Nas últimas décadas, a relação entre as empresas e seus clientes tem experimentado grandes mudanças. E estas mudanças têm ocorrido cada vez mais rapidamente, com o fio que conduz da pesquisa do consumidor, não apenas pela qualidade e bons preços, mas também pela experiência. Para atender a essas necessidades, uma organização deve reduzir custos, flexibilizar seus processos e fazer com que seus pontos de contato direto com o público, sejam cada vez mais eficazes. Assim nasceu o conceito de Logística Integrada.
O conceito de Logística Integrada significa, como o seu nome indica, a integração de todos os processos logísticos, desde a origem do produto até a entrega nas mãos do consumidor final. Isso é possível quando se estabelecem sistemas inteligentes para controlar o fluxo de logística e coordenar todas as atividades. Uma área se encarrega do planejamento, execução e acompanhamento de todas as fases, o que facilita e flexibiliza sua implementação e prevenção em caso de falha.
Quais são as principais áreas da logística integrada?
O sucesso de uma organização depende do bom funcionamento de todos os setores internos, concorda? A seguir, entendermos melhor o impacto que a logística integrada tem nas principais áreas da empresa.
Administração de materiais
Esse setor é responsável pelo gerenciamento das compras, dos fluxos de matéria-prima e insumos. Além disso, essa área cuida também da negociação com fornecedores, administração do transporte, armazenamento dos materiais e controle do estoque.
Sendo assim, esse departamento da logística integrada gerencia importantes etapas da cadeia de suprimentos. O objetivo desse gerenciamento é:
- Reduzir custos;
- Manter a disponibilidade de materiais;
- Garantir o fluxo de informações: status da operação, disponibilidade de recursos, programação e execução;
- Minimizar riscos e incertezas;
- Aumentar a flexibilidade dos serviços;
- Exibir relatórios exatos;
- Fortalecer a comunicação entre os colaboradores;
- Alcançar um alto nível de ECR (Efficient Consumer Response, em português, Resposta Eficiente ao Consumidor).
Movimentação de materiais
Outra área importante da logística integrada é a movimentação de materiais. Esse setor responde pelo abastecimento eficiente dos produtos e insumos na linha de produção. Em vista disso, a empresa reduz falhas, minimiza desperdícios e otimiza o funcionamento interno.
Para alcançar essa operação de alto desempenho, a área de movimentação de materiais é embasada nos seguintes princípios:
- Planejamento;
- Padronização;
- Unitização;
- Otimização;
- Segurança;
- Boa utilização do espaço;
- Integração;
- Ciclo de vida dos materiais;
- Automação.
Com respeito ao último princípio: a automação, a logística integrada conta com tecnologias de alto desempenho, como o software warehouse management system (WMS).
Por meio dessa aplicação digital, o negócio obtém um controle preciso das áreas de armazenagem e estoque. Desse modo, são otimizados os processos de:
- Recebimento;
- Inspeção;
- Endereçamento;
- Separação;
- Carregamento;
- Embalagem;
- Expedição;
- Emissão de documentos;
- Controle de inventário.
Distribuição
A fase de distribuição é responsável pelo trajeto entre a empresa e o consumidor final. Essa área da logística integrada tem influência nos resultados da organização, pois lida com clientes que podem ficar satisfeitos ou decepcionados com os serviços prestados.
Para que o setor de distribuição alcance o todo o seu potencial, é preciso:
- Garantir a qualidade e agilidade das entregas;
- Reduzir custos de operação;
- Encantar os consumidores;
- Automatizar processos.
Entre as práticas que sustentam os aspectos citados, estão as gestões de:
- Fretes;
- Entregas;
- Transportes;
- Frotas;
- Roteirização;
- Pátio.
Como todos esses processos são essenciais para a eficiência da área de distribuição, a logística integrada usa tecnologias, como o software Transportation Management System (TMS), o Yard Management System (YMS), bem como a Gestão de Fretes (FIS).
Apenas citando o efeito dessas tecnologias na área de distribuição da logística integrada, o FIS, por exemplo, gerencia a:
- Escolha da transportadora;
- Integração do embarcador com a transportadora;
- Acompanhamento das entregas e do tracking;
- Análise da eficiência dos transportes;
- Uso de indicadores de desempenho (KPIs);
- Auditoria e o pagamento de faturas.
É importante ressaltar que existem tecnologias que reúnem todos esses processos em módulos repletos de funcionalidades. Além disso, permitem o monitoramento em tempo real de cada etapa da área de distribuição, bem como a exibição dos dados sobre o desempenho das atividades em um dashboard (painel digital) intuitivo.
Como funciona a logistica integrada?
Veremos isso em nossa próxima matéria ainda esta semana.
MAXTON LOGÍSTICA RUMO AOS 14 ANOS DE COMPROMISSO COM SUA OPERAÇÃO
A MAXTON Logística agrega o conhecimento de profissionais com mais de 30 anos de experiência no mercado adquiridos em grandes organizações. Com um corpo gerencial e equipe experiente e atuante, a MAXTON Logística pode assegurar o completo domínio sobre todos os pontos da cadeia logística com os aspectos e conceito geral do Supply Chain Managment, garantindo assistência integral a seus clientes.
Hoje a informação deve chegar muito antes que a mercadoria, entendendo este conceito a MAXTON Logística investe fortemente em ferramentas TMS e WMS, possibilitando consultas On-line de embarques e mercadorias armazenadas.
Para quem não pode parar a MAXTON Logística é o sistema de gestão ideal e com diferenciais na “SOLUÇÃO PARA A SUA OPERAÇÃO”, com foco na qualidade, desempenho e otimização dos recursos sempre buscando a eficiência e eficácia.
Conheça Nossa Estrutura
Ligue agora mesmo para nossos consultores e peça uma apresentação sem compromisso. +55 41.3069.9800
#armazenagem #armazenagememcuritiba #armazenagemlogistica #armazenagemdecargas #distribuiçaodecargas #distribuiçaodeprodutos #picking #logistica #logisticaemcuritiba #transporteinternacionaldecargas #importaçaodecargas #exportaçaodecargas #cargainternacional #encomendainternacional #freteinternacional #estufagem