Compartilhamento de processos logísticos podem aumentar o lucro

Postado por
Maxton Logística

O primeiro passo, e talvez o mais importante, é conhecer sua operação logística. Para isso, colete informações sobre o armazém, frota, sistema de entrega, os processos envolvidos. Ou seja, mapeie todos os dados sobre a operação. Essas informações permitem ao gestor conhecer o trabalho, encontrar falhas e planejar soluções para tornar a operação mais ágil.

Com esses dados em mãos, o gestor consegue gerenciar o estoque de forma eficiente, controlando a frequência de entrada e saída de mercadorias e definindo uma estratégia de entrega que previna a demanda dos clientes.  Ainda assim, é possível que algum imprevisto aconteça. Seja um processo atrasado, problemas com fornecedores ou nas rotas de entrega, por isso, é importante ter um “plano b” para que o consumidor não seja prejudicado.

Estratégias de sucesso
Além de contar com processos bem estruturados, há estratégias, como a Logística Lean e a Logística Compartilhada, que contribuem para melhorar o faturamento da empresa.

Logística Lean
Também conhecida como Logística Enxuta, foi desenvolvida pela Toyota como uma extensão do conceito de produção enxuta. A estratégia foca em melhorar os processos para agregar mais valor aos clientes e eliminar os desperdícios.

Um dos pontos centrais da Logística Lean é o melhor aproveitamento do espaço, buscando o aumento da capacidade de produção da empresa, ao mesmo tempo que diminui a quantidade de materiais parados durante o processo produtivo, otimizando os estoques. Como busca constantemente a eficiência, também consegue aumentar a produtividade e reduzir custos

Logística compartilhada
Segue a lógica da economia colaborativa, que nada mais é que o uso compartilhado de recursos por mais de uma empresa com as mesmas necessidades. Tem como objetivo reduzir custos e baratear o preço de produtos e serviços. Se a empresa está com um armazém ou veículos ociosos, pode loca-los para outras empresas, por exemplo. Ambev e Korin Agropecuária são companhias que colhem bons resultados com a Logística Compartilhada.

Os benefícios da terceirização
A adoção de um sistema de logística terceirizada é uma das formas para redução de custos. Como toda mudança de estratégia, é preciso fazer uma análise do negócio antes de iniciar o processo. Da mesma forma, é necessário pesar os prós e contras da terceirização antes de escolher um parceiro confiável e que deve entregar um serviço com qualidade.

O maior benefício, além de reduzir custos, é o de poder contratar uma empresa especializada em logística, que já tenha os conhecimentos necessários, com processos já estruturados. Isso contribui para a melhora da qualidade do serviço rapidamente – desde que o parceiro correto seja escolhido.

Com a terceirização, a contratante pode focar no que interessa: o próprio negócio

 

Loading…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *