Os tipo de container para transporte de cargas
A globalização, abertura de novos mercados, concorrência internacional, produção de produtos em países com mão de obra barata, o crescente consumo mundial devido ao aumento da população e sua renda, e entre outros fatores, são responsáveis pelo aumento da exportação e importação entre países do mundo. Foi preciso se planejasse a distribuição de produtos ao redor do globo utilizando de meios seguros e que permitiriam o bom armazenamento dos mesmos.
O principal modal para transporte de cargas entre países permitindo uma garnde capacidade de carregada e frete reduzido é o marítimo. Para acondicionar os produtos para o transporte até o destino final são utilizados containers. Falando de modo grosso, containers são grandes caixa retangulares com uma entrada para o carregamento e descarregamento de produtos, paletizados ou não.
Veja abaixo alguns tipos de containers:
Insulated Container (IN) – Refrigerado
Estes containers são altamente separados e resfriados por ar circulante gelado no controle de temperaturas. O ar gelado é fornecido pelo Navio- ou uma pequena base móvel ou por uma unidade acoplada. Todas as variações de cargas com controle de diferentes temperaturas, podem ser carregadas em “Conair” containers.
Integrated Reefer Container (RF / RH) – Refrigerado
Os Containers Reefers são compatíveis para carregar qualquer tipo de carga que necessitem de comtrole de temperatura : Desde carne congelada e peixe até frutas como laranja, bananas e vegetais, chocolate, produtos químicos e filmes fotográficos.
Contentor de Carga Seca (DC / DV / H C) – Caixa Seca
O Dry Cargo Container é o que mais se adequa a todo tipo de carga geral.
Abra o recipiente superior (OT)
Se a carga se torna difícil para ser unitizada através das portas do container, então a unitização poderá ser feita através do topo do container, com um guindaste. Após a ovação, é colocada uma lona que servirá como teto.
Recipiente De Rack Plana (FR)
Para cargas muito pesadas e com tamanho fora de padrão, podemos utilizar os containers Flat Racks, que são indicados para transporte de veículos pesados, cabos, bobinas de aço, chapas de aço, tubos, etc, podendo ser utilizados as versões de 20ft e 40ft.
Plataforma (PL)
As Plataformas são ideais para uso em operações ro-ro e para carregar maquinas e outras cargas que não possam ser carregadas em nenhum outro tipo de container. Também estão disponíveis em versões de 20ft e 40ft.
Recipiente Ventilado (VE)
O Design é especialmente compatível para cargas orgânicas, como o café.
Recipiente a granel (BK)
Containers apropriados para carregar carga a granel tais como farinha, cimento, plástico granulado, açucar e outros tipos de carga organica a granel.
Tanque
Tanks são tipos de containers viáveis para carga IMO tipo 1, 2, 5 e carga não perigosa, refrigerada e substancias aquecidas de -40°C até +65°C / -40° F to + 149° F.
Insulated Hanging Cargo (IH) – Refrigerado com Ganchos
Utilizado para o transporte de carnes.
O transporte marítimo não se limita apenas a containers, pois alguns produtos e, principalmente, recursos minerias e alguns alimentos são armazenados em compartimentos especias e exclusivos dos vários tipos de navios existentes, cada um com suas características. Mas falaremos de navios num post futuro.
Fonte:
https://universodalogistica.wordpress.com
Gostaria de receber algo que me esclareça capacidade (ton) de Containers 12/20 ou mais pés. E qual tipo de Container posso utilizar para o transporte de veículo de passeio. (Uma exportação maritima.
Obrigado