Manusear produtos e garantir sua entrega rápida, no tempo correto e com qualidade não é uma tarefa muito fácil. Para alcançar tais objetivos, é fundamental contar com o auxílio de ferramentas de gestão, como o planejamento logístico.
Essa metodologia é um ponto-chave do controle de todas as operações envolvidas no processo logístico. Sem ela, de nada adiantaria ter preços competitivos ou boas campanhas de marketing, pois a entrega do produto ao cliente seria falha.
Para você entender melhor sobre o assunto, desenvolvemos este post detalhando o que é o planejamento logístico e como desenvolvê-lo em sua empresa. Continue com a leitura até o fim!
O que é planejamento logístico?
Planejar é prever determinados aspectos e se antecipar sobre qualquer intempérie que possa aparecer no meio do processo — nesse caso, da logística. Um bom gestor deve preparar o ambiente de trabalho de modo a melhorar a fluidez de todas as atividades envolvidas.
Isso é o planejamento logístico. Definir estratégias, traçar planos, desenvolver técnicas e utilizar ferramentas e tecnologias a favor do aumento da produtividade. Além de otimizar as operações, esse procedimento reduz custos e mantém a empresa competitiva no mercado.
Como desenvolver um planejamento logístico eficiente?
Alguns passos devem ser seguidos para que a implementação do planejamento logístico em uma empresa seja um sucesso. Conheça-os a seguir.
Otimize o controle do estoque
Acompanhar as entradas e saídas de mercadorias em um estoque é fundamental para manter o controle desse processo logístico. Além disso, prever a demanda e utilizar metodologias de balanceamento de produtos, de reposição de mercadorias e softwares para otimizar o controle são ações importantes no trabalho cotidiano em armazéns.
Tenha fornecedores de confiança
É inevitável que uma empresa dependa de fornecedores para manter o ciclo produtivo funcionando. Sejam eles de matéria-prima, de insumos ou de manutenção, é impreterível a sua necessidade. Por isso, manter nomes confiáveis entre os seus contatos é muito importante.
Fazer a escolha certa requer alguns cuidados, como observar a distância do fornecedor em relação ao seu endereço (principalmente em casos de urgência), o custo-benefício entre qualidade e preço cobrado pelo produto, o compromisso da empresa em honrar com os pedidos no prazo acordado, entre outros aspectos.
Monitore o transporte
Não basta que a sua empresa faça todos os esforços para manter a integridade de seus produtos sem que o transporte também garanta essa especificidade. Por isso, é fundamental monitorar o envio de mercadorias.
Certifique-se de que está usando o meio de transporte ideal para seus produtos. Avalie se é um item especial que demanda meios adequados para manter a qualidade. Se for contratar terceirizados, não hesite em encontrar meios de monitorar todo o processo de entrega.
Use a tecnologia
A tecnologia é uma forte aliada para o planejamento logístico. Com ela é possível integrar setores, automatizar operações e garantir a eficiência na comunicação, além de aumentar a segurança e a confiabilidade das informações. Isso significa aumento da produtividade e minimização de custos em toda a cadeia logística.
Acompanhe indicadores
Os indicadores são essenciais para acompanhar se o que foi implementado pelo planejamento logístico está dando certo. Eles garantem que a performance para alcançar os objetivos traçados estão de acordo com o estabelecido.
Por isso, definir KPI’s possíveis de serem medidos é essencial. Eles podem ser acompanhados diariamente (indicadores operacionais) ou mensalmente (indicadores estratégicos). O importante é não deixar de medir a eficiência dos processos.
Para que o planejamento logístico seja eficaz todas essas medidas devem ser cumpridas à risca. Além disso, não considerar aspectos financeiros da empresa, não determinar metas de médio e longo prazo e não ficar de olho em falhas são erros a evitar na implementação da metodologia.
Fonte: https://www.bloglogistica.com.br/