Entrega de cargas com drones?

Postado por
Maxton Logística

Uma preocupação das empresas sempre foi passar a utilizar a tecnologia, porém, sem ter que deixar de usar sua mão de obra especializada.

A UPS e a Amazon, empresas que querem aliar os recursos tecnológicos e as facilidades dos drones com a expertise de seus motoristas. Para isso, iniciou, na última semana, testes com seus caminhões elétricos e os drones para entregas em áreas residenciais e rurais em Tampa, na Flórida.

Os testes são considerados inéditos. A ideia central é utilizar os drones quando existem diversas entregas em uma rota regular na qual as paradas estão a quilômetros de distância da estrada. O envio de um drone a partir de um carro para fazer uma entrega acarreta na redução de custos com a quilometragem percorrida. Além disso, é possível verificar um aumento da eficiência operacional e redução das emissões no meio ambiente.

“Os motoristas são a identidade da nossa companhia e isso não vai mudar”, garante Mark Wallace, vice-presidente sênior de Engenharia Global e Sustentabilidade da UPS. A empresa conta com 102 mil motoristas de entrega na estrada, todos os dias. As rotas rurais são as mais caras de atender em função do tempo e dos gastos exigidos com o veículo. O diferencial é que o drone é completamente autônomo, sem a necessidade de um piloto. Assim, o motorista fica livre para fazer outras entregas enquanto o drone realiza a atividade para a qual foi designado.

A Ford apresentou, recentemente, um conceito inovador de serviço de entrega nas cidades para tornar mais fácil o dia a dia das pessoas. Denominado “Autolivery”, o projeto prevê que as entregas sejam feitas por veículo autônomo elétrico juntamente com drones. A montadora defende que as vans sempre tiveram papel central na entrega de produtos, mas os drones, no entanto, são um fenômeno moderno. Porém, os dois podem trabalhar juntos para melhorar a mobilidade em áreas urbanas.

A ideia da Ford é de que vans urbanas poderão transportar qualquer produto, desde comida até remédios, de forma rápida e eficiente nas ruas das grandes cidades. Os drones, por sua vez, serão capazes de fazer a entrega pelo ar na última etapa da viagem, chegando a locais inacessíveis aos carros, como no alto de um edifício ou onde seja difícil estacionar.

Loading…

Comments (2)

  1. Ricardo Casal

    Boa tarde. Trabalho na empresa Braskem S.A em Triunfo RS. Gostaria de verificar a possibilidade de conversarmos sobre um projeto que temos de transporte de amostras entre nossas unidades com o uso de Drones.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *