A Logística é lugar de mulheres?

Postado por
Datas comemorativas

Recentemente a mídia divulgou que logística não é mais uma profissão do futuro – é uma profissão do presente. Será que tem espaço para as mulheres nessa profissão tão importante?

Assim como as demais profissões, os profissionais de logística precisam ter competências específicas para desenvolverem suas funções.

Algumas mulheres decidem seguir seus sonhos e aspirações profissionais em um determinado período da sua vida, e muitas escolhem a logística como uma atividade para toda vida. Excluindo os mitos sobre mulheres motoristas de caminhão e outros existentes sobre a profissional do sexo feminino, minha pergunta é:

Características femininas interessam ao mercado de logística?

CARACTERÍSTICAS DOS PROFISSIONAIS DE LOGÍSTICA
Visão sistêmica, senso de urgência, pro-atividade e redução de custos são inúmeras as habilidades que um profissional de logística precisa ter em sua formação e personalidade. Sem contar as características básicas como responsabilidade, organização e comprometimento.

Essas características são comuns tanto a homens quanto a mulheres, mais que isso, são características mais relacionadas aos valores da pessoa em si do que ao sexo. Ambos os sexos possuem esses requisitos para ocupar uma vaga de logística. Mas vamos analisar duas funções ocupadas por profissionais de logística para aprofundar um pouco mais o assunto.

MULHERES LIDERANDO EQUIPES DE LOGÍSTICA
Aliada as demais características citadas, a liderança é por si só uma habilidade crucial para gerir uma equipe. Entendendo que líder é líder – independente de cor, sexo, idade, formação ou experiência. Existem líderes e, ainda hoje, existem chefes – tanto homens quanto mulheres.

Assumir a liderança de uma equipe traz muitos desafios, a começar pelos testes que são feitos pelos liderados até que a confiança se estabeleça. Homens e mulheres passam por isso diariamente, dentro e fora da logística.

MULHERES OPERANDO EQUIPAMENTOS LOGÍSTICOS
Ainda é estranho de ver, mas quantas mulheres você já viu dirigindo um caminhão, operando uma colheitadeira, uma empilhadeira ou mesmo um transteiner?

Aqui sim chegamos em um mercado que exige uma característica bastante peculiar: delicadeza. Por mais força que os equipamentos façam, a operação de equipamentos logísticos é algo delicado. Movimentar contêineres com mercadorias avaliadas em milhões de dólares ou colher cana-de-açúcar, fazendo o corte correto para já deixar a planta adequada para a colheita na safra seguinte exige muito cuidado e muita atenção.

Para essas atividades, o mercado busca profissionais que sejam mais cuidadosos e delicados – e sim, essas são características femininas. Não que homens não possam ter essas características – muito pelo contrário. Tem homens que são mais delicados do que mulheres, e essa delicadeza está na forma que suas mentes processam as informações e na habilidade que são transferidas a um controle eletrônico ou joisticks . Mas, via de regra,  nas empresas que operam esses tipos de equipamento, há uma preferência evidente por uma profissional mulher.

Em muitas dessas funções, elas ainda não são maioria – o que não deixa de ser uma excelente oportunidade de trabalho. E olha que o salário dessas funções não deixa a desejar. Precisamos como sociedade quebrar alguns paradigmas e ver que a mulher, na maioria dos casos, possui uma forma diferente de ver e de agir em determinadas situações dentro da logistica que a favorece.

Parabéns então a todas essa profissionais que engrandecem nossa atividade comercial.

Fonte: Logística descomplicada (artigo adaptado)

Loading…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *