A mulher na logística foi um dos temas abordados na Transport Logistic, maior feira de logística do mundo.
O setor logístico é tradicionalmente masculino e isso não é novidade. Porém, com o passar dos anos e avanços na busca por mais igualdade, o espaço das mulheres na logística tem ganhado destaque. Assim como em outros segmentos da economia, a mulher no setor de transporte vem buscando maior equidade no mercado de trabalho: mais oportunidades, mesmas condições salariais e reconhecimento em toda sua trajetória.
Mesmo que ainda distante de um cenário ideal, a participação de mulheres na logística cresceu nos últimos anos, graças à mobilização social sobre esse tema e às mudanças culturais dentro e fora das empresas.
Em Munique, na Alemanha, foi realizada a Transport Logistic, a maior feira de logística do mundo, reunindo mais de 2 mil expositores de 63 países. Reunindo os melhores profissionais do ramo, a exposição teve como objetivo fazer um panorama da logística no mundo e entre os temas abordados estava os avanços da participação da mulher na logística.
De acordo com uma análise realizada pela Bundesvereinigung Logistik (BVL) com cooperação da Transport Logistic, a partir de uma pesquisa com sócios e entrevistas individuais, o ramo ainda possui um domínio masculino. Porém, esse é um cenário que tende a mudar, pois o setor tem a capacidade de proporcionar uma variedade de oportunidades de carreira para a mulher na logística, já que se trata de uma área em constante crescimento.
Ainda de acordo com a pesquisa, hoje em dia, a mulher na logística está predominantemente em cargos de escritório, como no controle, na compra ou no departamento de recursos humanos. As características e habilidades “femininas”, como flexibilidade, orientação para o serviço, implementação consistente de metas, trabalho em equipe, eficiência, tomada de decisão e gerenciamento de conflitos são ideais para trabalhar estrategicamente e em organizações líderes.
“O mercado começou a dar mais espaço às mulheres a partir do momento em que a logística deixou de ser apenas um setor operacional e braçal. A partir de então sentiu-se a necessidade de fazer análises, criar táticas e se atentar aos detalhes. Ninguém melhor do que as mulheres para conseguir juntar tudo isso em uma só função”, afirma a Consultora Logística da maior integradora logística latino-americana Asia Shipping (AS) , Mylena Tamarozzi.
A colaboradora afirma ainda sentir orgulho de fazer parte desta evolução da mulher na logística e se sente motivada a buscar as melhores soluções para seus clientes a cada dia. “Trabalhar em Logística Internacional é algo que me fascina. Isso me impulsiona a sempre renovar o conhecimento e aperfeiçoar cada vez mais para assim abrir novas oportunidades”, finaliza.
A mudança da cultura de trabalho para ambos os sexos permitiria que homens e mulheres, pudessem ajustar suas condições de trabalho de acordo com sua fase da vida. Essa transformação já é percebida por empresas de logística que têm buscado se ajustar a uma mudança no mundo do trabalho e em seus modelos de negócios. A visibilidade das mulheres bem-sucedidas na logística é outro fator que estimularia essa participação, sendo estes outros pontos destacados na pesquisa.
Para a Consultora Logística Aéreo Doméstico da AS, Suemi Sumikawa, a essência feminina no mundo da logística vem sendo assunto positivo no processo evolutivo do empoderamento feminino. “O senso de urgência, o olhar preventivo, a sutileza e a delicadeza da mulher na logística engrandecem o plano estratégico da organização e na contramão do preconceito desempenham papéis com muita maestria e competência”, afirma.
Em 2019, antes da pandemia, a Transport Logistic reuniu 2.374 expositores de 63 países, cerca de 64.000 visitantes de 125 países (um aumento de 5% em relação a 2017) e aproximadamente 30.000 visitantes do exterior, segundo o site oficial do evento. A exposição cobriu dez salões e uma área externa, totalizando 125.000 metros quadrados de espaço para exposições. A edição de 2023 ocorrerá entre os dias 9 e 12 de maio.
