O que é Cadeia de Suprimentos?

Postado por
Logística

A Cadeia de Suprimentos também é conhecida no Brasil por seu termo em inglês, Supply Chain. Podemos definir a Cadeia de Suprimentos como um sistema de organização, pessoas, ações, informações e recursos envolvidos nas atividades de transporte de produtos ou serviços, desde os fornecedores até os clientes. A gestão deste tipo de estruturas resolve efetivamente o problema da organização e requer, acima de tudo, planejamento.

Isso não significa, simplesmente, organizar o local de trabalho dos processos de previsão. Também devemos estar preparados para acontecimentos imprevistos, como mudanças no comportamento dos consumidores e até mesmo a mudança climática.

Em primeiro lugar, tenha em mente o seguinte: sem uma cadeia de suprimentos eficiente a empresa irá parar. Pois ela é responsável, entre outras coisas, em colocar a comida na mesa, de providenciar a cama em que dorme, seu veículo que usa no dia a dia, a roupa que você usa e, provavelmente, também o chão em que você se encontra. Entender como a Cadeia de Suprimentos funciona e como geri-la da melhor maneira possível, portanto, é obrigatório para todo empresário.

A Cadeia de Suprimentos sempre existirá em todos os setores empresariais sejam grandes ou uma pequena empresa. Ela pode ser simples, para compreender o seu negócio, seus clientes e seus fornecedores. Pode ser mais complexa, por exemplo, gerenciar fornecedores de fornecedores, representantes, prestadores de serviços externos e intermediários em geral.

Como Gerenciar a Cadeia de Suprimentos

A gestão eficaz da cadeia de suprimentos se baseia necessariamente em dois fatores principais: o planejamento e o controle. Planejar cuidadosamente todo o percurso do recurso, desde a origem da matéria-prima até o consumidor final. Incluindo, entre outras coisas, a negociação com os fornecedores, a organização do transporte, o controle de qualidade, a gestão do armazenamento, da coordenação de distribuição, etc.

Fonte: Logistica Total

Loading…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *