O clima organizacional e a maximização do desempenho das equipes de trabalho

O clima organizacional e a maximização do desempenho das equipes de trabalho

Contar com colaboradores motivados e engajados faz toda a diferença nos resultados da empresa. Esses elementos são o combustível de uma equipe eficiente e produtiva, e, por conta disso, cada vez mais gestores têm buscado cuidar da qualidade do clima organizacional. Afinal, existe uma estreita relação entre ambiente de trabalho e produtividade.

Ao promover mais qualidade de vida e satisfação para seus funcionários, você terá um time capaz de executar suas atividades com dedicação e entusiasmo. Trabalhadores satisfeitos vestem a camisa e contribuem para o sucesso da organização.

A qualidade dos recursos humanos é o grande diferencial para se destacar da concorrência e conquistar cada vez mais consumidores para seus produtos e serviços.

Assim, reunir esforços para conquistar o seu público interno é uma estratégia vital. Pensando nisso, muitas empresas apostam em programas de qualidade de vida que incluem vantagens a seus colaboradores (como a implantação de um benefício de atividade física, programas de desenvolvimento, day-off de aniversário etc), constroem bons planos de carreira e estruturam uma boa políticade remuneração. Tudo isso prepara as pessoas para os desafios da empresa, aumenta o engajamento dos colaboradores e ajuda a cultivar um ambiente de trabalho harmonioso, confortável e propício à produtividade. Porém, existem muitas outras ações que você pode implementar para atingir esse objetivo.

A importância do clima organizacional para o desempenho da equipe
O clima organizacional pode ser compreendido como o conjunto dos fatores físicos e psicológicos do ambiente interno das empresas, e exerce grande influência no desempenho, na saúde e qualidade de vida dos colaboradores, além de afetar o nível de satisfação, felicidade e bem-estar no trabalho.

Ou seja, um ambiente de trabalho saudável terá impacto na qualidade das entregas das equipes e irá reduzir os níveis de estresse dos colaboradores.

Além disso, de nada adianta a empresa contar com trabalhadores altamente competentes, se ela não dispuser dos materiais e recursos indispensáveis para que os profissionais executem um bom trabalho.

Como aprimorar a relação entre ambiente de trabalho e produtividade
Vamos ver 5 dicas de como melhorar o ambiente de trabalho para contar com colaboradores mais produtivos:

1. Invista na qualidade do ambiente físico
Um bom ambiente de trabalho, além de caracterizar-se pela paz e bom relacionamento entre os colegas de profissão, depende, igualmente, da eficiência na realização das atividades diárias.

Assim, é fundamental que o ambiente físico favoreça o andamento adequado das atividades. Um local confortável, bem equipado, com iluminação, ventilação e tecnologias necessárias à execução das tarefas evita que os colaboradores se estressem por conta de problemas operacionais. Isso contribui para a fluidez e otimização dos trabalhos.

2. Incentive as relações interpessoais
Manter um bom relacionamento com os colegas de trabalho é fundamental para que os colaboradores tenham mais satisfação e bem-estar no emprego.

Em um local onde todos cooperam para o êxito das atividades desenvolvidas, a produtividade e o rendimento serão bem maiores do que em empresas com problemas de relacionamento entre seus funcionários. Fomentar as relações interpessoais dentro da sua empresa tornará o ambiente de trabalho mais leve, agradável, dinâmico e, também, produtivo. Afinal, a união faz a força, não é verdade?

Promover eventos de integração, por exemplo, contribuirá para o estreitamento de laços entres os seus funcionários, fazendo com que as relações interpessoais sejam mais fluidas e próximas.

Isso favorecerá a colaboração e solidariedade entre os trabalhadores, aperfeiçoando o trabalho em equipe e contribuindo para a qualidade do ambiente da organização.

3. Adote um estilo de liderança participativa
Outro fator que contribui positivamente para a melhoria do ambiente de trabalho da empresa é a adoção de um estilo de liderança participativa.

Uma das maiores causas de estresse e insatisfação no ambiente de trabalho é quando o líder não detém o respeito e a admiração dos seus subordinados. Um bom gestor é aquele que consegue motivar os trabalhadores a dar o seu melhor, cotidianamente, em prol do sucesso de toda a equipe. E a melhor forma de fazer isso é por meio do exemplo.

A participação direta na execução das atividades que coordena é a melhor forma de instruir e motivar os trabalhadores a se dedicarem cada vez mais às suas funções. Um modelo de liderança participativa melhora não apenas o clima organizacional, mas também os números da organização, no quesito produtividade.

4. Invista em flexibilidade
Posturas corporativas rígidas demais tendem a deixar o clima organizacional mais pesado e a contribuir para a desmotivação do funcionário. Muitas empresas já notaram isso e começaram a apostar em políticas de flexibilidade adequadas às necessidades dos colaboradores. É possível propor horários de trabalho mais flexíveis ou home office, por exemplo. A PwC, uma das maiores prestadoras de serviços profissionais do mundo nas áreas de auditoria e consultoria, está na lista de empresas que já adotaram esse esquema de trabalho. Inclusive, Erika Braga, diretora de RH da PwC, falou sobre tudo isso no nosso último webinar!

5. Valorize seus funcionários
A valorização dos colaboradores é outro pilar essencial sobre o qual se estrutura um bom ambiente de trabalho.

Trabalhar em uma empresa que valoriza o seu pessoal, que respeita os direitos trabalhistas, que preza pela saúde e segurança das instalações e busca promover melhorias contínuas para dar mais conforto e bem-estar à sua equipe fará dos seus funcionários profissionais muito mais engajados e comprometidos com o sucesso da empresa.

A valorização cria um círculo virtuoso de gratidão e fidelidade entre os trabalhadores e a organização, de modo que eles não apenas desejarão cumprir as atividades que lhe foram designadas, mas serão proativos.

Portanto, além de melhorar a vida dos trabalhadores, o investimento no ambiente interno também trará frutos para a empresa, que, além de elevar o seu prestígio e reputação no mercado, colherá os louros da efetivação de um modelo bem-sucedido de gestão.

*Este artigo foi escrito por Marcelo Sartori, head de RH do Gympass. Ele acredita que a empresa é uma das poucas que já nasceram com um propósito: mudar a vida das pessoas e dar opções reais para que elas tenham uma vida mais saudável.