Mulheres na logística: como participam do mercado
O setor de transporte sempre foi composto em sua maioria por homens. Além disso, a percepção de que o segmento era altamente operacional levantava barreiras para o acesso de mulheres em todas as áreas de atuação dentro da logística.
Com uma visão mais estratégica e tática, a logística foi se transformando em uma porta de entrada para que as mulheres pudessem conquistar de vez um espaço que a muito tempo não era possível. Outro fator importante que contribui para a ascensão das mulheres na logística é o fato de serem a maioria nas faculdades brasileiras e, também, por possuírem mais anos de escolaridade em relação aos homens, segundo o IBGE.
Embora ainda seja um setor com predominância masculina, de acordo com um estudo realizado na última edição da Transport Logistic houve um aumento de 20% na contratação de mulheres em toda a cadeia logística dentro de grandes empresas mundiais.
Esse avanço já reflete na porcentagem de mulheres que trabalham no setor. Em 2020, houve uma alta de 229% no volume de contratação do sexo feminino em áreas da logística, de acordo com pesquisa divulgada pela plataforma de recrutamento Gupy. Isso indica que a presença das mulheres no mercado de transporte está se consolidando, seja em áreas estratégicas ou operacionais.
O que as empresas podem fazer para incluir mais mulheres na logística?
Só há um caminho para contribuir para a inclusão das mulheres na logística: a participação ativa de empresas na inclusão de mulheres em todas as áreas do setor. Isso significa abrir mais oportunidades, incentivar e reconhecer a atuação das mulheres.
Na Diálogo Logística, as mulheres são protagonistas do nosso crescimento. Confira alguns depoimentos das nossas colaboradoras sobre suas carreiras e momentos em que se superaram:
“Sabemos que o setor de logística ainda é dominado por homens. Mas, de verdade, esse dado nunca me amedrontou. Muito pelo contrário! À medida que fui crescendo na minha carreira, eu sempre fiz questão de ter o meu espaço como mulher e, principalmente, levantar este assunto com os meus líderes para ajudá-los a enxergar o quanto os papos, os olhares e as atitudes simples como “prestar atenção” e “não interromper” são relevantes para nós! Nosso papel também é de educar”
– Mariele Silva de Franceschi, gerente de projetos da Diálogo
Portal Terra
Website: http://www.asgroup-portal.com/pt
MAXTON LOGÍSTICA RUMO AOS 14 ANOS DE COMPROMISSO COM SUA OPERAÇÃO
A MAXTON Logística agrega o conhecimento de profissionais com mais de 30 anos de experiência no mercado adquiridos em grandes organizações. Com um corpo gerencial e equipe experiente e atuante, a MAXTON Logística pode assegurar o completo domínio sobre todos os pontos da cadeia logística com os aspectos e conceito geral do Supply Chain Managment, garantindo assistência integral a seus clientes.
Hoje a informação deve chegar muito antes que a mercadoria, entendendo este conceito a MAXTON Logística investe fortemente em ferramentas TMS e WMS, possibilitando consultas On-line de embarques e mercadorias armazenadas.
Para quem não pode parar a MAXTON Logística é o sistema de gestão ideal e com diferenciais na “SOLUÇÃO PARA A SUA OPERAÇÃO”, com foco na qualidade, desempenho e otimização dos recursos sempre buscando a eficiência e eficácia.
Conheça Nossa Estrutura
Ligue agora mesmo para nossos consultores e peça uma apresentação sem compromisso. +55 41.3069.9800
#armazenagem #armazenagememcuritiba #armazenagemlogistica #armazenagemdecargas #distribuiçaodecargas #distribuiçaodeprodutos #picking #logistica #logisticaemcuritiba #transporteinternacionaldecargas #importaçaodecargas #exportaçaodecargas #cargainternacional #encomendainternacional #freteinternacional #estufagem