A expressão centro de distribuição tornou-se corrente entre as empresas, na área de logística. Mas, certamente, ainda existem dúvidas sobre seu verdadeiro conceito e importância para a operacionalidade de uma empresa.
Com as mudanças no mundo dos negócios, impulsionadas pela tecnologia, pelas crises e pelas novas necessidades do mercado e do consumidor, muitos conceitos vestiram-se de roupagem nova e foram renomeados. Conheça mais sobre centros de distribuição e descubra quais empresas precisam de um!
O que é o centro de distribuição?
O centro de distribuição é a conceituação mais moderna e mais abrangente do que sempre se convencionou chamar de armazenagem. Trata-se de uma configuração regional de armazém, na qual são recebidas cargas consolidadas de diferentes armazéns.
As cargas são fracionadas para que as mercadorias sejam reunidas em quantidade e sortimento adequados e são, então, enviadas aos pontos de venda mais próximos.
Quais as funções de um centro de distribuição?
O centro de distribuição, ou simplificadamente CD, tem diversas funções:
Recebimento: operação inicial que serve de base para a realização das outras;
Movimentação: acontece desde o recebimento até a entrega das encomendas ao cliente (ou a outros que irão fazer a redistribuição dos produtos);
Armazenagem: manutenção dos estoques de produtos necessários para suprir a demanda dos clientes;
Separação de pedidos: separação dos itens que foram pedidos pelo cliente, atentando cuidadosamente para sua natureza e quantidade, de modo a evitar reclamações futuras;
Expedição: envio das mercadorias ao seu destino final, ou seja, o endereço do cliente ou de outro ponto de distribuição (é a última etapa de um CD).
Como o CD facilita a vida das empresas?
Os centros de distribuição são recomendados para todas as empresas que trabalham com um volume alto de produtos para revenda, ou com a venda de insumos em geral. Nesse sentido, destacam-se as indústrias de bens de consumo, o setor supermercadista e os operadores logísticos.
Veja alguns segmentos que adotam os centros de distribuição:
Supermercados
As mudanças que o setor vem passando estimulam o investimento em CDs, tais como a estabilidade econômica, a entrada de empresas de fora do país no ramo, a concorrência elevada e as modificações no perfil do público consumidor.
Farmácias e drogarias
A armazenagem dos produtos de uma farmácia é realizada baseada nas classes dos medicamentos (remédios sob controle especial permanecem em lugares cujo acesso é restrito).
Lojas de eletroeletrônicos
O fato de negociarem com mercadorias de grande porte torna a adoção dos CDs uma necessidade.
E-commerce
Para atender os muitos pedidos dos consumidores, o comércio eletrônico precisa de CDs com separação individual de produtos, atividades para etiquetá-los, embalá-los e controlar as devoluções.
Vendas diretas por meio de catálogos
A distribuição dos produtos para os revendedores espalhados pelo país é realizada a partir dos CDs.
Atacadista distribuidor
O fato de não possuir lojas compele esse profissional a estruturar CDs, onde são recebidos os produtos da indústria, separados e expedidos para os varejistas.
Operadores logísticos
A gestão dos estoques dos clientes é um dos serviços prestados pelos operadores logísticos, levando-os a investir em seus próprios CDs para manterem-se competitivos.
Indústrias
Utilizam os CDs para reduzir custos.
Quais as vantagens em adotar um centro de distribuição?
Como se vê, a adoção de um ou mais CDs dentro da organização pode ser uma estratégia vantajosa para diferentes empresas, pois eles possibilitam:
- Redução nos custos de transporte;
- Redução da ausência de produtos nas lojas;
- Redução da mão de obra em lojas para recebimento e conferência dos produtos;
- Mais espaço nas lojas;
- Potencial para agregar valor ao produto;
- Possibilidade de realizar diversos tipos de operação;
- Melhoria no atendimento ao cliente com a existência de pontos de distribuição mais próximos dele.
- Sua empresa se encaixa em algum dos segmentos citados acima?
Você já possui um centro de distribuição que facilite a vida de sua organização?
Fonte: ARM