Especialistas debatem cenário atual da logística reversa no Paraná e no Brasil

Especialistas debatem cenário atual da logística reversa no Paraná e no Brasil

Muito mais do que ser apenas um processo de retorno de produtos e embalagens aos seus fabricantes, a logística reversa é uma ferramenta que garante a redução da extração de matérias-primas da natureza, o aumento de vida útil dos aterros sanitários, além de permitir ganhos sociais.

A logística reversa tem ganhado muito mais relevância na sociedade nos últimos anos. Não apenas pela necessidade de se fazer cumprir as legislações no âmbito estadual e federal, mas por sua fundamental importância na preservação e proteção do meio ambiente.

No Brasil, empresas de todos os portes estão obrigadas a cumprir as regras previstas em lei. E para discutir os novos decretos na esfera federal, as atualizações estaduais e seu impacto para as empresas, o Sistema Federação das Indústrias do Paraná promoveu, no dia 7 de dezembro, no Campus da Indústria, em Curitiba, o 5º Seminário Paranaense de Logística Reversa.

O evento é uma parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Instituto Água e Terra (IAT), Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR), (Instituto Brasileiro de Logística Reversa de Embalagens (ILOG), e apoio do Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose do Paraná (Sinpacel).

Este ano, as novidades se concentram nos novos decretos federais. Já no Paraná, este foi o primeiro ano da implementação das novas diretrizes implementadas em junho do ano passado em que foram estabelecidas novas regras para a operacionalização e fiscalização do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS). Em resumo, as empresas devem comprovar ações de logística reversa para a obtenção de licença de operação e suas renovações.

Na programação, participaram especialistas, representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sedest, do InPAR, ILOG e profissionais com expressiva experiência em logística reversa. As palestra fazem previsção do panorama da logística reversa no âmbito nacional, e contou com a participação do advogado Fabricio Soler, Rafael Andreguetto, Diretor de Políticas Ambientais da Sedest, apresentou as atualizações do tema no Paraná. O evento prosseguiu com apresentação das iniciativas paranaenses de logística reversa de embalagens.

Fonte: Bem Paraná

 


selo 10 anos maxton logistica black

MAXTON LOGÍSTICA RUMO AOS 14 ANOS DE COMPROMISSO COM SUA OPERAÇÃO

 

 

A MAXTON Logística agrega o conhecimento de profissionais com mais de 30 anos de experiência no mercado adquiridos em grandes organizações. Com um corpo gerencial e equipe experiente e atuante, a MAXTON Logística pode assegurar o completo domínio sobre todos os pontos da cadeia logística com os aspectos e conceito geral do Supply Chain Managment, garantindo assistência integral a seus clientes.

Hoje a informação deve chegar muito antes que a mercadoria, entendendo este conceito a MAXTON Logística investe fortemente em ferramentas TMS e WMS, possibilitando consultas On-line de embarques e mercadorias armazenadas.

Para quem não pode parar a MAXTON Logística é o sistema de gestão ideal e com diferenciais na “SOLUÇÃO PARA A SUA OPERAÇÃO”, com foco na qualidade, desempenho e otimização dos recursos sempre buscando a eficiência e eficácia.

Conheça Nossa Estrutura

 

Ligue agora mesmo para nossos consultores e peça uma apresentação sem compromisso. +55 41.3069.9800

#armazenagem #armazenagememcuritiba #armazenagemlogistica #armazenagemdecargas #distribuiçaodecargas #distribuiçaodeprodutos #picking #logistica #logisticaemcuritiba #transporteinternacionaldecargas #importaçaodecargas #exportaçaodecargas #cargainternacional #encomendainternacional #freteinternacional #estufagem

—————————-