes do início do envolvimento do 3PL.
No que diz respeito à atividade da Cadeia de Suprimentos, o 4PL está melhor colocado para fornecer valor agregado, por sua posição neutra de operadora, portanto, não tem conflitos de interesse com o 3PL, para garantir que o cliente obtenha a melhor solução para a Otimização da Cadeia de Fornecimento, aumentará a visibilidade do ciclo de inventário completo e ajuda a visualizar e otimizar elementos de custo, incluindo os custos de fluxo de estoque.
Visão para Lean Accounting
Forneça informações precisas, oportunas e compreensíveis para motivar a transformação lean em toda a organização e para a tomada de decisões, levando ao aumento do valor, crescimento, rentabilidade e fluxo de caixa do cliente .
1. Use ferramentas para eliminar o desperdício dos processos contábeis, mantendo o controle financeiro completo.
2. Cumpra plenamente os princípios contábeis geralmente aceitos (GAAP), os regulamentos de relatórios externos e os requisitos de relatórios internos.
3. Apoie a cultura lean, motivando o investimento em pessoas, fornecendo informações relevantes e acionáveis, e capacitando a melhoria contínua em todos os níveis da organização.
Por que é necessária uma contabilidade precisa?
Existem razões positivas e negativas para usar o Lean Accounting. As razões positivas incluem os problemas abordados na “Visão para Lean Accounting” mostrada acima. A Lean Accounting fornece informações precisas, oportunas e compreensíveis que podem ser usadas por gerentes, pessoas de vendas, líderes de operações, contadores, equipes de melhoria lean e outros . A informação fornece uma visão clara do desempenho da empresa; tanto operacional quanto financeiro. O relatório Lean Accounting motiva as pessoas na organização a avançar a melhoria do desenvolvimento. Muitas vezes, afirma-se que “o que você mede é o que será melhorado”. A contabilidade Lean mede as coisas certas para uma empresa que deseja impulsionar a transformação magra.
A informação, os relatórios e as medidas podem ser fornecidos rápida e facilmente. A simplicidade da Lean Accounting liberta o tempo das pessoas financeiras e das pessoas operacionais para que elas possam se envolver mais ativamente na movimentação da empresa para seus objetivos estratégicos .
Em um nível mais profundo, Lean Accounting corresponde aos objetivos culturais de uma organização enxuta. As informações simples e oportunas habilitam as pessoas em todos os níveis da organização. A informação de medição financeira e de desempenho é organizada em torno de fluxos de valor e, portanto, honra o princípio magra do gerenciamento de fluxo de valor. A ênfase no valor do cliente também é derivada dos princípios do pensamento magro. A forma como uma empresa contabiliza e mede seus negócios está profundamente enraizada na cultura da organização. Lean Accounting tem um papel importante a desempenhar no desenvolvimento de uma cultura lean dentro de uma organização.
Fonte Original: Iniciativas Lean e Cadeia de Abastecimento.