Postado por
Embalagens, Transporte

Os processos logísticos de uma organização devem ser bem desenvolvidos para garantir que tanto a empresa quanto o cliente ficarão satisfeitos. Uma carga bem armazenada e bem transportada contribui para que a transação seja considerada e, consequentemente, o objetivo da fidelização por parte do cliente seja atingido.

Com a variedade de cargas existentes, é fundamental estudar cada embalagem, seus produtos e a armazenagem ideal para cada uma. Confira abaixo como transportar e armazenar itens mais frágeis.

A necessidade de armazenar de forma adequada produtos frágeis
Produtos frágeis, devido à sua própria natureza, devem ser armazenados de maneira especial, respeitando condições específicas de empilhamento, ventilação e acondicionamento até o momento de serem despachados. São necessárias embalagens adequadas para o empacotamento e a transferência dessas mercadorias. Caixas devem ter o tamanho certo para acondicionar os produtos, nem grandes demais, nem pequenas demais. A escolha do operador logístico também é fundamental. Neste caso recomenda-se conhecer seu histórico com operações semelhantes, seus KPI’s e depoimentos de seus clientes.

A relação entre armazenagem e transporte
É preciso cuidar da proteção da mercadoria em relação às condições de transporte, ou seja, a embalagem deve ser suficiente para suportar as condições de viagem e a distância até o destino, bem como para proteger o conteúdo de impactos e danos. Para trajetos curtos, por exemplo, podem ser usadas estruturas de madeira ou plástico. Isso dependerá muito dos estudos preliminares feitos caso a caso.

Uma embalagem eficiente é aquela que se encaixará melhor no escopo pretendido. Existem diversas opções no mercado atualmente que visam assegurar ainda mais a integridade dos bens transportados ou armazenados, como plástico bolha, caixas sob medida, os chamados travesseiros plásticos, enfim, uma gama de materiais voltados ao segmento. Mas, como colocado, tudo dependerá do tipo de mercadoria que será transportado ou movimentado.

As indicações de fragilidade
Outra medida útil é colocar indicações na parte externa da embalagem identificando que as mercadorias são frágeis. Isso servirá de alerta tanto para os profissionais que trabalham diretamente com as mercadorias, como para outros que irão recebe-las, movimentá-las ou armazena-las.

A sinalização correta facilita o processo de armazenagem. Existe uma simbologia própria para isso, indicando o nível de fragilidade, setas orientando a forma adequada de posicioná-lo, alertas para evitar molhar ou colocar outras embalagens sobre o produto e assim por diante.

A forma ideal de transportar
Caso sua empresa não disponha de um sistema de transporte eficiente para cargas frágeis, é melhor contratar os serviços de uma transportadora especializada e evitar prejuízos. Como transporte é o core business de uma transportadora, seus profissionais estão preparados para lidar com cargas frágeis, assegurando sua integridade.

As soluções para armazenagem
Mercadorias frágeis devem ser armazenadas em local apropriado, separadas dos outros produtos. Se não forem separados e identificados, esses produtos podem ser removidos ou manuseados de forma danosa. Eles precisam de espaços próprios, garantidos contra quedas e umidade e fora da passagem de funcionários.

Caso você não disponha de áreas grandes para destinar ambientes exclusivos à armazenagem de produtos mais frágeis, o ideal é buscar sempre operadores logísticos capacitados (armazéns gerais). Esses estabelecimentos dispõem de infraestrutura apropriada para armazenar os artigos delicados ou quebradiços, além de profissionais bem treinados que sabem manuseá-los.

Se sua empresa possui volume e frequência elevadas de cargas frágeis, é aconselhável recorrer aos serviços terceirizados de outra empresa, também focada em logística de armazenagem, controle de estoque e gestão, que oferecerá total segurança em todo o processo.

Sua empresa dispõe de espaço próprio para o adequado armazenamento de produtos frágeis? O transporte dessas cargas é efetuado com segurança? Já utiliza a sinalização apropriada nas embalagens, de modo a avisar sobre a fragilidade da carga? Como são realizados os processos logísticos de sua empresa? Deixe seu comentário!

 

Fonte: ARM