Apesar de não serem idênticos, conceitos como “armazenagem” e “estocagem” são muito confundidos, mesmo por empreendedores mais experientes. Isso não é um equívoco tão grave, já que, realmente, os dois termos parecem apontar para uma coisa só.
Por isso, explicaremos por que os termos armazenagem e estocagem indicam processos diferentes, deixando bem claras as diferenças entre os conceitos, de forma que os gestores possam otimizar os processos logísticos de suas empresas. Confira!
Entendendo o conceito de armazenagem
Armazenagem é um termo que deve ser aplicado para definir, em especial, o armazenamento de produtos prontos. Ela é fundamental nos processos logísticos que envolvem a cadeia de suprimentos. Para realizar a distribuição dos produtos e atender as demandas e as exigências do mercado, é preciso ter muita velocidade e flexibilidade nas operações. Os fluxos das mercadorias entre diferentes postos durante os processos logísticos exigem que os produtos sejam guardados por certo período. Para isso, então, serve a armazenagem.
A armazenagem de produtos implica na elaboração de inventários e dos custos relacionados, pois certamente uma parte do capital de giro será utilizada para implantar e manter o sistema. Os funcionários envolvidos nesse sistema devem ter conhecimentos sobre movimentação e transporte de mercadorias.
Entendendo o conceito de estocagem
Os especialistas costumam definir estocagem como a guarda de matérias-primas. Contudo, esse conceito não é suficiente para a definição de estoque: a verdade é que podem existir estoques de matérias-primas, produtos semiacabados e produtos acabados.
É nessa grande possibilidade de estoques em uma mesma empresa que está o segredo para diferenciar os dois conceitos.
Comparando armazenagem e estocagem
Como se vê, há uma semelhança muito grande entre os dois conceitos, mas é possível encontrar algumas diferenças. Considere que armazenagem está relacionada à guarda dos muitos estoques de uma empresa. Portanto, para fazer armazenagem é preciso contar com uma estrutura física apropriada: um depósito — armazém — que possua paredes, divisórias, paletes, cobertura, prateleiras, empilhadeiras, carrinhos, computadores, scanners e outros elementos de informática. Veja, agora, a síntese da diferença entre os dois conceitos:
Armazenagem
Conceito mais amplo que envolve o de estocagem;
- Dinamismo (cálculo de custos, movimentação e transporte dos itens, inventários);
- Guarda temporária dos produtos até sua distribuição;
- Relação direta com almoxarifados, centros de distribuição, ciclo operacional;
- Conceito mais objetivo, relacionado principalmente com a estrutura física, ou seja, o armazém.
Estocagem
- Menor dinamismo;
- Guarda permanente de matérias-primas e produtos;
- Relação direta com fluxo de caixa, fornecedores, estratégias de vendas e marketing;
- Conceito mais subjetivo, relacionado principalmente com os itens que são depositados dentro do armazém.
Sistema de armazenagem: funções e vantagens
O sistema de armazenagem, devido ao seu dinamismo, é importantíssimo para o negócio. Ele é responsável pelo controle de diversos processos:
- Recebimento, identificação, conferência e separação dos itens, bem como o seu endereçamento para o(s) estoque(s);
- Estocagem;
- Retirada dos itens do estoque (para atender pedidos);
- Acumulação e embalagem dos itens;
- Expedição dos pedidos;
- Registro das operações.
Quando bem efetuado, o sistema de armazenagem proporciona muitos benefícios à empresa, como a redução de custos por meio do controle de estoque e a distribuição dos produtos em tempo hábil. A armazenagem permite, entre outras coisas, separar lotes pequenos de lotes maiores, o que pode trazer vantagens para a sua empresa:
- Utilização do espaço;
- Uso da mão de obra, dos equipamentos, da energia;
- Rotatividade do(s) estoque(s);
- Acesso e proteção dos itens;
- Controle de perdas;
- Produtividade;
- Atendimento e serviços aos consumidores.
Entendeu a diferença entre armazenagem e estocagem?
Deixe seu comentário sobre o post e assine a nossa newsletter para receber mais novidades sobre processos logísticos!
Fonte: ARM