Tecnologias sempre têm a premissa de revolucionar o mercado e nem é preciso voltar muito ao passado para ver os seus impactos. A internet, por exemplo, transformou a forma de nos comunicarmos e fazer negócios.
Neste cenário, é compreensível o interesse das empresas pelo Blockchain ou cadeia de blocos. Esta tecnologia tem o mesmo potencial de disrupção que a internet teve.
1. O que é Blockchain?
Blockchain é a tecnologia que consiste em ter acesso a um banco de dados distribuído e descentralizado para o registro de informações que não podem ser modificadas. É uma tecnologia básica com diversas possibilidades de aplicação.
A primeira aplicação conhecida foi no mercado financeiro com o surgimento do bitcoin. Contudo, outros segmentos têm se destacado. Já existem novidades do Blockchain na logística, no mercado de seguros, entre outros segmentos.
2. Como funciona o Blockchain?
Para utilizar o Blockchain, é preciso entender como ele funciona. O mecanismo permite a validação de dados com um processamento de rede distribuído em computadores privados e compartilhados. Ou seja, qualquer transação de um ativo online é feita apenas entre dois ou mais agentes, sem a intervenção de um órgão regulamentador.
Além disso, a informação só é trocada e validada após o consenso entre as duas partes envolvidas. Em uma transação, por exemplo, cada agente interessado em concretizá-la possui um código criptografado. Apenas quando os dois ou mais códigos se juntam, o bloco de informação é montado e a transferência acontece.
Para facilitar o entendimento sobre o processo, pense nas seguintes etapas:
- Início da transação: quando dois agentes decidem iniciar a troca de um dado.
- Criação do bloco: momento em que a transferência é agrupada e entra na rede de cadeia de computadores compartilhados.
- Verificação: é definido um conjunto de regras para os computadores participantes avaliarem e calcularem a transação. A verificação só acontece após um consenso entre os envolvidos.
- Criptografia: o bloco verificado é criptografado e gravado.
- Execução: a transferência é realizada entre as partes envolvidas.
- A finalidade do Blockchain é otimizar os processos de qualquer atividade feita online. Também é mais seguro, pois os códigos usados nas transações são complexos, a ponto de deixar uma transferência irreversível, evitando fraudes nas informações.
Transparência, credibilidade, agilidade e eficiência. Por esses motivos, o mecanismo vem ganhando cada vez mais importância no mundo dos negócios.
alquer transação de um ativo online é feita apenas entre dois ou mais agentes, sem a intervenção de um órgão regulamentador.
3. Os principais benefícios do Blockchain
Por ser uma novidade, poucas pessoas conhecem o Blockchain e entendem sobre ele. O mercado ainda está estudando e testando suas aplicações, o que pode causar certa resistência das organizações em investir nessa nova tecnologia.
Usar Blockchain confere vantagem competitiva ao negócio e, além disso, é preciso romper essas barreiras. Dentre os seus principais benefícios podemos destacar:
- operações mais confiáveis;
- transações mais democráticas;
- otimização dos processos;
- facilidade na coordenação entre as empresas;
- registro dos dados em ordem cronológica;
- redução dos custos.
- Algumas empresas, especialmente do setor financeiro, já estão investindo no mecanismo e usufruindo dessas vantagens. É o caso da Nasdaq, mercado de ações automatizado dos Estados Unidos focado em tecnologia. A empresa passou a fazer manutenção de registros com o Blockchain aliado a LINQ, uma ferramenta de gerenciamento em nuvem que controla e emite ações de determinada empresa.
Após a implementação da tecnologia, os custos de auditoria e a burocracia reduziram. Outros ganhos observados foram a verificação mais transparente e a maior inviolabilidade dos dados de cada empresa.
4. Os impactos do Blockchain para as empresas
O Blockchain não está mudando apenas a área da economia. Outros segmentos estão sendo beneficiados pela tecnologia, como o de logística. Por ser um mercado que envolve a negociação entre várias empresas, esse modelo de banco de dados pode ajudar a melhorar os processos.
Imagine uma empresa situada em São Paulo. Ela precisa entregar um produto para um cliente em Uberlândia, no interior de Minas Gerais. Atualmente, a logística acontece da seguinte forma:
No exemplo acima só nessa única entrega foram quatro empresas envolvidas. É difícil estabelecer dentre essas organizações quem é o responsável pelo material e em qual momento. Suponha que a carga seja roubada em uma dessas etapas: como definir o responsável para ressarcir o cliente? É complicado, pois, nesse fluxo, as chances de perder uma informação em viagens mais longas são grandes.
Com o Blockchain, o cenário de rastreamento de entrega muda. Todas as empresas acessam a mesma rede e conseguem verificar a informação diretamente da fonte. Além disso, qualquer decisão referente ao transporte da carga, como rota, preço do frete, entre outros aspectos, é tomada a partir de um consenso. O cliente ainda pode acompanhar com mais precisão a entrega do seu produto, pois a informação validada não sofre mudanças.
Ao inserir a tecnologia na logística, as etapas de envio do produto geram dois resultados expressivos: redução de custos e riqueza de informações.
Fonte: https://www.intelipost.com.br/
—————
Ligue agora mesmo para nossos consultores e peça uma apresentação sem compromisso. +55 41.3069.9800
A MAXTON Logística agrega o conhecimento de profissionais com mais de 30 anos de experiência no mercado adquiridos em grandes organizações. Com um corpo gerencial e equipe experiente e atuante, a MAXTON Logística pode assegurar o completo domínio sobre todos os pontos da cadeia logística com os aspectos e conceito geral do Supply Chain Managment, garantindo assistência integral a seus clientes.
Hoje a informação deve chegar muito antes que a mercadoria, entendendo este conceito a MAXTON Logística investe fortemente em ferramentas TMS e WMS, possibilitando consultas On-line de embarques e mercadorias armazenadas.
Para quem não pode parar a MAXTON Logística é o sistema de gestão ideal e com diferenciais na “SOLUÇÃO PARA A SUA OPERAÇÃO”, com foco na qualidade, desempenho e otimização dos recursos sempre buscando a eficiência e eficácia.
Conheça Nossa Estrutura
Tags:
armazenagem, armazenagem em curitiba, armazenagem logistica, armazenagem de cargas, distribuição de cargas, distribuição de produtos, picking, logistica, logistica em curitiba, transporte internacional de cargas, importação de cargas, exportação de cargas, carga internacional, encomenda internacional, frete internacional, porto de santos, porto de itajaí, porto de são francisco, montagem de kits, embalagens especiais, desembaraço de cargas, despachante aduaneiro, maxton , maxton logistica, internet das coisas, porta pallete
#armazenagem #armazenagememcuritiba #armazenagemlogistica #armazenagemdecargas #distribuiçaodecargas #distribuiçaodeprodutos #picking #logistica #logisticaemcuritiba #transporteinternacionaldecargas #importaçaodecargas #exportaçaodecargas #cargainternacional #encomendainternacional #freteinternacional #estufagem