Evidentemente eles têm de ser construídos em locais secos, e depois transportados para dentro d’água, a partir do estaleiro.
Alguns fazem isso com o navio “dando marcha à ré”, mas esta forma de entrada na água que mostro nesse vídeo, de lado, é muito mais impressionante. Assim é o início da logística das viagens de alguns navios, mas quando pensamos em navios e grandes veículos marítimos, geralmente já os imaginamos navegando sobre o mar, em plena atividade. Contudo, novos navios e embarcações estão sendo constantemente construídos. Mas você já parou para pensar como eles são colocados sobre a água pela primeira vez?
Naturalmente, os navios são construídos em locais secos, e depois lançados ao mar. E, além disso, o mais lógico seria pensar que todo o processo é feito em lugares costeiros, baías ou fozes de grandes rios.
Parâmetros para construção de navios
Antes de tudo, devemos levar em conta que navios são veículos de grande porte e que, por isso mesmo, devem ser construídos com grande cuidado e atenção. Desse modo, a precisão dos cálculos é extremamente importante e não deve deixar margens para erros.
Na realidade, o projeto de um navio, desde seus primeiros esboços até sua concretização, torna-se progressivamente mais rígido em relação a seus cálculos. Para guiar todo esse processo, são adotados alguns princípios náuticos gerais, como a resistência a propulsões e a regularidade de oscilações.
De todo modo, para que o projeto do navio tenha sucesso, é necessário obter a melhor combinação possível entre os diversos princípios e requisitos pré-estabelecidos pelo estaleiro naval.
Hoje em dia, são utilizados softwares altamente especializados para auxiliar nesse processo. Como já mencionado, o navio é um sistema complexo e, por isso, qualquer mudança mínima pode afetar o todo.
Da terra ao mar
Enfim, chegamos à parte do processo em que, depois de construídos, os navios são lançados ao mar. Para isso, há duas opções de técnicas possíveis. A primeira, e menos utilizada, é a técnica chamada de “flutuação”.
Nessa técnica o navio já é construído em uma doca seca. Ou seja, a embarcação já ficará pronta em um “buraco” portuário que fica abaixo do nível do mar. De certa forma isso facilita o processo.
Afinal, após a construção, abre-se o portão da doca para que entre a água do mar. Dessa maneira o navio já está sobre a água e fica livre para transitar.
A outra técnica, que é mais comum em estaleiros e portos do mundo todo, é chamada de “lançamento”. Nesse caso, o navio é posto sobre uma rampa inclinada, com o objetivo de fazê-lo deslizar até a água.
Porém, devido ao seu enorme peso, são utilizados cabos de aço para equilibrá-lo ao chegar na água e impedir que o navio afunde. Por isso, além de ser mais comum, essa técnica é também mais impactante visualmente.
Fonte: https://engenharia360.com/
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