Posted by
Logística

Uma logística competitiva é aquela que tem a capacidade de se adaptar às dificuldades que encontra, como o alto tráfego nas grandes metrópoles.

Uma saída que já é tendência em muitos lugares do mundo, inclusive no Brasil, é o bike delivery. Por aqui, as entregas com bicicletas vêm crescendo a cada dia, mostrando como essa alternativa é bem aceita e viável em centros urbanos.

No exterior, empresas  estão investindo forte nesse segmento, inclusive com as cargo bikes por toda a Europa. Mas como essa solução inovadora pode trazer sustentabilidade e economia para a cadeia logística, sem perder eficiência?

A economia gerada pelo bike delivery

Vans e outros tipos de veículos engendram custos muito altos para as empresas de entregas. Os balanços mostram o quanto esses valores influenciam no lucro que essas companhias têm, entretanto, são despesas extremamente necessárias.

Contudo, uma boa estratégia e investimentos precisos são capazes de substituir automóveis por bicicletas. Ao redor do mundo, o bike delivery tem conquistado mais adeptos. Entre as economias obtidas é possível destacar:

  • Combustível;
  • Manutenção (nas bicicletas o custo é muito menor);
  • Seguro (há para as bicicletas, porém, muito mais barato);
  • Multas de trânsito;
  • documentação da frota.
  • Bike delivery como solução para áreas com restrição de veículos .

Nas cidades brasileiras há a restrição de circulação de veículos de maior porte. Com isso, o trabalho estratégico precisa ser mais cuidadoso, para que as entregas deixem os depósitos e realizem as entregas dentro do prazo estipulado. Com as bicicletas, esse é um problema inexistente.

Ainda que elas sejam menos rápidas, a circulação pode ser feita durante todo o dia. Aliando isso à distribuição de bicicletas pela cidade, é possível ter uma grande rede de serviços sem nenhuma limitação. O amplo atendimento das bicicletas permite entregas no tempo certo.

O que são cargo bikes?

Cargo bikes são uma tendência em desenvolvimento ao redor do mundo. A DHL, como citado anteriormente, tem investido nessa modalidade de veículo em suas operações na Europa. Trata-se de bicicletas com pequenos contêineres que suportam até 125 kg.

O modelo de serviço é chamado de City Hub.  No Brasil, já é possível ver as cargo bikes em ação pelas ruas, naturalmente, em modelos diferentes e com menos tecnologia do que as bicicletas da DHL. Estas, conseguem efetuar entregas de diferentes produtos, como botijões de gás de cozinha, sacos de gelo, galões de água e carvão.

O processo de implementação de uma frota de bicicletas para ter um bom sistema de bike delivery, com uma logística eficiente, é fundamental planejar o trabalho. Uma frota de bicicletas efetiva passa pelo cumprimento dos seguintes pontos:

  • Capacitação dos motoristas: um treinamento básico orienta quanto à segurança no trânsito, preservação dos produtos de entrega e boas práticas logísticas e de rotas;
  • Investimento em manutenção: as bicicletas precisam passar por constantes processos de manutenção. Isso garante a vida útil dos equipamentos, além de gerar economia;
  • Criação de bicicletários: os bicicletários são o ponto de partida das entregas e indispensáveis para que a logística funcione; investimento em segurança: equipamentos de proteção para os bikers e dispositivos de segurança para as bicicletas garantem a integridade dos entregadores.

É possível ter uma grande rede de serviços sem nenhuma limitação. O amplo atendimento das bicicletas permite entregas no tempo certo.

Especializada em soluções tecnológicas para serviços de logística, a Box Delivery teve um aumento de 139% nos cadastros de entregadores na modalidade de bicicleta em 2020. Foram mais de 10.000 inscritos durante a pandemia, número superior aos registros dos três anos anteriores (2016 a 2019) somados na plataforma.

Atualmente, a companhia conta com quase 57.000 entregadores, sendo 30% de bike, o que corresponde a 17.000 prestadores de serviço.

A Box Delivery foi criada em 2016 pelo empresário Felipe Criniti, em Santos. Está presente em 23 estados brasileiros e possui mais de 4.000 estabelecimentos comerciais cadastrados, realizando em média, 10.000 entregas por dia.

Na última semana de março de 2021, a empresa bateu seu recorde diário de entregas atingindo a marca de 16.500 entregas.

Fonte: www.intelipost.com.br e Veja Abril


Transforme sua área de estoque em mais um espaço de vendas. Não ocupe seus funcionários e esforços com recebimento e controle de estoque. Deixe que nós, da Maxton Logística, façamos isso.

Ligue agora mesmo para nossos consultores e peça uma apresentação sem compromisso. +55 41.3069.9800

Tags:
armazenagem, armazenagem em curitiba, armazenagem logistica, armazenagem de cargas, distribuição de cargas, distribuição de produtos, picking, logistica, logistica em curitiba, transporte internacional de cargas, importação de cargas, exportação de cargas, carga internacional, encomenda internacional, frete internacional, porto de santos, porto de itajaí, porto de são francisco, montagem de kits, embalagens especiais, desembaraço de cargas, despachante aduaneiro, maxton , maxton logistica, internet das coisas, porta pallete

#armazenagem #armazenagememcuritiba #armazenagemlogistica #armazenagemdecargas #distribuiçãodecargas #distribuiçãodeprodutos #picking #logistica #logisticaemcuritiba #transporteinternacionaldecargas #importaçãodecargas #exportaçãodecargar #cargainternacional #encomendainternacional #freteinternacional #estufagem